Decola! LAB: não ignore sua história!

Suas memórias e tudo o que você aprendeu são guias preciosos na hora de empreender.


Você guarda na memória algo que seus avós te ensinaram? Pode ser um pouco de marcenaria que você aprendeu com seu vô ou quem sabe o truque de como fazer um bolo fofinho da sua vó. Você sabia que nossas vivências podem apontar caminhos? O que você aprendeu e ainda lembra como se fosse ontem? 

Raquel Arasaki é designer de joias e ex-aluna do Decola! LAB, seu negócio é construído não apenas pelas suas paixões e talentos, mas também por algo que aprendeu com seu avó: a confecção de tsurus, que são origamis em forma de pássaros, representam saúde, fortuna e boa sorte na tradição japonesa. Das suas raízes japonesas, Raquel trouxe a brincadeira com as dobraduras, da sua formação em arquitetura trouxe as noções de formas, estruturas e medidas, assim, o seu negócio criativo representa ela como um todo, das memórias da infância, passando pela graduação e pelo seu desejo de trabalhar com arte e criação. O design de joias chegou de mansinho, primeiro como hobby, e aos poucos o processo criativo das peças foi conquistando cada vez mais espaço no coração da astronauta, que teve certeza: era aquilo! Fazer joias trazia mais sentido e propósito para sua vida.

Foi a vontade de explorar a sua multipotencialidade (alô, Canivete Suíço!) e de se reconectar consigo que o Decola! LAB cruzou a trajetória criativa da Raquel. Tivemos a oportunidade de encontrá-la e conversar sobre o processo de decolagem do seu negócio, ela frisou a importância da Comunidade do Decola! LAB, possibilitando a troca com outros criativos que também estavam começando a empreender, e dos webseminários, que para a Raquel, eram o momento de se expressar e encontrar respostas para suas dúvidas borbulhantes. E assim, a cada módulo, os insights e as oportunidades iam surgindo e o negócio dela ia tomando forma 💜

O origami para mim representa uma história de vida, uma história de infância. O que eu faço não é meu, é da pessoa que vai adquirir e vai ressignificar aquilo que vem de mim. É isso que me inspira!” ~ Raquel Arasaki

A soma das memórias da infância, dos ensinamentos do avô e da vontade de criar resultaram na singularidade do negócio da Raquel, feito sob medida para ela e por ela! E no primeiro episódio da nova temporada do Histórias de Quem Fez, ela conta como encontrou a intersecção das suas memórias, talentos e paixões e criou um negócio gostosinho para chamar de seu.

Para conhecer as joias, os tsurus e as joias com tsurus da Raquel, clique aqui.

Outras postagens
5 dicas pra empreendedores criativos venderem de forma autêntica

5 dicas pra empreendedores criativos venderem de forma autêntica

Vender de forma autêntica não é complicado como muitas pessoas fazem parecer. O caminho é abrir mão de hacks...
Como trabalhar com uma copy autêntica e persuasiva!

Como trabalhar com uma copy autêntica e persuasiva!

A forma como você se comunica com o seu público é um dos fatores mais importantes pro sucesso do...
Como definir o público-alvo em 7 passos!

Como definir o público-alvo em 7 passos!

Definir o público-alvo de um negócio é um dos passos mais importantes de todas as estratégias. É quase que...
Branding: Como trabalhar a imagem do seu trabalho criativo

Branding: Como trabalhar a imagem do seu trabalho criativo

Você, com certeza, já ouviu falar muito de branding. Essa é uma palavra muito famosa no meio do empreendedorismo,...
O que é Método AIDAR? E como usar em negócios criativos?

O que é Método AIDAR? E como usar em negócios criativos?

Você já ouviu falar em Método AIDAR? E em AIDA? Esse é um modelo de vendas, marketing e comunicação...
4 estratégias de vendas pra aplicar no seu negócio criativo

4 estratégias de vendas pra aplicar no seu negócio criativo

Você já pensou que é possível escalar o seu negócio criativo com estratégias de vendas simples que você pode...