Produtividade não é sobre gestão de tempo

Produtividade não é sobre gestão de tempo

Uma das maiores dificuldades de empreendedores criativos e profissionais da criatividade de forma geral é manter o foco no trabalho e a produtividade com tantas distrações e coisas acontecendo ao nosso redor.

Na busca por aumentar a nossa produtividade, a gente começa a pesquisar por dicas pra ter uma gestão de tempo melhor, tenta novas soluções de meditação, aplicativos ou técnica pra focar no trabalho. E, nisso, a gente aprende que é preciso produzir o máximo no menor tempo possível.

O problema é que isso não tem nada a ver com a produtividade. Isso tá muito mais relacionado a um trabalho que estamos seguindo ao longo dos anos, onde precisamos de um grande volume de produção pra ter sucesso. O famoso “produza mais para ter mais resultado”.

Como ser mais produtivo?

Pra você conseguir ser mais produtivo, a primeira coisa que precisa entender é que a produtividade não é sobre a sua gestão de tempo. Ela é sobre a gestão do seu propósito.

Vamos supor que você é um escritor. De que adianta passar horas escrevendo algo que não faça o menor sentido pra você? Se você for ilustrador, qual o sentido de passar oito horas por dia desenhando algo com o qual não se relaciona?

A produtividade tá em buscar o propósito no nosso trabalho. Talvez, hoje, ainda não esteja claro pra você qual o sentido naquilo que você faz. Ou, talvez, você ainda não tenha encontrado qual o trabalho que faz sentido pra você. Não entende o que pode oferecer pra você e pro mundo com a sua obra.

E isso é super normal. O nosso propósito é alimentado com o passar do tempo e com busca pelo autoconhecimento. Quanto mais você aprende sobre si mesmo, mais entende as suas motivações e porque tá realizando o seu trabalho.

Produtividade no trabalho criativo

O nosso trabalho fica muito mais fácil quando a gente entende quais atividades precisamos ter no nosso dia a dia que usam o melhor de nós, aquilo que é nosso por essência. Aquilo que faz sentido pra você.

Usando os dois exemplos de cima, o escritor pode descobrir que deseja despertar novas paixões e interesses na sociedade através dos seus textos. Então, ele vai querer escrever cada vez mais artigos, livros etc. que tenham essa função. E quanto mais pessoas forem impactadas pelo seu trabalho, mais ele vai querer escrever.

Ou, quem sabe, o ilustrador pode descobrir que o seu propósito é colorir as grandes cidades pra trazer um pouco mais de vida para as paredes cinzas. Quanto mais pessoas forem impactadas pelo seu trabalho, mais pessoas ele vai querer impactar e mais ilustrações vai fazer.

A produtividade no trabalho criativo não é sobre o tempo que você passa trabalhando ou sobre quanto você faz todos os dias, mas sobre como você tá impactando as pessoas no mundo através do seu propósito e como isso cria mais energia pra você seguir com a sua jornada criativa.

Multipotencialidade

Canivete Suíço

Quer dicas sobre como ser mais produtivo sem deixar de lado sua criatividade?

Outras postagens
Como se conectar com os clientes do seu negócio criativo

Como se conectar com os clientes do seu negócio criativo

Existem muitos caminhos pra você tornar o seu negócio criativo muito mais rentável de um jeito sustentável, mas um...
Como desenhar uma jornada do cliente em negócios criativos?

Como desenhar uma jornada do cliente em negócios criativos?

Você já ouviu falar em jornada do cliente? Esse é um conceito muito comum em negócios tradicionais, mas que,...
Você está vivendo seus talentos de forma positiva?

Você está vivendo seus talentos de forma positiva?

Você, com certeza, já ouviu falar que uma pessoa é talentosa ou, talvez, que fulano é sem talento nenhum....
Você sabe a diferença entre o marketing autêntico e o marketing tradicional? A gente te explica a diferença neste artigo!

Qual a diferença entre marketing autêntico e tradicional?

Você já ouviu falar em marketing autêntico? Essa é uma nova forma de trabalhar as estratégias de vendas que...
Como ter apoio familiar na jornada criativa?

Como ter apoio familiar na jornada criativa?

Se você está numa jornada criativa ou é uma pessoa multipotencial, é bem provável que você sofra muito com...
3 dicas de organização do trabalho pra criativos

3 dicas de organização do trabalho pra criativos

A organização do trabalho é uma das grandes dificuldades de quem trabalha com criatividade. Muito por uma ideia de...