4 estratégias de vendas pra aplicar no seu negócio criativo

4 estratégias de vendas pra aplicar no seu negócio criativo

Você já pensou que é possível escalar o seu negócio criativo com estratégias de vendas simples que você pode aplicar hoje mesmo? São estratégias relativamente básicas e que podem funcionar em basicamente todos os negócios.

Essas estratégias são importantes porque te ajudam a vender mais e escalonar seu faturamento. E o mais legal é que cada uma dessas estratégias será aplicada num momento diferente, desde fazer o cliente comprar mais ou resgatar um cliente que desistiu da compra.

Vamos às estratégias de vendas?

A ideia desse artigo é justamente ser prático e direto. Ensinando as estratégias de vendas de uma maneira bem simples. Então, vamos direto pra elas?

Upsell

Essa é uma estratégia muito simples que pode aumentar o preço médio que os seus clientes pagam. Assim que o cliente faz a compra, você oferece algo maior.

Uma fotógrafa que vende ensaios de crianças, por exemplo, pode oferecer na hora de assinar o contrato um álbum pra complementar o seu ensaio. A ideia é adicionar algo que agregue valor e aumente as suas vendas.

Downsell

Essa estratégia é justamente ao contrário do anterior, mas quando o seu cliente desiste da compra. A proposta é oferecer algo de menor valor pra que ele compre de você.

Imagine uma consultora de marketing que acompanha seu negócio durante um ano, por exemplo, mas você não pode pagar. Ela pode te oferecer um curso pra aprender a fazer sozinho no momento que você desiste de comprar a consultoria.

Cross sell

Essa ideia também é semelhante ao Upsell, mas com uma diferença. O produto que você oferta precisa ser complementar, mas não precisa ser da mesma área.

Uma nutricionista, por exemplo, pode fazer um cross sell ofertando o serviço de um personal trainer que seja parceiro. Esse tipo de estratégia de vendas agrega valor ao seu serviço e pode aumentar a satisfação do cliente.

Tripwire

Uma estratégia pra transformar seus contatos em clientes. A ideia é ofertar algo que seja barato, mas de alto valor, pra que seu cliente sinta que perderá uma grande oportunidade caso não compre.

Você pode, por exemplo, ofertar um checklist ou uma aula de 30 minutos pra que seu cliente aprenda um pouco mais sobre o seu trabalho, mas pagando um valor muito baixo por isso.

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