Está em busca de uma forma de trabalhar que te reconecte com sua identidade? Que te permita ter tempo com a família e mais liberdade de horários? A ideia de bater “cartão pra si mesmo” e dedicar suas horas em um negócio que seja seu faz seus olhinhos brilharem? A decisão de sair do trabalho formal ainda não é certa e por isso quer dicas ponta-firme pra planejar a sua transição de carreira?
Reparou que ao invés de utilizarmos “fazer a sua transição de carreira” a gente escolheu “planejar a sua transição de carreira”? Pois é. Toda mudança envolve planejamento, seja de casa, de carro, escola dos filhos ou cidade, e com a transição de carreira não é diferente.
Pensa só, seu trabalho atual é a fonte de renda que pode impulsionar os seus sonhos e projetos de empreender, ele é a base que irá sustentar os preparativos e experimentações dos seus próximos passos rumo ao seu negócio! E é por isso que não vamos te dizer: “-Chute o balde e venha para o lado de cá.”, empreender envolve riscos, mas todos eles podem ser amenizados quando há uma preparação -ouviu, só? Pré-Para-Ação – e é no momento dessa pré-transição de carreira que investir em workshops, oficinas, cursos intensivos nas áreas do seu interesse e em temas que vão te ajudar na jornada empreendedora é uma boa pedida. Inclusive, espia só, durante o papo com Marie Forleo sobre Como criar uma vida e um trabalho que você ama, ela contou sua história e os trabalhos que mantinha quando estava começando empreender:
Pode ser que o que esteja te motivando a fazer a transição de carreira e começar um negócio criativo seja o desejo de investir seu tempo (preciosa moeda!) em algo que te faça feliz, mas a ideia de negócio ainda não está pronta e o que você precisa é experimentar e organizar as pecinhas das paixões e talentos, pra lançar o seu negócio. Às vezes a ideia está prontinha, mas o que está te impedindo é o medo de começar ou a falta de grana. Mas a verdade é que pra sua transição de carreira acontecer não tem idade ideal, nem um momento de “plim” que vai chegar de surpresa e os medos serão driblados no decorrer do processo!
Nesse #VQVResponde, Rafa Cappai compartilha informações relevantes para quem quer sair da CLT e começar a empreender, nele ela te conta:
Dê o play e confira:
Se colocar em movimento é a coisa mais importante quando a gente está buscando uma transformação. ~ Rafa Cappai
Conheça a designer de joias Raquel Arasaki que antes de fazer a transição de carreira e lançar seu negócio, trabalhava com arquitetura de Segunda a Sexta e aos finais de semana se dedicava às oficinas de designer de joias.
Conheça também a Janaína! Ela é formada em Turismo e trabalhou na área por muito tempo, até que a costura entrou em cena e ela encontrou um jeito de trabalhar que pudesse depositar amor e significado. Assim nasceu a Chauá – Costura com Afeto.
👉 Vamos estender o papo nos comentários?
O que você acredita que não pode faltar pra transição de carreira acontecer de um jeito mais sustentável?
A gente se vê aí embaixo!
Câmbio desligo.