21 de fevereiro de 2019

Como escrever um livro: os 5 primeiros passos

Como escrever um livro? Comece respondendo essas cinco perguntas!

Seu talento é se conectar com as pessoas através das palavras? Envia newsletters, produz conteúdo na internet e seus textos chamam a atenção da sua audiência? Já pensou em explorar esse seu talento e colocar um livro no mundo? Nesse post você confere quais são os cinco primeiros passos de como escrever um livro.

Introdução

Tem um escritor guardadinho aí a sete chaves? Bora colocá-lo pra fora?

Com o crescente uso das estratégias de marketing de conteúdo em negócios digitais muitos empreendedores libertaram, mesmo que timidamente, a potência de se conectar com sua audiência através do texto. Cada vez, mais, temos empreendedores utilizando a criatividade para contar histórias, gerar conversas e se aproximar de pessoas através de um conteúdo escrito e preparado com o <3.

Juntamente com esse boom do marketing de conteúdo, temos também o crescimento exponencial das novas formas de relação com informação, conhecimento e colaboração que a internet nos trouxe.

Se há um tempo escrever um livro e publicá-lo era para pouquíssimos escritores, atualmente o caminho até a publicação foi facilitado e o sonho de colocar um livro na rua se tornou mais palpável.

Campanhas de crowdfunding, por exemplo, já ajudou muito escritor a levar suas ideias pro mundo! A possibilidade de receber a colaboração de amigos e da audiência para levantar a grana do orçamento do livro Criativo e Empreendedor, sim senhor!, através de uma de uma campanha no Partio, foi o que permitiu que Rafa Cappai o publicasse. Esse recurso colaborativo é um dos facilitadores da realização do sonho de um escritor: fazer que seu trabalho atinja as pessoas!

 Isso sem contar que um livro, hoje, também pode ser publicado e lido na versão digital e também ouvido. Os e-books e áudio-books estão por aí, quebrando as barreiras e democratizando o acesso à informação, entretenimento e aprendizado!

Novas formas de captação de recursos, formatos diversos, formas de distribuição democratizadas e divulgação facilitada, o meio digital nos entrega de bandeja oportunidades para que escrever, publicar e promover seja algo mais acessível e alcançável para escritores mundo a fora.

Agora que você sabe que não é impossível escrever e publicar o seu livro, está na hora de descobrir quais são os 5 primeiros passos para começar redigi-lo, né?!

Pra te ajudar nessa missão, convidamos Gustavo Guertler, da editora Belas Letras para compartilhar os 5 passos que ele considera essenciais de serem trabalhados por quem deseja organizar suas ideias e entregá-las pro mundo através de um livro.

O #NaveEntrevista com nosso convidado você pode conferir na íntegra, dando o play:

Independente do livro que você for escrever, ficção ou não, você está contando uma história. ~ Gustavo Guertler.

A Belas Letras é uma editora com propósito! Através de projetos editoriais inspiradores e com uma pitada de inovação a editora busca conectar histórias às pessoas e seus títulos são escolhidos a dedo para que a experiência de quem lê seja realmente transformadora.

Com toda sua experiência no ramo editorial, Gustavo Guertler, contou quais são as principais perguntas que todo futuro escritor deverá se fazer antes de enfrentar a página em branco, além de compartilhar dicas de como tornar o processo criativo mais organizado. Espie abaixo quais foram as dicas do Gustavo!

Como escrever um livro: 5 primeiros passos

Os primeiros passos, na verdade são as CINCO PERGUNTAS que todo futuro escritor precisa se fazer antes de escrever um livro. Respondê-las irá te ajudar organizar seu processo criativo e ordenar os passos mais importantes pra que suas ideias ganhem o mundo!

As dicas a seguir são especialmente para pessoas que desejam ensinar, compartilhar, inspirar e desenvolver ideias através de um livro de não-ficção. Por isso, os passos sugeridos são mais pragmáticos e obedecem uma sequência mais “racional”, propondo uma estrutura de organização de ideias com intuito de ajudar principalmente escritores de primeira viagem!

As 5 perguntas que você precisará responder antes de escrever o seu livro, são:

#1 Por que o mundo precisa desse livro?

Seus textos são engajadores e são só elogios quando você publica um novo conteúdo seja no seu blog, newsletter ou Instagram. Você sabe transmitir suas ideias, sabe ensinar, sabe se conectar e acredita que chegou a hora de unir suas habilidades pra escrever um conteúdo mais robusto e o seu livro não sai da sua cabeça.

Primeiramente se pergunte: por que o mundo precisa desse livro? Qual a diferença que ele fará pro mundo? O que eu vou trazer de transformação pro mundo?

Respondendo essas perguntas você irá delinear o problema do seu público que seu livro buscará resolver.

Você pode querer levar mais inspiração para seu leitor, ótimo! Se o problema da “falta de inspiração” é o que você quer atacar, já respondeu a primeira pergunta! Ande uma casa! :-]

Escreva um pequeno parágrafo delineando o porquê do seu livro existir. Isso te ajudará ter mais clareza!

#2 Por que você é a pessoa certa para escrever esse livro?

Aqui a palavrinha mágica: autoridade, ganha o holofote!

Você já respondeu a primeira pergunta e sabe o porquê do seu livro, chegou a hora de responder o motivo de você ser a pessoa certa para escrevê-lo.

Tem que ter uma conexão com o assunto que estou escrevendo, aquilo que quero colocar no papel com minha história. ~ Gustavo Guertler

Não! Essa etapa do processo não é para puxar o seu tapete. Responder essa pergunta possibilitará que você elenque suas potências, habilidades, histórias e referências que te fizeram chegar até ao livro que quer colocar no mundo.

Faça o exercício investigativo!

#3 Consegue resumir seu livro em um tweet?

Essa é a pergunta mais desafiadora! E a mais divertida!

Durante o #NaveEntrevista, Gustavo Guertler compartilhou o desafio aos escritores: resuma seu livro em 1 tweet!

Fazer isso te ajudará a transmitir com mais simplicidade e clareza o seu novo projeto.

Você tendo um foco do que você quer fica muito mais fácil de desenvolver as ideias. ~ Gustavo Guertler

Ative a criatividade e o poder da síntese, transforme sua ideia de escrever um livro em uma pequena frase e perceba que o resultado desse desafio será um excelente ponto de partida para escrita! Inclusive pode ser uma pista para seu título! 

#4 Qual será a estrutura do meu livro?

Estruture sua linha de pensamento.

Defina os tópicos que irá abordar, pesquise referências que irá utilizar, rascunhe, roteirize, desenhe a estrutura que você quer dar ao seu livro. E amarre suas ideias! Até mesmo aquelas que estão unidas em um novelo de ideias, vá separando, filtrando e fazendo a curadoria do que entra ou não no seu projeto editorial.

O principal objetivo antes de começar escrever um livro é ter o domínio suficiente do conteúdo para organizá-lo de uma maneira que faça sentido para o leitor.

É muito legal você ter um caos criativo na hora da ebulição da criação, mas depois você tem que dar um sentido pra tudo isso. Tem que fazer sentido para o leitor. ~ Gustavo Guertler

Pense sempre na experiência do seu leitor! E transforme todo caos criativo em uma narrativa coerente e fluída!

#5 Tudo certo? Hora de colocar a mão na massa!

Quatro perguntas respondidas com sucesso? YAY! Então chegou a hora de colocar a mão na massa!

Trabalhar em um livro requer disciplina e administração de hábitos. Crie uma rotina para redação do seu livro, reserve uma fatia do seu dia para planejar, roteirizar e enfim, escrever. Mãos a obra?

O livro Criativo e Empreendedor, sim senhor! ganhou as ruas em 2013 e desde então tem sido companheiro de cabeceira de criativos que desejam criar negócios que são a expressão de si no mundo. O #cesimsenhor só tomou forma graças aos incríveis apoiadores que acreditaram no trabalho da Rafa Cappai e contribuíram durante a campanha de lançamento. Se você quer conhecer o livro, dê uma passadinha aqui!

Conclusão

Aliando criatividade a organização seu livro tomará forma rapidinho! E você terá a chance de compartilhar o que ama, o que viveu e o que sabe fazer com seus leitores!

Dê vida ao seu livro, dê vida ao seu sonho! <3

Agora se a gestão do seu tempo está te pegando e você quer organizar melhor suas tarefas e rotina empreendedora pra tirar uma fatia do seu dia pra escrever, vem cá e baixe o nosso Guia de Planejamento de Rotina para Empreendedores. O material é gratuito e será uma mão na roda pra você administrar sua rotina e ter tempo de criar coisas incríveis! Inclusive o seu livro! 😉

E conta pra gente nos comentários: sobre qual tema você escreveria um livro? Qual história você gostaria de contar?

Veja mais em: Bússola

Receba dicas de como transformar
paixão e talento em negócio!