Você, com certeza, já ouviu falar que uma pessoa é talentosa ou, talvez, que fulano é sem talento nenhum. Mas você já parou pra pensar sobre o que se trata quando a gente fala de talento?
Nesse artigo de hoje, a gente quer te explicar um pouco melhor sobre talentos e mostrar que não existem pessoas sem talento no mundo. O que existem são pessoas que estão vivendo no porão deste talento, ou seja, experienciando apenas os seus aspectos negativos.
Talento é a forma recorrente da gente pensar, sentir e se comportar. Tudo aquilo que você faz no seu dia a dia é reflexo dos seus talentos.
É comum que a gente associe os talentos diretamente às habilidades, mas são coisas diferentes. As habilidades são tudo aquilo que você aprende a fazer. São técnicas que você domina.
O talento é uma recorrência de sentimentos e comportamentos. Eles não são diretamente relacionados às habilidades, mas podem influenciar o seu aprendizado e técnicas.
Todos os talentos têm seus lados positivos e negativos. O Pedro Penido – que deu uma aula incrível sobre talento pros nossos alunos – chama isso de varanda e porão.
Quando você vive na varanda, você experiencia os seus talentos de uma maneira positiva. Agora, quando você tá no porão, você apenas vive a parte negativa.
Um exemplo é a empatia. Esse é um talento. A empatia é uma maneira de agir e pensar que tá na sua rotina. Quando você sente empatia e se propõe a ajudar alguém, você usa o seu talento de uma maneira positiva.
Agora, quando uma pessoa vem lhe pedir um aconselhamento e você já passa por cima da sua própria vida, do seu bem-estar e das suas necessidades pra ajudar essa pessoa de um jeito que ela não pediu, você vivencia o porão desse talento.
Agora que você sabe disso, comece a olhar seus talentos na sua rotina e sempre se pergunte: será que eu vivo na varanda ou no porão dos meus talentos? Isso vai te ajudar a entender melhor as suas necessidades e permite viver sua essência criativa de uma maneira positiva.