Você, com certeza, já ouviu falar muito de branding. Essa é uma palavra muito famosa no meio do empreendedorismo, marketing e vendas, mas a gente tem a impressão que o significado dessa palavra é um pouco esvaziado.
O artigo de hoje tem o objetivo de te mostrar que branding é um aspecto amplo do seu negócio e que está em constante evolução. Não é algo que você pensa uma vez quando começa seu trabalho e depois nunca mais. O branding é feito no dia a dia.
Branding é aquilo que acontece quando você consegue criar no seu público uma percepção que está alinhada com a identidade da empresa.
Essa é uma das definições mais claras e diretas que já conseguimos fazer dessa palavra. É assim que ensinamos branding na nossa Imersão de Marketing Autêntico. E pra entender melhor essa frase, você precisa entender essa simples diferença:
É nossa responsabilidade construir essa imagem na cabeça do cliente de acordo com aquilo que desejamos, e quando conseguimos fazer isso, estamos fazendo branding.
O branding pensa o seu negócio criativo como um todo. Ele não pode ser só um aspecto do marketing ou da publicidade, mas passa por todos os setores e pode impactar até mesmo o seu processo de produção.
Imagina uma empresa que tenta transmitir a imagem de sustentável, por exemplo. Isso só é possível se ela pensar na sustentabilidade na escolha de fornecedores, na produção, na logística etc. Se algum desses processos tiver um buraco, a imagem de sustentável pode ser destruída.
O branding é o alinhamento entre a essência do seu negócio e a imagem que o seu cliente enxerga do seu trabalho.