Você tem uma ideia de negócio e quer começar empreender? Mas pesquisando o mercado percebeu que tinha muita gente fazendo o mesmo? E aí se questionou: desistir ou persistir? Antes de responder, vamos bater um papo! Trouxemos algumas dicas para que você drible o mercado saturado e tire do papel um negócio que tenha de ponta a ponta pitadas de autenticidade! Espia só:
Se você for fiel em quem você é, o seu produto e serviço possivelmente vai replicar isso e emanar essa diferença! ~ Rafa Cappai
Desde quando você começou a estudar o mercado que deseja empreender, quantas vezes já se pegou stalkeando os perfis de negócios que trabalham no mesmo ramo? Principalmente na economia criativa é comum encontrarmos inúmeros perfis de negócios criativos que fazem o mesmo que queremos fazer. Fotógrafas, ilustradoras, designers, arquitetas, crafters, bordadeiras, costureiras, estilistas, maquiadoras, consultoras de estilo, a internet nos possibilitou essa aproximação com várias referências de trabalhos criativos por aí e isso abriu espaço para conexões, parcerias e inspiração!
Mas, às vezes acompanhar o trabalho de “nossos pares” pode nos levar a pensar: “Tem tanta gente fazendo, só serei mais um/uma.” Esse é um pensamento que todos estamos suscetíveis a ter e essa fagulha de auto sabotagem pode levar muitos criativos a acreditarem que é impossível começar um negócio num mercado saturado.
Geralmente o termo “mercado saturado” remete a uma ideia negativa, porém, você já pensou em ressignificar a sua forma de enxergá-lo?
Pensa só, se tem muita gente fazendo é sinal de que a ideia já foi validada!
Por exemplo: o processo de aceitação, conhecimento e interesse de um cliente em contratar um serviço de consultoria de estilo já foi validado por consultoras de estilo que já estão no mercado.
Imagina se só tivesse uma consultora de estilo no mundo? Certamente as referências e guarda-roupas de muita gente por aí estaria padronizado. E se tem muitas consultoras de estilo no mundo? ÓTIMO! Múltiplas visões acerca de uma mesma questão permite que mais pessoas possam se conectar com A sua consultora de estilo, AO seu fotografo e por aí vai…
Então se você já te alertamos sobre a cautela em pesquisar trabalhos similares ao que você quer fazer e te mostramos que dá pra ressignificar o termo mercado saturado e dar um valor mais positivo a ele, vamos para um próximo passo? A sua diferenciação!
Tem muita gente fazendo o que você quer fazer?
Mas nos diga: qual é o seu jeito? Uma pergunta simples e curta, que abre margem para você refletir em maneiras de depositar o seu jeito de criar, enxergar e entregar. E sua autenticidade pode estar em qualquer área do negócio.
Onde mais dá pra ser diferente?
Na comunicação por e-mail, em conteúdos produzidos nas redes sociais, nos vídeos, na embalagem, no suporte pré e pós venda, demonstrando sua vulnerabilidade, compartilhando bastidores, gerando valor através do seu processo!
Saber com quem você se comunica amplia as possibilidades de pensar em experiências únicas ainda não oferecidas. Já conversamos sobre como encontrar a sua galera aqui e indicamos esse conteúdo para você encontrar pessoas que estejam alinhadas com aquilo que você acredita e deseja oferecer através do seu trabalho. Conhecer bem o seu público-alvo é o que irá arrematar o conjunto de estratégias que vão garantir a autenticidade do seu negócio. E os pensamentos negativos sobre mercado saturado ficarão para trás!
Não existe lugar melhor para encontrar diferenciação do que no seu próprio jeito de fazer as coisas, a sua visão de mundo, aquilo que você acredita, o seu propósito. ~ Rafa Cappai.
Para enriquecer seus estudos sobre fazer diferente num mercado saturado, aí vai alguns conteúdos extras:
Seguimos juntos nessa jornada do fazer diferente e impactar vidas por aí! ❤
Você tem uma dúvida borbulhante sobre as dores e delícias do empreendedorismo criativo? E acredita que nossos pitacos podem contribuir para que você estoure essas borbulhas?
Deixe a sua pergunta nos comentários utilizando a hashtag #VQVResponde! Ela pode ser respondida no próximo vídeo!
Estamos de olho, nos encontramos aí embaixo! 👇🔍