Você guarda na memória algo que seus avós te ensinaram? Pode ser um pouco de marcenaria que você aprendeu com seu vô ou quem sabe o truque de como fazer um bolo fofinho da sua vó. Você sabia que nossas vivências podem apontar caminhos? O que você aprendeu e ainda lembra como se fosse ontem?
Raquel Arasaki é designer de joias e ex-aluna do Decola! LAB, seu negócio é construído não apenas pelas suas paixões e talentos, mas também por algo que aprendeu com seu avó: a confecção de tsurus, que são origamis em forma de pássaros, representam saúde, fortuna e boa sorte na tradição japonesa. Das suas raízes japonesas, Raquel trouxe a brincadeira com as dobraduras, da sua formação em arquitetura trouxe as noções de formas, estruturas e medidas, assim, o seu negócio criativo representa ela como um todo, das memórias da infância, passando pela graduação e pelo seu desejo de trabalhar com arte e criação. O design de joias chegou de mansinho, primeiro como hobby, e aos poucos o processo criativo das peças foi conquistando cada vez mais espaço no coração da astronauta, que teve certeza: era aquilo! Fazer joias trazia mais sentido e propósito para sua vida.
Foi a vontade de explorar a sua multipotencialidade (alô, Canivete Suíço!) e de se reconectar consigo que o Decola! LAB cruzou a trajetória criativa da Raquel. Tivemos a oportunidade de encontrá-la e conversar sobre o processo de decolagem do seu negócio, ela frisou a importância da Comunidade do Decola! LAB, possibilitando a troca com outros criativos que também estavam começando a empreender, e dos webseminários, que para a Raquel, eram o momento de se expressar e encontrar respostas para suas dúvidas borbulhantes. E assim, a cada módulo, os insights e as oportunidades iam surgindo e o negócio dela ia tomando forma 💜
O origami para mim representa uma história de vida, uma história de infância. O que eu faço não é meu, é da pessoa que vai adquirir e vai ressignificar aquilo que vem de mim. É isso que me inspira!” ~ Raquel Arasaki
A soma das memórias da infância, dos ensinamentos do avô e da vontade de criar resultaram na singularidade do negócio da Raquel, feito sob medida para ela e por ela! E no primeiro episódio da nova temporada do Histórias de Quem Fez, ela conta como encontrou a intersecção das suas memórias, talentos e paixões e criou um negócio gostosinho para chamar de seu.
Para conhecer as joias, os tsurus e as joias com tsurus da Raquel, clique aqui.