Uma das maiores dificuldades de empreendedores criativos e profissionais da criatividade de forma geral é manter o foco no trabalho e a produtividade com tantas distrações e coisas acontecendo ao nosso redor.
Na busca por aumentar a nossa produtividade, a gente começa a pesquisar por dicas pra ter uma gestão de tempo melhor, tenta novas soluções de meditação, aplicativos ou técnica pra focar no trabalho. E, nisso, a gente aprende que é preciso produzir o máximo no menor tempo possível.
O problema é que isso não tem nada a ver com a produtividade. Isso tá muito mais relacionado a um trabalho que estamos seguindo ao longo dos anos, onde precisamos de um grande volume de produção pra ter sucesso. O famoso “produza mais para ter mais resultado”.
Pra você conseguir ser mais produtivo, a primeira coisa que precisa entender é que a produtividade não é sobre a sua gestão de tempo. Ela é sobre a gestão do seu propósito.
Vamos supor que você é um escritor. De que adianta passar horas escrevendo algo que não faça o menor sentido pra você? Se você for ilustrador, qual o sentido de passar oito horas por dia desenhando algo com o qual não se relaciona?
A produtividade tá em buscar o propósito no nosso trabalho. Talvez, hoje, ainda não esteja claro pra você qual o sentido naquilo que você faz. Ou, talvez, você ainda não tenha encontrado qual o trabalho que faz sentido pra você. Não entende o que pode oferecer pra você e pro mundo com a sua obra.
E isso é super normal. O nosso propósito é alimentado com o passar do tempo e com busca pelo autoconhecimento. Quanto mais você aprende sobre si mesmo, mais entende as suas motivações e porque tá realizando o seu trabalho.
O nosso trabalho fica muito mais fácil quando a gente entende quais atividades precisamos ter no nosso dia a dia que usam o melhor de nós, aquilo que é nosso por essência. Aquilo que faz sentido pra você.
Usando os dois exemplos de cima, o escritor pode descobrir que deseja despertar novas paixões e interesses na sociedade através dos seus textos. Então, ele vai querer escrever cada vez mais artigos, livros etc. que tenham essa função. E quanto mais pessoas forem impactadas pelo seu trabalho, mais ele vai querer escrever.
Ou, quem sabe, o ilustrador pode descobrir que o seu propósito é colorir as grandes cidades pra trazer um pouco mais de vida para as paredes cinzas. Quanto mais pessoas forem impactadas pelo seu trabalho, mais pessoas ele vai querer impactar e mais ilustrações vai fazer.
A produtividade no trabalho criativo não é sobre o tempo que você passa trabalhando ou sobre quanto você faz todos os dias, mas sobre como você tá impactando as pessoas no mundo através do seu propósito e como isso cria mais energia pra você seguir com a sua jornada criativa.
Quer dicas sobre como ser mais produtivo sem deixar de lado sua criatividade?