Você acreditou na fábula de ser feliz fazendo o que ama? E no dia a dia da rotina empreendedora está percebendo que nem tudo são flores? Tem dias que a motivação para empreender te faz companhia e os dias são dinâmicos, criativos e leves? E em alguns outros dias a tal da motivação, não te faz companhia e é na solidão, ali no ateliê ou escritório, que o medo e a insegurança começam a falar mais alto?
Não. Viver fazendo o que ama não é acordar todos os dias inspirado, motivado ou cheio de energia e já dizia Rafa Cappai no livro Criativo e Empreendedor, sim senhor!:
A verdade é que empreender é mesmo um processo bipolar, uma estrada cheia de curvas. E amar o nosso trabalho é a pílula que a gente toma pra não ficar mareado e desistir da viagem. ~ Rafa Cappai
Reconhecer que a bipolaridade fará parte da sua trajetória empreendedora é o primeiro passo pra começarmos falar sobre motivação para empreender. Para se manter não só motivado, mas também inspirado vamos conversar um pouco mais sobre consistência e hábitos?
As palavras hábito e rotina pode causar arrepios em algumas mentes criativas, afinal de contas ambos os termos estão relacionados a uma certa dose de padronização. Você já parou para pensar que seu inconsciente reproduz hábitos simplórios cotidianamente? Pode ser que você tenha se arrepiado ao ouvir as duas palavrinhas ali em cima, mas olhar atentamente para seus hábitos e criar outros que estejam relacionados a motivação para empreender é totalmente possível!
Por exemplo, ao mapear alguns comportamentos e perceber que acordar cedo, tirar um dia da semana para o ócio criativo e preparar o seu café da manhã são ações que fazem a sua semana ficar mais produtiva e criativa, voilà, temos aqui hábitos a serem estimulados e que com certeza desencadearão mais motivação para vida e negócios.
Não podemos falar de hábitos sem citar o livro “O poder do Hábito”, do autor Charles Duhigg, um título indispensável para quem quer começar a refletir sobre seus hábitos. Temos uma review sobre ele no #NaEstanteDaRafaCappai, espia só:
Consistência tem a ver com: Não esperar a inspiração ou a motivação bater em minha porta!
Hábitos e rotina consistentes vão mandar pra bem longe toda sua dificuldade de ir até o fim com seus projetos e ideias. Ninguém se mantém motivado e inspirado vinte quatro horas por dia e é aí que entra a dona consistência.
Crie consistentemente, se organize consistentemente e a motivação para empreender se manterá abundante!
Neste #VQVResponde, Rafa Cappai compartilha algumas sacadas sobre como os hábitos podem te ajudar a se manter motivado para tocar o seu negócio criativo. Vem pro play e #boracriarhabitoscriativos:
Motivação é construção. ~ Rafa Cappai.
📌 Sua motivação, suas regras:
Completa a frase com o que é importante pra você e bora estender os papos nos comentários!
Nos vemos aí embaixo!