Você está vivendo seus talentos de forma positiva?

Você está vivendo seus talentos de forma positiva?

Você, com certeza, já ouviu falar que uma pessoa é talentosa ou, talvez, que fulano é sem talento nenhum. Mas você já parou pra pensar sobre o que se trata quando a gente fala de talento?

Nesse artigo de hoje, a gente quer te explicar um pouco melhor sobre talentos e mostrar que não existem pessoas sem talento no mundo. O que existem são pessoas que estão vivendo no porão deste talento, ou seja, experienciando apenas os seus aspectos negativos.

O que é um talento?

Talento é a forma recorrente da gente pensar, sentir e se comportar. Tudo aquilo que você faz no seu dia a dia é reflexo dos seus talentos.

É comum que a gente associe os talentos diretamente às habilidades, mas são coisas diferentes. As habilidades são tudo aquilo que você aprende a fazer. São técnicas que você domina.

O talento é uma recorrência de sentimentos e comportamentos. Eles não são diretamente relacionados às habilidades, mas podem influenciar o seu aprendizado e técnicas.

Como experienciar melhor seus talentos

Todos os talentos têm seus lados positivos e negativos. O Pedro Penido – que deu uma aula incrível sobre talento pros nossos alunos – chama isso de varanda e porão.

Quando você vive na varanda, você experiencia os seus talentos de uma maneira positiva. Agora, quando você tá no porão, você apenas vive a parte negativa.

Um exemplo é a empatia. Esse é um talento. A empatia é uma maneira de agir e pensar que tá na sua rotina. Quando você sente empatia e se propõe a ajudar alguém, você usa o seu talento de uma maneira positiva.

Agora, quando uma pessoa vem lhe pedir um aconselhamento e você já passa por cima da sua própria vida, do seu bem-estar e das suas necessidades pra ajudar essa pessoa de um jeito que ela não pediu, você vivencia o porão desse talento.

Como você vive seus talentos?

Agora que você sabe disso, comece a olhar seus talentos na sua rotina e sempre se pergunte: será que eu vivo na varanda ou no porão dos meus talentos? Isso vai te ajudar a entender melhor as suas necessidades e permite viver sua essência criativa de uma maneira positiva.

Você quer ser mais produtivo?

Produtividade Criativa

Outras postagens
Como se conectar com os clientes do seu negócio criativo

Como se conectar com os clientes do seu negócio criativo

Existem muitos caminhos pra você tornar o seu negócio criativo muito mais rentável de um jeito sustentável, mas um...
Como desenhar uma jornada do cliente em negócios criativos?

Como desenhar uma jornada do cliente em negócios criativos?

Você já ouviu falar em jornada do cliente? Esse é um conceito muito comum em negócios tradicionais, mas que,...
Você sabe a diferença entre o marketing autêntico e o marketing tradicional? A gente te explica a diferença neste artigo!

Qual a diferença entre marketing autêntico e tradicional?

Você já ouviu falar em marketing autêntico? Essa é uma nova forma de trabalhar as estratégias de vendas que...
Como ter apoio familiar na jornada criativa?

Como ter apoio familiar na jornada criativa?

Se você está numa jornada criativa ou é uma pessoa multipotencial, é bem provável que você sofra muito com...
3 dicas de organização do trabalho pra criativos

3 dicas de organização do trabalho pra criativos

A organização do trabalho é uma das grandes dificuldades de quem trabalha com criatividade. Muito por uma ideia de...
Com ter energia pra criar coisas incríveis

Com ter energia pra criar coisas incríveis

Ter energia pra produzir coisas incríveis é uma das maiores dificuldades de muitos criativos. São tantas coisas sugando nossas...