20 de maio de 2019

Home office: como ser produtivo trabalhando em casa?

Os 5 desafios do home office e oito dicas pra você trabalhar melhor de casa!

Você faz home office mas ainda não encontrou sua rotina de trabalho ideal? O seu escritório é a sala, a mesa da cozinha, o quarto dos filhos, o sofá e até mesmo a privada? Ainda não conseguiu separar o espaço da pessoa física e da pessoa jurídica? Acorda e de pijama mesmo já agarra o computador e não para mais?

Descubra agora quais são os principais desafios de trabalhar em casa e dicas para melhorar a produtividade e aproveitar todos os benefícios que o home office oferece!

Introdução

Trabalhar a hora que quiser e sem precisar sair de casa: esse é o sonho de muitas pessoas! Porém, na realidade, se a rotina do home office não for bem administrada, a falta de foco para realizar as atividades, o trabalho de pijama, a falta de pausas nem para as refeições são algumas das consequências na certa! E bye bye horas de trabalho produtivas!

Afinal, o home office é um sonho ou pesadelo?

Trabalhar de casa não é um mar de rosas, mas te permite ter a possibilidade de maior liberdade e autonomia para a realização das suas atividades. Você pode trabalhar no momento em que se sente mais produtivo, realizar pausas mais longas e evita trânsito e tempo de deslocamento até uma possível estação de trabalho. E isso, de fato é um sonho, né?! Mas existe uma linha tênue que separa a experiência boa e a ruim de trabalhar de casa. De um lado está o sonho gostosinho do home office e do outro lado está o pesadelo da falta de foco e da perda total do fluxo de trabalho.

A verdade é que liberdade vem acompanhada de diversas responsabilidades. Em um ambiente não-corporativo, há mais chances de distração e procrastinação, que podem fazer com que você comprometa a qualidade das entregas e os prazos das suas atividades. Alô, dead line!  

Quando você vê, ficou com aquela sensação de que você não fez muita coisa, você olha e fala ‘Caramba, eu não construí nada hoje! São quatro horas da tarde e eu ainda estou de pijama ~ Rafa Cappai

Se o home-office vai ser um sonho ou um pesadelo para você, depende do seu grau de disciplina e organização. Lembrando que tudo isso é uma questão de hábito, o que significa que pode ser aprendido e desenvolvido ao longo do tempo.

Mesmo que você tenha problemas de se adaptar com o home office hoje, pode aprender novas formas de se organizar! E é aí que a gente te dá uma mãozinha. Antes de mais nada, vamos identificar quais são os principais desafios do home office e quais deles estão te pegando daí?

5 Principais desafios de quem trabalha de casa

Existem alguns desafios compartilhados por empreendedores que escolhem o home office como espaço de criação e trabalho. Descubra agora os principais deles:

#1 Falta de medida

Uma das maiores dificuldades de quem trabalha de casa é mensurar o tempo de trabalho, e saber a hora de começar e parar.
Enquanto umas trabalham de mais, com dificuldades para parar de trabalhar e investir o tempo em atividades de lazer e autocuidado, outras são pegas pela preguiça e procrastinação que fazem com que elas trabalhem menor e pior.

#2 Falta de automotivação

Outro desafio enfrentado por home officers é a dificuldade de se comprometer com as próprias metas e rotina. Você consegue se motivar para acordar no mesmo horário todos os dias e iniciar as atividades? Talvez esse seja o desafio que esteja comprometendo todo o seu trabalho! Já parou para pensar?  

#3 Espaço e ferramentas

Para trabalhar em casa, é importante investir em equipamentos e ferramentas para você se sentir confortável e que dão suporte às suas atividades. A falta das ferramentas certas é um outro desafio de quem faz home office.

Pode ser também que a mesa ou cadeira não sejam suficientemente confortáveis para o trabalho, e o computador não seja o mais adequado e a internet vive oscilando.  Espaço, ferramentas e equipamentos certos fazem toda diferença na sua produtividade!

#4 Família e amigos

Quando você trabalha em casa, sua família ou amigos podem ter dificuldades na hora de respeitar o horário de trabalho e interromper as suas atividades. É bem comum que isso aconteça e acaba te tirando foco, gerando uma série de distrações que abrem espaço para a procrastinação. Essa carapuça serviu aí?

#5 Conciliação de horário

Quando se trabalha em casa, a vida pessoal e profissional se misturam em um mesmo ambiente. Como tem sido essa separação aí? O desafio então é conciliar os horários para realizar as atividades de trabalho e reservar uma fatia do dia para se dedicar às tarefas domésticas, às atividades físicas, ao descanso, e por aí vai…

Identificou quais desses desafios tem te impedido de trabalhar melhor? Então agora é a hora de conferir as dicas que preparamos pra você driblá-los e construir a sua rotina de home office! 

8 dicas simples e efetivas para um home office produtivo

O home office pode ser desafiador! Pra fazer com que ele seja mais fluído, produtivo, eficiente e eficaz, é necessário desenvolver alguns hábitos e realizar algumas mudanças na sua forma de trabalhar. Confira nossos pitacos!

#1 Tenha as ferramentas corretas

Avalie as ferramentas que você já possui para trabalhar em casa e identifique qual o mínimo de conforto que você precisa para ser produtivo.

Cuide do ambiente para mantê-lo sempre organizado e propício à realização das suas atividades. Decore e organize criando um ambiente aconchegante!

#2 Defina um horário de trabalho

Estabeleça um horário de trabalho bem estruturado ou, pelo menos, blocos de tempo nos quais você estará trabalhando. Mesmo que você não trabalhe no horário comercial, é importante que tenha consciência sobre como quer organizar as suas horas ao longo do dia para efetivamente conseguir trabalhar em casa.

Não se engane, ser home-office não significa que você pode estar a torto e à direito, à Deus dará, fazer o que quer na hora que quer. Pode, mas talvez não seja tão indicado se você quer ter uma rotina mais produtiva. ~ Rafa Cappai

#3 Estabeleça as entregas do dia seguinte

É importante também estabelecer as entregas que você gostaria de realizar no dia seguinte. Sempre tenha sua lista de tarefas planejadas pelo menos um dia com antecedência! Assim você já acorda sabendo quais são as suas prioridades, que atividades deve realizar e saberá definir o melhor jeito de organizar os seus blocos de trabalho naquele dia.

#4 Coloque limites para os familiares e amigos

É preciso colocar limites para que os familiares e amigos respeitem o seu momento de trabalho.

Explique qual a importância dessas horas de total concentração para você e quais são os momentos nos quais você não deve ser interrompido.

Você provavelmente terá que lembrá-los algumas vezes sobre a necessidade desse limite. Porém, se for consistente nas suas ações, não interrompendo o trabalho para atender às demandas que surgem, a estratégia vai funcionar!

A dica de ouro é criar códigos para que eles identifiquem os momentos nos quais você está trabalhando. Por exemplo, utilizar fone de ouvido ou uma placa para sinalizar que você está em horário de trabalho.

#5 Separe o espaço para trabalho

É importante também separar um local específico para o trabalho. Ele pode ser um cômodo da casa ou, até mesmo, uma mesa virada para a parede. O essencial é ter um local específico para realizar as suas atividades.

Crie um ambiente propício para o trabalho nesse local! A bagunça ou desorganização prejudicam a produtividade e podem trazer problemas para o home office.

Preparar o clima, não espere o clima acontecer. ~ Rafa Cappai

#6 Evite o celular

O celular pode ser um dos maiores entraves da produtividade, seja ou não em home office. A dica aqui é desligar a notificações ou, até mesmo, deixar o aparelho em algum lugar distante. Você pode colocá-lo em um outro cômodo ou em uma mesa separada. Inclusive pode criar um cantinho do celular, e deixa-lo lá sempre que precisar se concentrar e não ter estímulos que te distraia.

Você não quer saber todas as fotos que foram curtidas, todas as mensagens que você recebeu. A sua resposta para isso é no seu tempo, não no tempo do outro ~ Rafa Cappai

#7 Faça pausas estratégicas

Uma das grandes vantagens que o home office dá é a autonomia para gerenciar o seu tempo! YAY, isso é incrível, né?!
Utilize isso a favor da sua produtividade incluindo na sua rotina de trabalho algumas pausas estratégicas.

Você pode ter alguns intervalos, de 20 a 30 minutos, ao longo da sua rotina de atividades. Esse é seu momento de relaxar e refrescar as ideias. Uma boa hora pra levar o cachorro pra passear, meditar ou até mesmo lavar as louças do almoço!

#8 Saia de casa!

Quando você faz home office, corre o risco de ficar dias sem sair de casa. Afinal, você passa a fazer com que tudo gire em torno desse local.

Cuidado! É importante perder a preguiça de encarar o trânsito e as dificuldades da cidade e sair de casa, tanto para atividades de lazer quanto trabalho. Você também vai precisar chacoalhar o esqueleto! Tome um café com os amigos, trabalhe em um outro ambiente, faça atividades ao ar livre e se force a deixar seu ambiente de trabalho (que também é sua casa!) algumas vezes por semana.

Todas essas dicas foram fisgadas da aula “Home office: como ser produtivo trabalhando de casa?”, se você quer conferir mais pitados, confira a aula na íntegra!

Home office: como ser produtivo trabalhando em casa? #NaveAoVivo

Recapitulando…

Checklist para uma rotina de home office sustentável

Para que sua rotina de home office seja sustentável e seu trabalho flua, além dos nossos pitacos preparamos também um checklist pra te ajudar se organizar melhor e criar uma rotina gostosinha de trabalho. Lembre-se que para trabalhar melhor é importante que você:

  • tenha os equipamentos adequados;
  • crie limites para família e amigos;
  • defina um horário de trabalho diário;
  • distribua o tempo de forma equilibrada;
  • defina atividades no dia anterior;
  • separe um espaço para o trabalho;
  • deixe o celular longe;
  • faça pausas ao longo do dia;
  • saia de casa com frequência.

Conta pra gente nos comentários: qual sua principal dificuldade no dia a dia do home office? E você já tem algum hábito que te ajuda entrar no clima do trabalho? Conta aí!

Veja mais em: Bússola

Receba dicas de como transformar
paixão e talento em negócio!