O poder da multipotencialidade em tempos de especialidade

O poder da multipotencialidade em tempos de especialidade

Você passou tanto tempo ouvindo as pessoas dizerem que precisava se tornar especialista em alguma área de trabalho que falar de multipotencialidade pode até soar estranho. Talvez até pareça um pouco de loucura. Mas ser multipotencial é uma ponte para o futuro.

A especialidade é reflexo de um tempo em que a gente precisava se aprofundar muito numa área de conhecimento pra poder encontrar um trabalho. Hoje, a gente constrói os nossos próprios trabalhos e consegue unir diferentes áreas que a gente domina.

O que significa a multipotencialidade?

A primeira coisa pra entender o que é multipotencialidade é pensar como nosso cérebro funciona. A gente nasce com muitos potenciais. Ninguém nasce especialista em nada.

Antigamente, uma mesma pessoa precisava saber caçar, cozinhar, construir, plantar etc. Claro que todos tinham uma área que dominavam mais, mas todo mundo precisava saber fazer de tudo um pouco. Afinal, na hora do aperto, você faz o que for necessário.

Com a revolução industrial, a gente foi forçado a se especializar em algumas áreas específicas pra se adaptar a esse novo mundo. Se antes, uma pessoa sozinha construía todas as partes da carroça. Agora, cada pessoa seria especialista em apertar um único parafuso.

Esses muitos potenciais foram ”roubados” de muitos enquanto cresciam porque nos falaram que precisa ter foco em uma coisa só. Mas alguns, como a gente aqui da Nave, ficou com essa pulguinha atrás da orelha e quis aprender muito sobre muitas coisas diferentes. E é isso que a gente chama de multipotencialidade.

Vantagens e desafios de pessoas multipotenciais

Uma das maiores vantagens é que a multipotencialidade é um jeito mais divertido de levar a vida. A gente aprende sobre o que a gente quer. A gente tá sempre buscando coisas novas e vivendo de um jeito feliz. A gente não precisa abrir mão da nossa essência.

E isso é transformador. Se desamarrar dessa pressão de focar em apenas uma área é libertador. A gente passa a costurar conhecimentos interdisciplinares e transformar o mundo através da nossa própria experiência pessoal.

Mas, junto disso, surgem alguns desafios. E os principais deles são:

  • Superar o julgamento das outras pessoas que dizem que você não tem maturidade ou rumo na vida;
  • Ter foco naquilo que precisa ser feito, mesmo com a cabeça fervilhando de novas ideias;
  • Não se cansar muito rápido e manter a constância nas suas ações;
  • Se posicionar como um “não especialista” e conquistar o seu lugar no mercado;

O futuro é multipotencial

A boa notícia é que, apesar de todos esses desafios que a gente falou acima, o futuro é multipotencial. Como a gente disse, a necessidade dos especialistas é reflexo da era industrial. Eles foram importantes para os avanços científicos e tecnológicos, mas agora chegou a hora dos multipotenciais darem um novo rumo pra esse caminho.

A multipotencialidade permite a gente costurar o conhecimento de diversas áreas pra criar algo novo. Você pode pegar toda a sua bagagem e criar algo do zero. Você não precisa buscar um trabalho. Você é capaz de criar o seu próprio trabalho. Você é capaz de criar uma nova era.

O futuro é multipotencial!

Jornada Criativa

Descubra seu próximo passo

Bora descobrir em que momento da sua jornada criativa você está? Aqui na Nave, a gente tem um quiz que vai te ajudar a encontrar o próximo passo

Outras postagens
5 dicas pra empreendedores criativos venderem de forma autêntica

5 dicas pra empreendedores criativos venderem de forma autêntica

Vender de forma autêntica não é complicado como muitas pessoas fazem parecer. O caminho é abrir mão de hacks...
Como trabalhar com uma copy autêntica e persuasiva!

Como trabalhar com uma copy autêntica e persuasiva!

A forma como você se comunica com o seu público é um dos fatores mais importantes pro sucesso do...
Como definir o público-alvo em 7 passos!

Como definir o público-alvo em 7 passos!

Definir o público-alvo de um negócio é um dos passos mais importantes de todas as estratégias. É quase que...
Branding: Como trabalhar a imagem do seu trabalho criativo

Branding: Como trabalhar a imagem do seu trabalho criativo

Você, com certeza, já ouviu falar muito de branding. Essa é uma palavra muito famosa no meio do empreendedorismo,...
O que é Método AIDAR? E como usar em negócios criativos?

O que é Método AIDAR? E como usar em negócios criativos?

Você já ouviu falar em Método AIDAR? E em AIDA? Esse é um modelo de vendas, marketing e comunicação...
4 estratégias de vendas pra aplicar no seu negócio criativo

4 estratégias de vendas pra aplicar no seu negócio criativo

Você já pensou que é possível escalar o seu negócio criativo com estratégias de vendas simples que você pode...