22 de novembro de 2018

5 estratégias pra alavancar seus vídeos no Youtube!

Um guia de ações básicas (e necessárias) pra melhorar o engajamento dos seus vídeos no Youtube


Você é empreendedor, criativo e criador de conteúdo na internet? Tem colocado a mão na massa e experimentando ações de marketing de conteúdo pra se conectar com seu público? Quer investir (ou já investe) na produção de vídeos? Pensando nisso, preparamos essa lista composta por cinco estratégias realmente básicas e fáceis de executar em busca de melhores resultados nos seus vídeos no Youtube. 

Durante a Vid Summit 2018, conferência de video marketing, que rola anualmente em L.A, o bloquinho de anotações e a caneta comeram solto! Rafa Cappai e Bruno Peixoto não perderem nenhum insight e nenhuma dica dos especialistas que palestraram no evento.

Os palestrantes compartilharam sacadas pra quem deseja utilizar os vídeos como forma de expressão na internet. E claro, falaram também das estratégias que consideram indispensáveis pra que os vídeos no Youtube performem bem e o conteúdo ali produzido chegue em mais e mais gente! 

O estrategista digital Camilo Coutinho, também esteve no Vid Summit e nós unimos as anotações da equipe da Espaçonave com as dele pra co-criar esse post com as 5 estratégias pra alavancar seus vídeos no Youtube.

Lembrando que esse compilado de dicas foi pensando pra você, que empreende, tem uma marca ou projeto, e deseja unir a criatividade e propósito que conduzem seu trabalho às estratégias eficazes e simples de se aplicar.Vamos lá?

Esse bate-papo você pode conferir na íntegra aqui, ó:


Estas são as estratégias que deram o que falar durante a Vid Summit 2018, espia só:

Estratégia nº 1 – Thumbnail

Que atire a primeira pedra quem nunca escolheu um livro pela capa! 😛

Thumbnail é a capa que ilustrará a sua história. Quanto mais atraente ela for, mais pessoas vão se interessar em dar aquele clique maroto.

A Thumbnail ou melhor dizendo a capa do seu vídeo não pode ser qualquer coisa, feita de qualquer jeito.  Aquele vídeo que você pensou no roteiro, produziu, gravou, editou com tanto carinho merece a mesma atenção e criatividade nessa etapa do processo.

Inclusive, já conversamos sobre isso por aqui! Camilo Coutinho já bateu um papo com a gente e trouxe alguns elementos essenciais em toda thumbnail, além de outras sacadas sobre vídeos bem massas, se liga:

Mas, cuidado marujo! Cuidado com os excessos! Fique de olho nas diretrizes do Youtube e entregue em sua thumb um recorte verdadeiro do que seu vídeo irá falar. Faça esse empacotamento de um jeito estratégico, criativo e sempre verdadeiro!


Estratégia nº 2 –  Use as plataformas de maneira correta

Você sabe qual é o arroz e feijão na hora de publicar um vídeo no Youtube?

Toda plataforma digital possui algumas boas práticas de uso. Essa história de dominar o basicão das plataformas, foi unânime em todas as palestras do Vid Summit. Fique atento a isso! 

No que diz respeito especificamente ao Youtube, por exemplo:

✅ você utiliza tags em seus vídeos?

✅ dá títulos que ajudam na conversão?

✅ cria descrições com informações e links relevantes pra sua audiência?

Parece bobagem, mas essas três ações tão básicas já auxilia que os algoritmos do Youtube reconheça e qualifique os seus vídeos. Lembre-se sempre: os algoritmos não “ouvem” o seu vídeo e sim conseguem “ler” e então entender do que se trata seu conteúdo, por isso tags, título e descrição é um tripé que também merece seu carinho e atenção.

Um passo adiante na otimização dos seus vídeos são as LEGENDAS! Seguindo a lógica de que os algoritmos são “leitores”, disponibilizá-la também é um recurso estratégico que poderá alavancar os seus vídeos. 


Estratégia nº 3 –  Paciência

Rafa, Bruno e Camilo além de serem empreendedores, também produzem conteúdo na Internet e durante o Vid Summit tiveram uma confirmação sobre os bons resultados em conteúdos online: Não é sorte é trabalho com consistência!

Recebemos um bocado de informação sobre estratégias, consumimos conteúdo fragmentado, dicas daqui, dicas dali, mas na hora de levar isso pro nosso conteúdo deixamos pra depois, depois e depois…

Consistência e paciência estão juntinhas de você e do seu conteúdo? Consistência pra criar e paciência pra ver os resultados das otimizações e experimentações estratégicas pintarem. Não é rápido e muito menos não é sorte.

Às vezes você se pega comparando as métricas do conteúdo do seu negócio ou projeto com aquelas de conteúdos que viralizaram?  Nããããããão! Saia desse lugar, por favor! Exercite a habilidade de mudar o seu olhar sobre seu trabalho, sua criação e sua criatividade.

Paciência é estratégia pra alavancar seus vídeos no Youtube porque pra mensurar qualquer métrica é necessário um passinho por vez, alguns testes, alguns erros, alguns acertos pra que então você consiga levantar o “corpus de análise” pra ver o que funcionou ou não.

Keep calm e não pare de criar! \o/          


Estratégia 4 –  Networking

Converse com seus pares!

Negócios, projetos e marcas que se envolvem de maneira autêntica, empática e criativa com sua audiência estão cada vez mais produzindo conteúdos em vídeo pra se comunicarem.

A verdade é que todo mundo está experimentando ideias e estratégias, tentando compreender como os tais algoritmos funcionam. Testes e experimentações podem ser compartilhadas!

videos-no-youtube-gif

Esse processo colaborativo pode ser inclusive um estimulo pra você trazer mais elementos pro seu conteúdo, descobrir novos formatos e jeitos de entregar valor a sua audiência. 💡


Estratégia 5 –  Pequenas Mudanças  

Você chegou até aqui e está pensando em algumas das otimizações que já quer colocar em prática em seus vídeos no Youtube? 

Antes de começar saiba: esses pequenos ajustes ou small tweaks não precisam ser feitos todos de uma vez só. Na verdade muito de falou em dar um passo por vez, com o intuito de notar a diferença nos seus resultados e ir progredindo no decorrer do tempo.  

Você cuida do seu conteúdo sozinho? Então deve ter dado um suspiro de alívio, né?! 😎

UMA pequena mudança efetivamente colocada em prática e em seguida analisada faz muito mais conversão do que tentar implementar tudo juntoemisturadodeumavezsó.

E é por isso que nós , da equipe de criação da Espaçonave + Camilo Coutinho queremos te propor um desafio:

Escolha UMA mudança que você quer começar fazer a partir de AGORA nos seus vídeos no Youtube. Escolheu? Conta pra gente nos comentários!


EXTRA! Estratégia 6 – Apresentadores Virtuais 

Uma estratégia mas com carinha de tendência!

Uma das apostas do Vid Summit que chamou atenção do Camilo Continho foi a promessa de crescimento do engajamento através de Apresentadores Virtuais. Essa tendência que promete crescer nos próximos anos e já temos nossos representantes tupiniquins! Você já deve ter ouvido falar da Lu, do Magazine Luiza e a Raposinha do Treta News, né?!

O uso da Inteligência Artificial tende a crescer e aí vem o questionamento: perderemos nossos lugares como creators? 

Com certeza NÃO, principalmente quando se trata da produção de conteúdo autêntico com expressão do capital humano e criativo. A comunidade e a geração de conversas se dá a partir dessa relação empática de criador pra audiência.

A Raposinha e a Lu são bem simpáticas e tão ganhando popularidade por aí, mas não substitui o nosso bom e velho contato humano! rsrs


Você já pensou que seu celular pode te ajudar a criar esses conteúdos incríveis utilizando essas estratégias que acabamos te de contar? 

No WorkShop Smart Punch você irá aprender as técnicas, aplicativos e processos pra começar a gravar seus vídeos e levar seu trabalho pra mais gente. Clique aqui e saiba mais!

Receba dicas de como transformar
paixão e talento em negócio!