Marketing Digital Autêntico: 5 ensinamentos de Marie Forleo

Como aplicamos os ensinamentos de Marie Forleo sobre marketing digital autêntico e com propósito.


O jeito tradicional de fazer marketing digital te paralisa? Toda aquela história de fórmulas mágicas, comunicação agressiva e pouco empática não está alinhado com o jeito que você se conecta com seu público? Nós acreditamos que dá SIM pra ter um negócio digital com o marketing bem redondinho e “fora da caixinha”. Assim como a gente, Marie Forleo é defensora de um marketing digital que seja de verdade, com propósito e autêntico. Neste post compartilhamos cinco coisas que aprendemos com ela: a artista, empreendedora e mentora B-School.

Rafa Cappai, a comandante da Espaçonave, cursou a B-School em 2013 e desde então tem aplicado e compartilhado tudo o que aprendeu com Marie Forleo sobre marketing digital, negócios digitais com propósito e sobre ter consistência e persistência pra construir um negócio digital com o coração.

Esperamos que essa lista com algumas das cinco maneiras que aplicamos o que aprendemos com Marie Forleo seja atemporal e se encaixe – claro que em maior ou em menor grau, dependendo do seu negócio – naquilo que você busca pra te inspirar a dar o seu pontapé no marketing digital do seu negócio.

Se você é do time que acredita que é possível crescer sua audiência através de uma conexão verdadeira, confira algumas das cinco maneiras que aplicamos a metodologia da Marie Forleo aqui na Espaçonave:

#1 – Produção de conteúdo de forma consistente e frequente

Marie Forleo bate sempre na tecla de que um dos pilares do marketing digital é o conteúdo de qualidade. Sem dúvidas nenhuma a produção consistente e frequente de conteúdo que sai daqui da Espaçonave nos aproxima de astronautas que acompanham nosso conteúdo gratuito e se mantêm aquecidos e informados sobre os nossos cursos.

A consistência nos garante autoridade ao espalharmos nossa mensagem e a frequência faz com que não sejamos esquecidos e o resultado disso é o crescimento da audiência orgânica da Espaçonave, pois estamos do lado de cá buscando constantemente entregar valor aos astronautas. ❤

#2 – Mensagem de Bordo: o poder de uma newsletter

A proximidade que uma newsletter pode criar entre você e sua galera é algo muito poderoso. Por aqui na Espaçonave, a Mensagem de Bordo é o crème de la crème do nosso conteúdo gratuito. É por lá que a Rafa Cappai, em primeira pessoa, se expressa através de histórias, trazendo as dores e os sabores do seu dia a dia quanto criativa e empreendedora.

Através da Mensagem de Bordo, a conversa se estende. Sempre que possível pedimos pitacos da audiência e somos respondidos com muito mais do que esperamos, recebemos histórias de criativos que estão driblando seus medos e colocando suas paixões no mundo através do empreendedorismo criativo. Essa troca é lindimais!

marie-forleo-ensinamentos
© Raval Filmes

#3 – Conexão com a audiência através de conteúdos gratuitos

Será que conteúdo gratuito precisa entregar valor? Sim, senhor! No marketing digital com propósito é assim: liberou, entregou! 🚀

E por aqui na Espaçonave fazemos isso através de conteúdos no Youtube, a Mensagem de Bordo, aulas gratuitas e em cada post nas redes sociais e no blog. Ser consistente e frequente na produção de conteúdo não seria o bastante caso a forma com que nos comunicamos não nos conectasse com as pessoas e seus desejos e problemas.

Vamos supor que você gostaria de saber mais sobre economia criativa e chegou até o canal da Espaçonave no Youtube. Suponhamos que você só tenha encontrado por lá vídeos que não te entregavam valor. Sua expectativa com relação a gente certamente iria desmoronar, né?!

Investir em um conteúdo gratuito que seja sólido e verdadeiro é uma ação estratégica para se conectar com seu público.

#4 – Linguagem clara, sem preciosismos

No começo nem tudo eram flores… Antes de embarcar na B-School, Rafa Cappai torceu o nariz quando teve seu primeiro encontro com o conteúdo da Marie Forleo. De primeira vista Marie pode ser americana demais, cheia de superlativos e muito direta, isso pode assustar. E foi o que aconteceu com a Rafa. Mas na segunda oportunidade, o incômodo saiu da linha de frente e a mensagem de Marie falou mais alto.

O que nos inspira em Marie é a sua forma clara, direta e divertida de se comunicar. A espontaneidade é fermento de conexão!

Além de querermos nos conectar, nosso objetivo é ensinar através de uma linguagem simples e não convencional as temáticas do empreendedorismo. Às vezes até derrapa um palavrão, quem nunca… 😬

#5 – O site da Espaçonave: a casa de todos os nossos conteúdos e ofertas

Estamos falando de marketing digital e a internê é a nossa rua, certo?! E pra que essa relação flua bem é importante que o seu negócio tenha uma “casa” bem cuidada, que centralize tudo aquilo que seu negócio é, aka, um site!

Para Marie, um site criado estrategicamente cumpre três funções:

✅ Conecta: o site é sua casa própria e é o seu lugar de expressão. Também é o lugar pra concentrar todas suas ofertas, seus conteúdos e o que mais você achar importante pra gerar valor ao seu público e às novas pessoas que chegaram até você.

✅ Captura: no bom sentido da palavra, capturar é deixar um espaço pra sua audiência te “pedir mais” e deixar o e-mail ou algum outro meio de contato, pra vocês conversarem mais de pertinho.

✅ Converte: se seu site conectou e seu futuro cliente pediu mais conteúdo, assinou sua newsletter e ficou mais próximo, a terceira função será cumprida com sucesso na hora que suas ofertas forem bem recebidas e seu público partir para o próximo passo: investir (dindin! tostões!) no seu trabalho!

Seu negócio já tem um site azeitadinho que cumpre essas três funções?

No nosso caso, esse todo bonitão que você está vendo foi construído através de… voilá, conexão! Primeiro tivemos a ideia de dar uma reformada na casa digital da Nave, a ideia ficou no fundo da gaveta por um tempo e antes tarde do que nunca, colocamos o projeto nas mãos da equipe da Little Monster que executou toda a reforma do nosso cafofo. ❤


Agora que trouxemos esses cinco ensinamentos poderosos que aprendemos com Marie Forleo, sugerimos que aprofunde seus estudos através das aulas preparadas pela Rafa Cappai com algumas das aulas da Marie traduzidas e sintetizadas:

Aula 01: 06 Pilares do Marketing Digital Autêntico

Aula 02: 13 chaves do negócio digital de sucesso 

Conta pra gente: Qual tem sido sua estratégia na hora de produzir conteúdo para conectar o seu trabalho com sua galera? A gente se vê nos comentários!


A Espaçonave é embaixadora exclusiva da B-School no Brasil, se você quiser saber mais sobre esse curso que impactou a jornada empreendedora da Rafa Cappai, clique aqui!

Seu inglês está afiado? Clique aqui e receba as aulas do curso gratuito introdutório da Marie Forleo.

Outras postagens

Os 7 principais erros no empreendedorismo criativo (e como evitá-los!)

Os principais erros no empreendedorismo que até os empreendedores mais experientes cometem! E um deles pode estar impedido que...

Home office: como ser produtivo trabalhando em casa?

Os 5 desafios do home office e oito dicas pra você trabalhar melhor de casa! Você faz home office...

Plágio: o que fazer quando copiam meu trabalho?

Copiaram meu trabalho, e agora? Confira 7 ações práticas que vão te ajudar lidar com uma situação de plágio!...

Como validar minha ideia de negócio?

O que preciso fazer pra validar minha ideia de negócio? Confira os 8 passos que preparamos pra te ajudar!...

Movimento maker: 5 tendências de produtos criativos

As tendências de produtos criativos do movimento maker Você é empreendedor criativo, faz e vende os seus produtos? E...
como-escrever-um-livro

Como escrever um livro: os 5 primeiros passos

Como escrever um livro? Comece respondendo essas cinco perguntas! Seu talento é se conectar com as pessoas através das...