4 de outubro de 2018

O que é ser multipotencial?

Ser multipotencial, em resumo: escolher não escolher! Mas nem sempre é fácil se assumir como tal. Vamos conversar sobre isso?


Se rotulou como A e deixou as delícias de ser B de lado. Encontrou uma possibilidade de se encaixar em C e achou que conseguiria abrir mão de A e B, mas foi percebendo que na verdade nenhum rótulo conseguiria abraçar todos seus interesses e habilidades? Suas inquietudes de multipotencial faz com que essa história de escolher uma só habilidade específica te dê comichão?

Vem descobrir como a soma de A, B e C podem funcionar e se assumir de vez como um multipotencial! O primeiro passo? É preciso escolher não escolher!

O que é multipotencialidade?

A tal da multipotencialidade foi o tema explorado por Rafa Cappai no Tedx “Seja um Canivete Suíço” e você pode conferir aqui:

Como me assumir como multipotencial?

Neste #VQVResponde, Rafa Cappai compartilha dicas pra você que mesmo sabendo que um rótulo só não te resume, ainda se sente desconfortável em gritar pro mundo: “Eu sou multipotencial!”. No vídeo você vai:

  • descobrir o que significa ser multipotencial (canivete suíço para os íntimos!);
  • compreender os desafios de ser um canivete suíço;
  • encontrar maneiras de como se sentir confortável com seus multitalentos e interesses e
  • aprender a importância de colocar o mundo no mute.

O que é ser multipotencial? #VQVResponde

Se assumir como multipotencial é ficar tranquilo com suas escolhas. ~ Rafa Cappai

Todo mundo é multipotencial?

Na verdade não! Multipotenciais são pessoas que estão sempre buscando novidades, aprendendo coisas novas e explorando mundos. São pessoas que não se veem como especialistas e sim eternos aprendedores! Mas isso não quer dizer que os especialistas em habilidades únicas não existem no mundo. 

Para os multipotenciais as perguntas: “O que você quer ser quando crescer” e “Qual é a sua profissão?”, são barreiras limitantes, pois seu raciocínio é orbital e o que os fazem feliz é a possibilidade de transitar por essas órbitas de interesse sem que precise só andar em linha reta.

Se encontrar na multipotencialidade ou na especialidade não é depositar juízo de valor em um em detrimento do outro, é reconhecer qual será o seu jeito de se posicionar e valorizar seu modus operandi!


Em seu Tedx “Por que alguns não têm vocação específica”, Emilie Wapnick explora os super-poderes dos multipotenciais e a capacidade de encontrar intersecções em multi interesses. Nele ela levanta as três habilidades de um multipotencial: síntese de ideias, aprendizado rápido e adaptabilidade. E diz:

“No mundo atual, temos muitos problemas complexos e multidimensionais e precisamos de pensadores criativos e inovadores pra tentar resolvê-los.” ~ Emilie Wapnick

Ser multipotencial é se permitir! Colocar todos seus interesses na mesa e organizá-los com autonomia, sem se encaixar em moldes. E o resultado dessa liberdade? Soluções inventivas e cheias de criatividade pra sua vida, seu negócio e vidas ao redor.

Conheça aqui o curso Seja Um Canivete Suíço e deixe seus talentos extrapolarem a caixinha! #sejaumcanivetesuico

Veja mais em: Bússola

Receba dicas de como transformar
paixão e talento em negócio!