Branding: Como trabalhar a imagem do seu trabalho criativo

Branding: Como trabalhar a imagem do seu trabalho criativo

Você, com certeza, já ouviu falar muito de branding. Essa é uma palavra muito famosa no meio do empreendedorismo, marketing e vendas, mas a gente tem a impressão que o significado dessa palavra é um pouco esvaziado.

O artigo de hoje tem o objetivo de te mostrar que branding é um aspecto amplo do seu negócio e que está em constante evolução. Não é algo que você pensa uma vez quando começa seu trabalho e depois nunca mais. O branding é feito no dia a dia.

O que é branding?

Branding é aquilo que acontece quando você consegue criar no seu público uma percepção que está alinhada com a identidade da empresa.

Essa é uma das definições mais claras e diretas que já conseguimos fazer dessa palavra. É assim que ensinamos branding na nossa Imersão de Marketing Autêntico. E pra entender melhor essa frase, você precisa entender essa simples diferença:

  • Identidade – Tudo que faz parte da essência do seu negócio. É aquilo que você coloca na alma do seu trabalho. A essência do que você faz.
  • Imagem – É como você transmite isso pro seu cliente. Como você apresenta a essência do seu negócio criativo pra que as outras pessoas entendam seu trabalho pra além daquilo que é visível.

É nossa responsabilidade construir essa imagem na cabeça do cliente de acordo com aquilo que desejamos, e quando conseguimos fazer isso, estamos fazendo branding.

O seu negócio é um todo

O branding pensa o seu negócio criativo como um todo. Ele não pode ser só um aspecto do marketing ou da publicidade, mas passa por todos os setores e pode impactar até mesmo o seu processo de produção.

Imagina uma empresa que tenta transmitir a imagem de sustentável, por exemplo. Isso só é possível se ela pensar na sustentabilidade na escolha de fornecedores, na produção, na logística etc. Se algum desses processos tiver um buraco, a imagem de sustentável pode ser destruída.

O branding é o alinhamento entre a essência do seu negócio e a imagem que o seu cliente enxerga do seu trabalho.

Você quer ser mais produtivo?

Produtividade Criativa

Outras postagens
5 dicas pra empreendedores criativos venderem de forma autêntica

5 dicas pra empreendedores criativos venderem de forma autêntica

Vender de forma autêntica não é complicado como muitas pessoas fazem parecer. O caminho é abrir mão de hacks...
Como trabalhar com uma copy autêntica e persuasiva!

Como trabalhar com uma copy autêntica e persuasiva!

A forma como você se comunica com o seu público é um dos fatores mais importantes pro sucesso do...
Como definir o público-alvo em 7 passos!

Como definir o público-alvo em 7 passos!

Definir o público-alvo de um negócio é um dos passos mais importantes de todas as estratégias. É quase que...
O que é Método AIDAR? E como usar em negócios criativos?

O que é Método AIDAR? E como usar em negócios criativos?

Você já ouviu falar em Método AIDAR? E em AIDA? Esse é um modelo de vendas, marketing e comunicação...
4 estratégias de vendas pra aplicar no seu negócio criativo

4 estratégias de vendas pra aplicar no seu negócio criativo

Você já pensou que é possível escalar o seu negócio criativo com estratégias de vendas simples que você pode...
Os 3 desafios de criar produtos criativos

Os 3 desafios de criar produtos criativos

Criar produtos costuma ser um dos principais tripés dos negócios criativos. A gente que é criativo costuma ganhar muito...