5 de julho de 2018

Como desempacar qualquer projeto!

Chegou a hora de desengavetar aquele projeto que você ama e deixar os outros amarem ele um pouquinho também! 😋


Você tem m-u-i-t-o zelo por algum projeto ou ideia? Jura de pé junto que ele só vai sair pro mundo quando estiver perfeitamente montado e com as estratégias e processos prontos? O perfeccionismo te paralisa e sempre indica que falta “algo a mais” pra que seu sonho de criar algo saia do mundo das ideias e tome forma no mundo real? Às vezes – ou quase sempre – esse preciosismo incomoda, mas aí você enxerga um caminho nebuloso e incerto pela frente, sente medo e volta atrás?

Se você respondeu “siiiiiiiim” para a maioria das perguntas você pode estar sofrendo de perfeccionite aguda e o melhor jeito de espantar os males é apresentando a versão beta da sua ideia pro mundo!

O perfeccionismo trava o fazer e bloqueia as inúmeras oportunidades de experimentação que aquele projeto incrível pode te oferecer. Sabe quem é a companhia perfeita do perfeccionismo? A procrastinação! E ó, veja bem como elas se dão encaixam e já te fizeram pensar coisas do tipo: “melhor deixar pra lançar meu projeto mais pra frente… Ele ainda não está nos trinks…”

Pra gente ultrapassar esse tipo de crença limitante e também te inspirar aí do outro lado, batemos um papo com o diretor de criação e desembolador de ideias, Gabriel Gomes, co-autor do livro “333 Páginas para tirar sua ideia do papel” e falamos sobre hábitos de um “fazedor”, auto sabotagem, sonhos e claro… realizações! E Gabriel compartilhou com a gente as seguintes sacadas:

  • o conceito de Projeto Platônico e como driblá-lo;
  • desapegando da perfeição: simplificando, barateando e lançando, pra começar já!
  • a diferença do “reclamador” para o “fazedor”;
  • você não precisa casar com uma ideia: como começar um projeto paralelo;
  • os 4 primeiros passos pra desempacar seu projeto;
  • os principais desafios de tirar uma ideia da cabeça e trazê-la pro mundo;
  • a importância de ter desapego das suas ideias e contá-las pro mundo;
  • palpites são valiosos: um brainstorm sempre é bem vindo! e
  • como dividir macro tarefas em micro tarefas criando um checklist sustentável pra lançar um projeto.

🚨 Aviso aos astronautas: é aconselhável assistir esse #VQVConvida com um bloquinho de rascunhos e post-it em mãos, pode ser que você precise dar uma, duas, três pausas… Os insights vão vir e quem sabe ao final do papo seu projeto beta já terá até um rascunho 😱

Fazer faz com que você fique mais confortável para o próximo fazer.” ~ Gabriel Gomes


Agora conta pra gente, você tem algum projeto que tá esperando pra ganhar o mundo e ser amado por outras pessoas também?

Acompanhe as ideias borbulhantes do Gabriel, clicando aqui.

 

Veja mais em: Bússola

Receba dicas de como transformar
paixão e talento em negócio!