Como definir o público-alvo em 7 passos!

Como definir o público-alvo em 7 passos!

Definir o público-alvo de um negócio é um dos passos mais importantes de todas as estratégias. É quase que impossível ter um negócio sustentável que não sabe quem faz parte da sua base de consumidor.

Entender quem é seu público-alvo te ajudará desde a criação de produtos, até estabelecer processos, criar uma estrutura de marketing, pensar em ofertas de vendas e até mesmo parcerias para o seu negócio.

Então, não deixe a definição do seu público-alvo pra depois e vem com a gente nesse assunto tão crucial pro seu negócio criativo.

Por que é importante definir o público-alvo?

Existem inúmeros motivos para você definir o público-alvo do seu negócio. É basicamente impossível pensar num negócio criativo que não saiba com quem está falando.

Vamos supor que você trabalhe com organizações de eventos de rock alternativo. O seu público é completamente diferente dos eventos de música sertaneja. Então, você precisa saber quem são as pessoas, como elas se comportam e o que buscam no tipo de evento que você produz. Somente assim, você conseguirá fazer o seu trabalho chegar na pessoa certa.

E isso acontece em tudo. Se você é pintor, fotógrafo, cinegrafista, músico, artesão, consultor, profissional liberal ou tem qualquer outro negócio, você precisa saber quais são as pessoas que fazem parte do seu público-alvo.

E, acredite, definir o público-alvo não precisa ser um bicho de sete cabeças. Esses 7 passos que nós separamos vão te ajudar a fazer isso de um jeito mais natural.

Quais são os 7 passos?

  1. Busque informações externas sobre quem você acredita ser o seu público. Faça pesquisas no Google, jornais, relatórios, artigos acadêmicos etc.
  2. Faça pesquisas com pessoas que já te conhecem, mas ainda não são seus clientes. Entenda o que faria eles comprarem seu produto ou serviço.
  3. Faça pesquisas com o seu público mais fiel. O objetivo é encontrar quais são os motivos deles comprarem de você.
  4. Busque dados demográficos. Quanto mais dados demográficos você tiver, mais você saberá quem é a sua base de clientes.
  5. Entenda quais são os assuntos satélites que interessam para o seu público-alvo. Músicas, cinema, hábitos etc.
  6. Use ferramentas para mapear o comportamento digital e social dessa pessoa. Quais lugares frequenta, o que ela costuma comprar, com quem interage etc.
  7. Entenda as preocupações relacionadas ao seu trabalho. Quais são as grandes preocupações que essas pessoas têm, mas você pode resolver?

Se você não conseguir fazer os sete passos nesse momento do seu negócio, não se preocupe. O importante é ter essa noção e dar um passo por vez. A cada nova etapa que você concluir, novas oportunidades e possibilidades surgem para o seu trabalho.

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