O seu negócio criativo está indo de vento em popa e a necessidade de contratar pessoas pra te ajudar em funções que você não se dá bem, tem batido em sua porta? Será mesmo uma boa hora de contratar? Vamos ponderar essa decisão juntos?
Você já se pegou pensando: “Ãh… Que maravilhoso seria se o dia tivesse 36 horas…”, “Que bora ideia seria se eu me triplicasse… Ou quem sabe quadruplicasse.”?!
Muitas das vezes a necessidade de pedir ajuda vem do acumulo de funções que o “eupreendedor” passa a ter quando o negócio começa expandir e essa sobrecarga acaba interferindo na válvula propulsora do negócio criativo: a criatividade! Com as mil e uma tarefas que se acumulam os momentos de ócio criativo vão ficando cada vez mais escassos, e o empreendedor se movimenta administrando caneta, prancheta, boletos, notebook, café, post it tudo nos seus tentáculos, quer dizer, nas suas mãos, porque mesmo sabendo que dar conta de tudo sozinho é punk, ainda não se organizou internamente pra trazer pro negócio pessoas que vão cuidar dos paranauês que o empreendedor não leva jeito.
A pergunta que não quer calar: existe “hora H” pra trazer pessoas pra minha equipe?
Pode ser que desde os primeiros passos do seu negócio a gestão do financeiro, marketing ou suporte sempre foi seu calcanhar de Aquiles, porém, mesmo reconhecendo essa demanda por uma mãozinha em alguma dessas áreas, você ainda não conseguia enxergar estrategicamente como seria trazer pessoas pro seu time. E pensando em clarear a visão turva dessa história de como delegar e deixar o negócio fluir através de novos olhares, trouxemos CINCO PERGUNTAS que TODO EMPREENDEDOR CRIATIVO precisa se fazer pra descobrir se é a hora de contratar, reflete aí do outro lado:
Mensurar os custos fixos e variáveis do seu empreendimento é a base para saber se está na hora de contratar uma pessoa pra colaborar no negócio. Antes de formalizar a decisão e investir em alguém que estará com você pro negócio ir mais longe requer racionalidade, coloque tudo na ponta do lápis!
Uma investigação, novamente, racional! Essa é a hora de pontuar se a necessidade de ter alguém por perto é temporária ou de longo prazo e como o trabalho dessa nova pessoa irá impactar no dia a dia do negócio e no seu dia a dia como empreendedor?
Parece bobagem destacar a importância de ter clareza das atividades que essa pessoa irá desenvolver no negócio, né? Mas é só a partir desse levantamento das tarefas que você deseja ter alguém te ajudando, que você conseguirá criar um descritivo claro da vaga a ser ocupada, baseado nas habilidades e alinhamento de valores – seu, do negócio e da pessoa – que você está buscando encontrar no novo colaborador que entrará pro time.
É importante construir um conjunto de objetivos a serem cumpridos de acordo com a função dessa nova pessoa que estará com você no negócio. Não é porque o seu negócio criativo possui propósito e valores humanizados, que os objetivos e métricas não precisam ser bem definidos, empreender com intuição e significado não é o oposto do levantamento de objetivos claros, viu? Se conversar direitinho tudo fluirá melhor! 🙂
Além dessas QUATRO perguntas borbulhantes a serem feitas pra saber se chegou a sua hora de contratar, Rafa Cappai compartilhou CINCO formas de trazer pessoas para seu negócio criativo sem impactar diretamente no custo fixo, espia só:
Primeiro precisa organizar a casa pra depois começar a contratar. ~ Rafa Cappai
Unir os valores do seu negócio criativo + as estratégias de gestão envolvidas em um processo de contratação é se abrir pra oportunidade de conexão com incríveis que poderão caminhar do seu lado na jornada empreendedora! Mas antes de dar esse passo, vale a pena repetir, ordem na casa, ein? 😛
Simbora estender o papo nos comentários? Conta aí:
Se você pudesse contratar alguém “pra ontem”, qual seria a área do negócio que é seu ponto fraco e delegaria sem pensar duas vezes? 🙊