Vender de forma autêntica não é complicado como muitas pessoas fazem parecer. O caminho é abrir mão de hacks e fórmulas prontas para investir na sua própria comunicação e estratégia. Por isso, no artigo de hoje, a gente decidiu explicar 5 dicas pra empreendedores criativos venderem mais de forma autêntica.
Essas dicas são simples de serem implantadas no seu negócio criativo e, quanto mais você treinar, melhor você ficará.
Mas, sem enrolação, vamos às dicas pra empreendedores?
Essa é uma daquelas dicas que pode parecer muito óbvia, mas que a maioria não faz. A gente sempre precisa pedir pro cliente fazer alguma coisa.
Diga ao seu cliente EXATAMENTE o que ele deve fazer, onde ele precisa clicar, mande assinar o contrato, peça um comentário na sua foto. Não importa o que você quer que ele faça, você sempre tem que chamar o cliente pra fazer algo.
Por mais que possa parecer óbvio o que você espera dele, pra ele pode não ser tão óbvio assim.
Isso é o que a gente chama de call to action. Toda comunicação com seu cliente precisa vir acompanhada de uma chamada pra ele fazer algo.
A escrita é uma habilidade necessária de empreendedores criativos. E aqui a gente não tá falando de conhecimento gramatical, mas de saber como conversar com seu público.
Absolutamente tudo que você faz de comunicação do seu negócio envolve escrita. Seja uma carta de vendas, um post, um vídeo. Tudo passa por um processo de escrita.
Quando você começa a escrever todos os dias, você aprimora essa habilidade e faz materiais cada vez mais legais para o seu próprio negócio.
Todo produto resolve um problema. Todo mesmo! Mesmo que você ache que não.
Converse com seus clientes mais fiéis e entenda quais motivos levaram eles a comprar de você. Saiba quais foram os problemas que você resolveu. Entenda as dores que você curou.
Isso te ajuda a mostrar pros novos clientes que você pode resolver esses problemas pra eles também.
Poucas decisões da nossa vida são tomadas de maneira racional. Talvez nenhuma. Os empreendedores criativos que conseguem despertar emoções na comunicação com o público são aqueles que mais vendem.
E, pra você entender melhor isso, pense nos artistas que você gosta, pense naquelas empresas que você mais consome. É bem provável que você tenha alguma relação emocional com eles.
Despertar essas emoções no seu cliente pode ser o caminho mais rápido para construir e estreitar laços.
Às vezes, a gente quer contar nossa história pra se conectar com os clientes e esquece que eles devem ser o centro de toda nossa comunicação.
A ideia é sempre trazer ele pra dentro da história, nem que seja se identificando com você, e usar uma linguagem fácil e acessível. Quanto mais o cliente se enxergar na conversa, mais ele vai querer comprar de você.
Faça do cliente o centro de toda sua comunicação.