28 de junho de 2018

Nomadismo com propósito: uma forma de impactar o mundo!

Tudo que você precisa saber para encaixar viagem, trabalho e propósito numa mesma frase.


VI-A-JAR, o verbo que faz corações aventureiros palpitar com mais força. O “tum-tum” fica mais forte só de imaginar uma nova experiência, em um novo lugar, conhecendo novas pessoas. Acontece aí também? Pra você, o roteiro só fica completo se há conexão e troca no meio do caminho? Você já se pegou pensando em viver um tempo como nômade, morando um pouquinho ali na Ásia, outro tiquinho na Europa e quem sabe passando um tempo conhecendo alguns países da América Central?

Mil e um roteiros já foram imaginados mas sempre bate aquela dúvida: é possível mesmo trabalhar (seja cuidar de um negócio a distância, se dedicar a um projeto voluntário ou os dois juntos) enquanto viajo? Aí a danadinha da dúvida vem e arrasta pra baixo do tapete essa história de sair por aí… Mas ó, chegou a hora de tirá-la debaixo do tapete e conhecer jeitos das suas rotas-dos-sonhos se tornarem reais!

Através do projeto Do For Love, Leticia Mello compartilha suas aventuras nômades e inspira pessoas apaixonadas por estarem em movimento! O lema de Letícia é “o plano é não ter plano” e, assim, se permite aproveitar as oportunidades que surgem no meio do caminho, construindo uma relação de troca com pessoas que se conecta durante suas jornadas. O conteúdo do projeto Do For Love deu origem a um livro e também a um filme e esses materiais são fruto das memórias e impressões de Leticia em suas experiências pela estrada.

Leticia mantém seus roteiros de viagem em aberto, mas isso não quer dizer que não tenha um planejamento por trás dessa vida nômade, ein?! Durante suas viagens, ela vai adaptando sua rota pra economizar, por exemplo, no preço da passagem e também pra dizer “sim” a trabalhos social que vão pintando no meio do caminho. E no VQV Convida ela compartilha um pouco das delícias e dores da vida nômade, espia só, o que ela nos contou:

  • como o trabalho pode ser sua maior força de mudança ao redor do mundo;
  • como planejar um projeto de nomadismo que faça sentido para o seu estilo de vida;
  • duas ferramentas pra encontrar projetos sociais pra impactar vidas enquanto viaja;
  • a importância de ter um planejamento flexível para assumir o nomadismo;
  • prioridades: a palavra de ordem pra iniciar a jornada do nomadismo;
  • como viajar de forma inteligente e com pouca grana;
  • alguns jeitos para ganhar dinheiro pra financiar a viagem (durante a viagem!);
  • quando o nomadismo por paixão virou um projeto sustentável, o Do It For Love;
  • dicas de como organizar a rotina de trabalho e diversão enquanto viaja;
  • os paranauês pra encontrar voos baratos.

Vem se inspirar, vem:

Abrir mão e priorizar, esse é o grande desafio para quem está começando uma vida nômade.” ~ Leticia Mello

E por falar em abrir mão… Chegou a hora de você construir essa reflexão sobre nomadismo com a gente: imagine que você está prestes a arrumar sua bagagem pra morar por um tempo longe da sua casa, o que você sentiria mais dificuldade de abrir mão pra sair por aí desbravando o mundão?


Acompanhe o projeto Do For Love, clicando aqui.

Veja mais em: Bússola

Receba dicas de como transformar
paixão e talento em negócio!