Transição de Carreira: saindo da CLT pra começar empreender.

Não, nós não vamos te dizer que pra fazer a transição de carreira você vai precisar chutar o balde!


Está em busca de uma forma de trabalhar que te reconecte com sua identidade? Que te permita ter tempo com a família e mais liberdade de horários? A ideia de bater “cartão pra si mesmo” e dedicar suas horas em um negócio que seja seu faz seus olhinhos brilharem? A decisão de sair do trabalho formal ainda não é certa e por isso quer dicas ponta-firme pra planejar a sua transição de carreira?

Reparou que ao invés de utilizarmos “fazer a sua transição de carreira” a gente escolheu “planejar a sua transição de carreira”? Pois é. Toda mudança envolve planejamento, seja de casa, de carro, escola dos filhos ou cidade, e com a transição de carreira não é diferente.

Pensa só, seu trabalho atual é a fonte de renda que pode impulsionar os seus sonhos e projetos de empreender, ele é a base que irá sustentar os preparativos e experimentações dos seus próximos passos rumo ao seu negócio! E é por isso que não vamos te dizer: “-Chute o balde e venha para o lado de cá.”, empreender envolve riscos, mas todos eles podem ser amenizados quando há uma preparação -ouviu, só? Pré-Para-Ação – e é no momento dessa pré-transição de carreira que investir em workshops, oficinas, cursos intensivos nas áreas do seu interesse e em temas que vão te ajudar na jornada empreendedora é uma boa pedida. Inclusive, espia só, durante o papo com Marie Forleo sobre Como criar uma vida e um trabalho que você ama, ela contou sua história e os trabalhos que mantinha quando estava começando empreender:

Pode ser que o que esteja te motivando a fazer a transição de carreira e começar um negócio criativo seja o desejo de investir seu tempo (preciosa moeda!) em algo que te faça feliz, mas a ideia de negócio ainda não está pronta e o que você precisa é experimentar e organizar as pecinhas das paixões e talentos, pra lançar o seu negócio. Às vezes a ideia está prontinha, mas o que está te impedindo é o medo de começar ou a falta de grana. Mas a verdade é que pra sua transição de carreira acontecer não tem idade ideal, nem um momento de “plim” que vai chegar de surpresa e os medos serão driblados no decorrer do processo!

Nesse #VQVResponde, Rafa Cappai compartilha informações relevantes para quem quer sair da CLT e começar a empreender, nele ela te conta:

  • A verdade que não quer calar: às vezes será preciso continuar trabalhando na CLT;
  • a importância de planejar a sua transição de carreira;
  • porque é importante ter gratidão e não pensar só em “chutar o balde”;
  • como seu trabalho atual vai te ajudar ter uma ideia de negócio e
  • como encontrar a sua ideia de negócio.

Dê o play e confira: 

Transição de Carreira: saindo da CLT pra começar empreender. #VQVResponde

Se colocar em movimento é a coisa mais importante quando a gente está buscando uma transformação. ~ Rafa Cappai

  • Se você não quer empreender, mas quer fazer a transição de carreira pra tentar algo novo, deve ter uma pergunta aí que não quer calar: dá pra unir trabalho e felicidade numa mesma frase? No papo com Gustavo Succi, ele nos responde e dá dicas pra quem deseja construir um “trabalho feliz” seja empreendendo ou não.
  • Agora se você está na vibe do empreendedorismo criativo, não tem uma ideia de negócio mas quer planejar a sua transição de carreira e se assumir como empreendedora ou empreendedor pro mundo, vem cá nessa aula completona com 09 passos para encontrar uma ideia de negócio que seja a sua cara:

Você quer se inspirar com histórias de empreendedoras criativas que fizeram a transição de carreira e começaram empreender fazendo aquilo que amam?

Conheça a designer de joias Raquel Arasaki que antes de fazer a transição de carreira e lançar seu negócio, trabalhava com arquitetura de Segunda a Sexta e aos finais de semana se dedicava às oficinas de designer de joias.

Conheça também a Janaína! Ela é formada em Turismo e trabalhou na área por muito tempo, até que a costura entrou em cena e ela encontrou um jeito de trabalhar que pudesse depositar amor e significado. Assim nasceu a Chauá – Costura com Afeto.

E pra finalizar, aí vai umas dicas de livros pra começar o planejamento do seu negócio:

  • O Toolkit da NESTA (que está ilustrando o post!) para traçar a rota do seu negócio. E a versão PDF está disponível gratuitamente, aqui!

👉 Vamos estender o papo nos comentários? 

O que você acredita que não pode faltar pra transição de carreira acontecer de um jeito mais sustentável?

A gente se vê aí embaixo!

Câmbio desligo.  

Outras postagens

Os 7 principais erros no empreendedorismo criativo (e como evitá-los!)

Os principais erros no empreendedorismo que até os empreendedores mais experientes cometem! E um deles pode estar impedido que...

Home office: como ser produtivo trabalhando em casa?

Os 5 desafios do home office e oito dicas pra você trabalhar melhor de casa! Você faz home office...

Plágio: o que fazer quando copiam meu trabalho?

Copiaram meu trabalho, e agora? Confira 7 ações práticas que vão te ajudar lidar com uma situação de plágio!...

Como validar minha ideia de negócio?

O que preciso fazer pra validar minha ideia de negócio? Confira os 8 passos que preparamos pra te ajudar!...

Movimento maker: 5 tendências de produtos criativos

As tendências de produtos criativos do movimento maker Você é empreendedor criativo, faz e vende os seus produtos? E...
como-escrever-um-livro

Como escrever um livro: os 5 primeiros passos

Como escrever um livro? Comece respondendo essas cinco perguntas! Seu talento é se conectar com as pessoas através das...