Produtividade não é sobre gestão de tempo

Produtividade não é sobre gestão de tempo

Uma das maiores dificuldades de empreendedores criativos e profissionais da criatividade de forma geral é manter o foco no trabalho e a produtividade com tantas distrações e coisas acontecendo ao nosso redor.

Na busca por aumentar a nossa produtividade, a gente começa a pesquisar por dicas pra ter uma gestão de tempo melhor, tenta novas soluções de meditação, aplicativos ou técnica pra focar no trabalho. E, nisso, a gente aprende que é preciso produzir o máximo no menor tempo possível.

O problema é que isso não tem nada a ver com a produtividade. Isso tá muito mais relacionado a um trabalho que estamos seguindo ao longo dos anos, onde precisamos de um grande volume de produção pra ter sucesso. O famoso “produza mais para ter mais resultado”.

Como ser mais produtivo?

Pra você conseguir ser mais produtivo, a primeira coisa que precisa entender é que a produtividade não é sobre a sua gestão de tempo. Ela é sobre a gestão do seu propósito.

Vamos supor que você é um escritor. De que adianta passar horas escrevendo algo que não faça o menor sentido pra você? Se você for ilustrador, qual o sentido de passar oito horas por dia desenhando algo com o qual não se relaciona?

A produtividade tá em buscar o propósito no nosso trabalho. Talvez, hoje, ainda não esteja claro pra você qual o sentido naquilo que você faz. Ou, talvez, você ainda não tenha encontrado qual o trabalho que faz sentido pra você. Não entende o que pode oferecer pra você e pro mundo com a sua obra.

E isso é super normal. O nosso propósito é alimentado com o passar do tempo e com busca pelo autoconhecimento. Quanto mais você aprende sobre si mesmo, mais entende as suas motivações e porque tá realizando o seu trabalho.

Produtividade no trabalho criativo

O nosso trabalho fica muito mais fácil quando a gente entende quais atividades precisamos ter no nosso dia a dia que usam o melhor de nós, aquilo que é nosso por essência. Aquilo que faz sentido pra você.

Usando os dois exemplos de cima, o escritor pode descobrir que deseja despertar novas paixões e interesses na sociedade através dos seus textos. Então, ele vai querer escrever cada vez mais artigos, livros etc. que tenham essa função. E quanto mais pessoas forem impactadas pelo seu trabalho, mais ele vai querer escrever.

Ou, quem sabe, o ilustrador pode descobrir que o seu propósito é colorir as grandes cidades pra trazer um pouco mais de vida para as paredes cinzas. Quanto mais pessoas forem impactadas pelo seu trabalho, mais pessoas ele vai querer impactar e mais ilustrações vai fazer.

A produtividade no trabalho criativo não é sobre o tempo que você passa trabalhando ou sobre quanto você faz todos os dias, mas sobre como você tá impactando as pessoas no mundo através do seu propósito e como isso cria mais energia pra você seguir com a sua jornada criativa.

Multipotencialidade

Canivete Suíço

Quer dicas sobre como ser mais produtivo sem deixar de lado sua criatividade?

Outras postagens
5 dicas pra empreendedores criativos venderem de forma autêntica

5 dicas pra empreendedores criativos venderem de forma autêntica

Vender de forma autêntica não é complicado como muitas pessoas fazem parecer. O caminho é abrir mão de hacks...
Como trabalhar com uma copy autêntica e persuasiva!

Como trabalhar com uma copy autêntica e persuasiva!

A forma como você se comunica com o seu público é um dos fatores mais importantes pro sucesso do...
Como definir o público-alvo em 7 passos!

Como definir o público-alvo em 7 passos!

Definir o público-alvo de um negócio é um dos passos mais importantes de todas as estratégias. É quase que...
Branding: Como trabalhar a imagem do seu trabalho criativo

Branding: Como trabalhar a imagem do seu trabalho criativo

Você, com certeza, já ouviu falar muito de branding. Essa é uma palavra muito famosa no meio do empreendedorismo,...
O que é Método AIDAR? E como usar em negócios criativos?

O que é Método AIDAR? E como usar em negócios criativos?

Você já ouviu falar em Método AIDAR? E em AIDA? Esse é um modelo de vendas, marketing e comunicação...
4 estratégias de vendas pra aplicar no seu negócio criativo

4 estratégias de vendas pra aplicar no seu negócio criativo

Você já pensou que é possível escalar o seu negócio criativo com estratégias de vendas simples que você pode...