Você já ouviu falar em Método AIDAR? E em AIDA? Esse é um modelo de vendas, marketing e comunicação que busca entender o comportamento dos consumidores pra ser cada vez mais persuasivo.
Essa é uma estratégia que, muitas vezes, é colocada como oposição ao funil de vendas, mas a gente gosta de enxergar as duas como complementares. Enquanto o funil é mais vertical pensando em pontos de contato dos clientes e ações até a compra, o Método AIDAR foca em entender o comportamento.
O AIDA ficou muito conhecido nos últimos anos porque o pessoal do marketing digital se interessou muito pelo conceito. Ele se baseia em definir a jornada dos clientes em quatro fases:
Esses são os quatro passos que todos os clientes passam antes de comprar de você, independente de quão propenso a comprar ele está. E com o passar dos tempos, essas estratégias foram sendo repensadas e atualizadas.
Hoje, o Método AIDA se tornou Método AIDAR!
A primeira coisa que a gente tem que fazer é chamar a atenção do cliente e dizer “olha, eu estou aqui”. Atenção é fazer seu possível cliente te conhecer.
É como se você estivesse andando num grande centro comercial e uma placa no meio de tantas lojas conseguem chamar a sua atenção. Você ainda não vai se tornar cliente, mas vai olhar pra aquela loja.
Quando você já tem a atenção do seu cliente é o momento de fazer ele se interessar por você. Mostrar que você é mais do que aquilo que chamou a atenção.
Aqui é quando você começa a mostrar como é interessante, oferecer conteúdo, mostrar conhecimento. Ainda não é o momento de vender, mas engajar o público.
O próximo passo é o desejo. O possível cliente já está interessado e, nesse momento, você começa a despertar o desejo e mostrar como você é a melhor opção.
Até o interesse, a ideia é envolver o possível cliente. No desejo é quando a gente começa a construir a oferta do nosso produto porque já conseguimos envolver durante o interesse.
Essa é uma parte importantíssima! O seu cliente dificilmente vai comprar ou fazer qualquer coisa se você não disser “faça isso aqui pra comprar”.
O seu possível cliente já está muito envolvido e querendo comprar. Você só precisa falar o que ele precisa fazer pra comprar de você.
A jornada do cliente não acaba na compra. O próximo passo é entender o que deve ser feito pra ele se manter sempre perto.
E quando o cliente está na retenção, você pode fazer o seu cliente passar por todo o AIDAR novamente, mas com uma facilidade maior porque ele já tá mais propenso a comprar de você.