Os vídeos estão dando o que falar. Não tem jeito! Em algum momento você irá lançar mão desse formato pra gerar um conteúdo phoda pra galera que acompanha sua marca ou projeto. O bichinho dos vídeos já te picou? Se ainda não, depois desse post com as 5 tendências fisgadas diretamente da VidSummit, você vai querer começar fazer vídeos!
Vídeos são versáteis, dinâmicos e o melhor jeito de se aproximar de sua galera. Repara só que nos últimos tempos produtores de conteúdo como Whindersson Nunes, Dani Noce e Carlinhos Maia ganharam grande repercussão por utilizarem os canais e formatos de vídeo pra gerarem conversa. Os creators, como são chamados pela aceleradora de negócios digitais YouPix, constroem a partir de seus conteúdos uma relação consistente com sua audiência, elevando assim o nível de relacionamento ao nível de comunidade. Comunidade é o xis da questão e é construída através dessa autenticidade e voz desses e outros produtores de conteúdos em vídeos que impactam positivamente essa audiência assídua a partir da troca informação e geração conversa, criando um engajamento sólido, ficando tête-à-tête essa comunidade, que os acompanha e compartilham seus conteúdos, através do famoso boca a boca.
E enquanto lia esses exemplos, você pensou: “fazer vídeos não é minha praia! Porque não quero virar Youtuber ou influenciador digital!”. Pensou isso daí do outro lado?
A verdade é que os vídeos também são uma poderosa ferramenta de conexão com a galera que acompanha o seu trabalho. E pode ser que você até já esteja usando esse danadinho, pensa só: Quantas vezes você já usou o Stories pra contar uma novidade do seu projeto? Pois é, mesmo esses 15 segundos de vídeo podem gerar um engajamentão da poha e te levar pra mais perto das pessoas que te acompanham.
Explorar os formatos, dominar os canais, encontrar sua voz e seu jeito de contar histórias não é só coisa de Youtuber ou influenciador, é coisa também de empreendedor, sim senhor!
E por falar em vídeos pra negócios e projetos, vamos te contar um pouco sobre a experiência na VidSummit 2018. O evento é anual e os convidados pra palestrar e compartilhar são especialistas, como Gary Vaynerchuk e também criadores da “vida real”, gente como a gente, que se destacaram na produção de conteúdo audiovisual autêntico e criativo pra seus negócios, projetos e marcas. A VidSummit é uma conferência voltada para estratégias de vídeo marketing e em cinco dias de evento rolou um bocado de inspiração e referência pra quem quer se experimentar em frente às câmeras e começar fazer vídeos.
De anteninhas ligadas e ouvidos atentos, Rafa Cappai e Bruno Peixoto fisgaram CINCO TENDÊNCIAS EM VÍDEO que vão te ajudar a criar seu planejamento editorial pra começar fazer vídeos.
Podemos traçar um marco com relação ao potencial dos vídeos quando o Stories foi lançado no Instagram, em 2016! Passou rápido demais pra você? O formato tão acessível se tornou popular e hoje em dia é difícil a gente se imaginar sem ele.
Desse tempo pra cá as plataformas estão se atualizando pra receber conteúdo em vídeo de forma nativa e os algoritmos estão cada vez mais dando a devida atenção a esse formato. Os vídeos estão pegando geral e para além da vergonha e do medo se colocar em frente às câmeras está na crista da onda!
Aproveitar a ferramenta do vídeo que consegue colocar mais camadas de informação pra quem assiste, isso enriquece a mensagem. ~ Bruno Peixoto.
A diversidade de formas de expressão e entrega que os vídeos permitem são ilimitadas! E o consumo desse conteúdo tende só a aumentar. Se você é um observador nato deve ter percebido isso e vai saber me responder: qual foi a última vez que você LEU um manual de instruções? E qual foi a última vez que você ASSISTIU um manual de instruções?
Viu, só? A sua própria experiência de consumidor aponta os caminhos!
A troca ao vivo, tem jeito mais orgânico de estar perto da sua audiência?
As LIVES deram o ar da graça com o lançamento da ferramenta Periscope (alô interneteiros raíz!), quem aí já usou?
Mas as principais redes sociais tem o formato LIVE pra chamar de seu e construir uma relação mais próxima com sua galera através dos vídeos ao vivo nunca foi tão fácil.
O que a gente tem de mais valioso pra entregar pra qualquer pessoa é a nossa presença. ~ Rafa Cappai.
LIVE de bastidores, LIVE pra contar alguma novidade, LIVE pra dar uma aula, LIVE coletiva com uma pessoa que está a milhas e milhas distantes de você (Thanks, Instagram!), LIVE, LIVE, LIVE, LIVE-SE!
As interações acontecem mais num vídeo ao vivo e aí as pessoas ficam mais tempo assistindo aquilo, e os algoritmos entendem que aquele conteúdo é relevante. ~ Bruno Peixoto.
Vídeos ao vivo não precisam de mega produção e 30 minutos de presença podem gerar um valor pra lá de positivo pra sua audiência. Experimenta! Experimenta!
A sua maneira de ver o mundo, o seu capital humano e criativo é o que mais importa no processo de criação autêntica.
Dar voz ao seu momento e as experiências que está vivendo e já viveu, geram um conteúdo autorial que permite uma conexão sólida com seu público. Não importa o ponto que você e seu negócio estão, traga sua verdade pra mundo!
Não importa se você tem 10, 10 mil ou um milhão de pessoas que acompanham o seu trabalho. Cuide de cada uma delas da mesma maneira, crie com o mesmo ânimo e esteja presente do mesmo jeito!
Esse é o recado do Gary Vaynerchuk pra quem produz conteúdo ou quer começar a criá-los:
A única religião que você deveria ter é a sua audiência! ~ Gary Vaynerchuk
Para além dos número, foque em se conectar!
Conexão é gerada de pessoa pra pessoa e se dar conta disso é pralá de valioso!
Você faz um conteúdo incrível, super criativo e você cuidou de cada detalhe da produção, mas na hora da promoção, de mostrar pro mundo o que você tem feito, o conteúdo não performa bem. E você pensa na bad: “Ora bolas, o que está de errado comigo?”
O processo criativo é uma delícia, mas pra sua mensagem chegar em mais gente não dá pra esquecer do lado estratégico da coisa.
Nos seus vídeos, por exemplo: você pensa na thumbnail? Pesquisa as palavras-chave pra descobrir o que a galera quer saber sobre o tema? Se preocupa em fazer uma descrição bacana? O seu título, ele é a cereja do bolo? E você responde os comentários do seu público?
Essas são algumas ações essenciais e fáceis de adicionar ao processo de planejamento e produção de conteúdo, pra encontrar o caminho do meio entre a criatividade e as estratégias, fazendo com que seu trabalho alcance mais gente! Mãos a obra?
“Pra sua criatividade brilhar, pra de fato impactar as pessoas, você agora precisa prestar atenção na parte estratégica.” ~ Rafa Cappai.
Segundo WireBuzz, 80% do conteúdo consumido nas interwebs até 2020 serão vídeos! É óbvio que a gente, que não quer perder essa onda, iria preparar um conteúdo em vídeo sobre essas tendências fisgadas no VidSummit, né?! Confira abaixo o #rolêdanave com Rafa e Bruno em L.A durante a VidSummit 2018:
Vídeo não é mais tendência de futuro, vídeo é tendência de presente. ~ Rafa Cappai
Apenas de um celular e um bocado de criatividade, é sério, seríssimo! Produzir conteúdo em vídeo é mais fácil e democrático do que você imagina, quer saber como?
Vem cá e conheça o Smart PUNCH! Online, o nosso workshop de vídeos com o celular.