Você quer que seu trabalho chegue nas pessoas certas? Reconhece a importância da segmentação do público-alvo, mas ainda não sabe como encontrar sua galera? Então, fica mais porque tem conteúdo na medida pra você! Preparamos algumas dicas sobre como definir o público alvo do seu negócio criativo!
Pensou em público-alvo pensou em semelhanças! O público-alvo do seu negócio engloba um conjunto de características esperadas num “cliente ideal”. O objetivo do levantamento e análise de dados é gerar conexão com perfis de pessoas que vão curtir o seu trabalho.
Quanto mais refinada é a segmentação, maior as chances do seu trabalho gerar impacto e valor em pessoas que vão se interessar por ele.
Você deve estar se perguntando: “Mas como descobrir quem são essas pessoas?”, e a resposta, por mais óbvia que possa parecer, é: “Investigando!”.
Seja através de análise de métricas do Analytics, pesquisas quantitativas e qualitativas ou com o auxílio de dados coletados pelo IBGE ou SEBRAE, você conseguirá se aproximar das pessoas certas e definirá a sua comunicação de acordo com aquilo que essa audiência espera de você.
Precisamos te dizer uma verdade: Não é todo mundo que vai se interessar pelo seu trabalho! Para cabecinhas criativas, dói ouvir essa afirmação, doeu aí também? A gente sabe que é incrível a possibilidade de valorizar a singularidade de cada um dos clientes que chegam até nosso trabalho, mas já parou pra pensar que em meio à heterogeneidade do mundo você não vai conseguir agradar gregos e troianos?! Pois é, se as opiniões divergem em vários aspectos do dia a dia, na escolha do que consumir não seria diferente. Definir o público-alvo do seu negócio criativo é realizar um recortar de características que você acredita que sejam as que estarão presentes em pessoas que vão curtir e acompanhar o seu trabalho.
Essa segmentação se faz com observação e levantamento de dados! Só assim é possível construir uma comunicação autêntica que atinja verdadeiramente o seu público. E com o avanço da tecnologia, crescem as oportunidades de adicionar mais filtros as nossas pesquisas e a modelação do seu público-alvo resultará do “match” de sucesso entre o desejo das pessoas lá fora, com aquilo que você pode oferecer, através dos seus produtos ou serviços.
E é a partir do detalhamento de onde sua galera mora, quais são seus desejos, seus hábitos, faixa etária e outros parâmetros que compõem as informações sobre o público-alvo, que você poderá moldar a persona do seu negócio criativo!
Todos os dados levantados na investigação do seu público-alvo serão indispensáveis neste momento! Chegou a hora de dar nome, sentimento e mais detalhes ao seu cliente-ideal. A persona do seu negócio reunirá todas as características que você encontrou após a análise das métricas e dados pesquisados para encontrar o seu público-alvo e ainda receberá pitadinhas de personalização.
Além de trazer questões relacionadas a profissão, idade e estilo de vida, você reparou que contamos com mais detalhes sobre os sentimentos e desejos da nossa Luísa?
É possível que após esse detalhamento da nossa persona, você possa ter imaginado as características físicas e ter construído uma imagem da Luísa na sua cabeça. Todas as informações dadas aí em cima são baseadas em nosso banco de dados que é alimentado a partir de questionários que enviamos aos nossos alunos e via métricas do nosso público nas redes sociais, por exemplo.
Neste #VQVResponde Rafa Cappai irá compartilhar dicas importantes para você começar a sua investigação, são elas:
Para nós criativos o erro mais comum é achar que tudo que a gente faz é pra todo mundo. ~ Rafa Cappai
👉 Ei, psiu, queremos saber de você:
Agora que você já sabe como dar os primeiros passos pra definir o público-alvo do seu negócio criativo, qual será a sua primeira missão de Sherlock Holmes? Se teve algum insight de onde começar conta pra gente nos comentários! 🧐
Nos encontramos aí embaixo!