16 de agosto de 2018

Dá pra começar meu negócio com pouco dinheiro?

A palavra de ordem é: SIM-PLI-FI-CAR!


Seu sonho é ter um negócio gostosinho que seja da sua cara e do seu jeito? Quer empreender, mas ainda não sabe como começar um negócio com pouco dinheiro?

Na maioria das vezes, pautamos a ideia de empreender, baseados naquela visão tradicional com relação ao empreendedorismo e não conseguimos enxergar as vias alternativas disponíveis para dar os primeiros passos. Uma das vias que tem impulsionado ideias criativas a se tornarem negócios sustentáveis é a internet. Com nossa amada internê, negócios estão vindo pro mundo de um jeito mais simplificado! E investimento naquilo que é intangível como tempo, criatividade e disposição, têm sido valorizados. Começar um negócio criativo com pouco investimento de dinheiro tem tudo a ver com a realocação desses recursos preciosos!

Sendo seu negócio criativo de produtos ou serviços, serão necessários gastos básicos como por exemplo alguns tostões para a formalização da sua marca e outros para a compra de um domínio, porém, isso não quer dizer que para começar empreender você precisará de super-investimentos. É claro que investimentos mínimos como esses precisam ser levados em consideração e não iríamos te aconselhar a não coloca-los na conta. Mas, antes que você pense que ainda não está na hora de lançar o seu negócio, queremos te propor uma questão: Qual é o mínimo necessário pra você começar JÁ?

Compartilhamos nesse #VQVResponde algumas informações que vão te orientar na hora de responder essa pergunta, nele você vai aprender:

  • como começar um negócio com pouco dinheiro;
  • o que é MVP (Produto Mínimo Viável);
  • a importância da versão BETA e
  • como a internet pode te ajudar a lançar o seu negócio.

Como começar um negócio com pouco dinheiro? Assista o vídeo!

Na próxima vez quando você pensar que precisa de muito dinheiro pra fazer uma ideia acontecer, pergunte-se primeiro se não existe um jeito você testar essa premissa. ~ Rafa Cappai

Pra te dar mais alguns estímulos de começar o seu negócio com pouco dinheiro, separamos alguns conteúdos extras:

  • Por que começar sozinho e sem grana se você pode cocriar com pessoas que estão na mesma vibe que você? Clique aqui e confira a aula com 07 Dicas Infalíveis para Cocriar Parcerias Ganha-ganha.
  • Nesse #VQVConvida Gabriel Gomes, publicitário, criativo e cheio de ideias, compartilha dicas para quem quer desempacar um projeto, clique aqui pra desempacar o seu! 😛
  • Selecionamos 10 Ferramentas Digitais Essenciais Para Empreendedores Modernos. São ferramentas mão-na-roda pra você fazer a gestão e planejamento do seu negócio e todas são testadas e aprovadas pelos Comissários da Espaçonave! Clique aqui e confira a lista!
  • Negócios criativos, na maioria das vezes, começam de casa. Você já pensou em trazer amigos e familiares junto com você na sua ideia de negócio? Clique aqui e confira o #VQVResponde em que Rafa Cappai compartilha o segredo de trabalhar com pessoas próximas e fazer dar certo.
  • Você ainda está achando que começar um negócio com pouca grana é uma viagem? Dá o play na Resenha do livro “A Startup de $100, de Chris Guillebeau na série Na Estante da Rafa Cappai.
  • Que tal um estudo de caso pra te inspirar? Conheça a história do aluno do Decola! LAB, Paulo Catraca, artista e criativo na empresa Tank Drum:

Por trás de um negócio criativo na maioria das vezes tem um “eupreendedor” e definir estratégias de ação que estejam de acordo não só com o seu orçamento, mas também se pautando por “onde se quer estar” em curto, médio e longo prazo é um estímulo para enxergar o horizonte de possibilidades que se abre quando se simplifica um projeto, uma ideia ou um negócio. Simbora fazer acontecer? 

Coloca a boca no trombone – ou na vuvuzela, pra caber no orçamento –  e conte sobre seus experimentos pro mundo! 


 

Veja mais em: Bússola

Receba dicas de como transformar
paixão e talento em negócio!