7 de agosto de 2018

Diário de Bordo Decola! LAB #06: O Desembarque!

Chegou a hora de afivelar os cintos e preparar para a aterrissagem!


DIÁRIO DE BORDO: MISSÃO #06  { 07.08.2018 – 20h00min – O Desembarque! }

📌 Objetivo: relatar os últimos dias de imersão e as expectativas após essa decolagem.

🚀 Nota climática: enquanto continua fazendo frio lá fora, os tripulantes se aquecem em abraços carinhosos de despedida de mais uma turma do Decola! LAB.

>>> Início do relatório da missão #05


GABÊ (@gbstcl) • QUER SE RECONECTAR AO SEU PROPÓSITO

Gabê, nossa querida agilizadora dos rolês, concluiu suas atividades na Espaçonave e está pronta para se conectar com o novo! No Instagram ela continua compartilhando sobre seus processos e jornada criativa. Pra dar o carinho e atenção merecida a tudo que vem de novo, Gabê não participou das Missões 05 e 06.

O mundo sempre guarda um tantão de coisas surpreendentes pra pessoas que fazem diferença por onde passam e temos certeza que a Gabê já está preparada para recebê-las!

 


HEITOR (@sbamduck) • QUER DESENHAR UM NOVO PROJETO

Diário de Bordo, missão #06, tarde aconchegante de inverno!

Módulo desse report: Lançamento…

Chegou o Módulo 6, e junto com ele minhas férias. Tirei uns dias para descansar um pouco e pensar de forma mais livre. Percebi sim que preciso voltar a colocar em práticas certas coisas mesmo antes de estar pronto, preciso evoluir as etapas antes de imaginar meu produto perfeitamente pronto e funcionando. Eita perfeccionismo me ferrando com sua amiguinha procrastinação! Senti que rolou um bloqueio, até porque não consegui colocar meu 30 Ideias 30 dias até hoje no ar! Mas esse click foi muito importante, aliás todas essas chavinhas que viraram durante o curso foram fundamentais para como me encontro hoje!

De fato é preciso “Ação e não pensamento” e “As respostas de fato só vêm do mundo real”, é muito difícil sair da zona de conforto, mas sinto que agora é e sempre foi a melhor hora! Venho perseguindo a consistência nesse processo do Decola! LAB, quase obsessivamente e acabei entendendo que ela nem sempre vem acompanhada de arroubos de produtividade, de criatividade ou crescimento. O que acontece de fato é uma pequena mudança a cada ato de consistência, que nos leva a um estado diferente do anterior e promove toda uma resistência nova em torno desse novo momento. Os físicos já demonstraram que o atrito estático é bem maior que o dinâmico. O que significa que depois que começamos a nos mexer a tendência é que a resistência que nos leva ao estado de repouso diminua cada vez mais, mas vamos começar a lidar sim com a resistência do vento quando começarmos a correr e querer voar. O fundamental é se expor sempre ao novo, diariamente, é persistir com consistência. Então a chave é não parar e adaptar o seu movimento para que consiga atingir seu fluxo de produção, criatividade e de energia!

Foi incrível essa nova viagem até aqui, e ela de longe não é um início nem um fim em si mesma, e nem acaba por aqui. Mas foi uma jornada que me encheu de novas ferramentas, inspirações, pessoas e aprendizados. Foi massa fazer o curso lado a lado com pessoas tão incríveis e perceber que juntos somos mais fortes e melhores. Muito obrigado a todos por tanta inspiração e carinho. Esses caracteres terminam por aqui, cheios de amor, orgulho e admiração por tanta gente massa, que se dispõe a cada dia transformar o mundo ao seu redor.”

ANA (@caroanalina) • QUER ENTREGAR O MELHOR DE SI PRO MUNDO

“EU NÃO ACREDITO QUE NÃO SALVEI O ÚLTIMO EXERCÍCIO DO DECOLA”, sim, astronauta, sim. Mesmo que minha ideia de negócio não seja pra lançamento imediato, o módulo Lançamento foi feito com todo carinho, refleti sobre cada questão e sonhei – ãh! como sonhei – com as etapas do meu projeto de escrita livre e quando fui ver, tinha perdido tudo. Tudo que é digital pode se desmanchar em um clique, lembremos sempre dessa lição, ein?
O Decola foi a minha primeira experiência de curso online com maior tempo de duração e pude aprender muito sobre mim módulo após módulo. Aprendi sobre minha procrastinação, sobre meus medos, sobre minha coragem, sobre dar um tempo e também sobre correr contra o tempo. Acabei esbarrando com memórias que justificam o que sou hoje, o que quero ser no futuro e o que quero entregar ao mundo nesse meio tempo.

Se fiquei triste por meu exercício ter se transformado em poeira cósmica? Fiquei! Mas não ter salvo as respostas foi o último ensinamento que o Decola! LAB me permitiu ter. A verdade é que perco ideias e “respostas” diariamente! Seja aquela ideia maravilhosa que tive no banho e assim que desliguei o chovendo ela escorreu pelo ralo, seja aquela resolução incrível que acordei com ela repentinamente na madrugada e não consegui lembrar ao amanhecer ou seja também pelos exercícios meticulosamente respondidos e não salvos. Uma vez, não lembro exatamente em que situação, lembro da Rafa Cappai dizendo que tinha um-zilhão de ideias no banho e comprou um bloquinho de notas a prova d’água para anotá-las enquanto estava na ducha, mas que depois percebeu que na verdade era importante deixar elas fluírem livremente e se concentrar apenas no banho, porque se de fato elas fossem ideias memoráveis não seriam levadas ralo a baixo e certamente viriam à tona noutro momento. Nunca esqueci desse comentário, inclusive fiz uma nota mental sobre ele! Perder a minha resposta dos exercícios foi, de certa forma, praticar o desapego do meu plano de ação e deixa-lo ir sem ressentimentos com o tranquilo pensamento de que voltarei a cada questão proposta no exercício e as respostas saíram ora iguais, ora diferentes e tá tudo bem.

Nesse fim de decolagem pisar em terras firmes parece um pouco estranho, a mala de mão que levei ao Espaço com apenas o dito essencial, volta abarrotada de aprendizados, histórias e novos conceitos adquiridos ao longo dessa incrível viagem.
Se tratado de um curso online, a única coisa que nunquinha se desmanchará num clique são as relações e troca que pude ter com os astronautas que compuseram comigo a tripulação do #decola2018. Aprendi com vocês sobre sonhos e pluralidade, obrigada! <3

A gente se vê por aí na Terra, no espaço sideral ou na interwebs! 😛

Câmbio, desligo. “

 

MANU (@e.appel) • QUER DESBRAVAR NOVOS RUMOS

“Bah! Que viagem…

O Decola chega ao fim ao mesmo tempo muitas que mudanças acontecem aqui na sala de comando.

Escrevendo mais uma página do nosso diário, eu reflito sobre uma frase que enviei no último e-mail aos alunos na semana passada: “Tudo tem começo e meio. O fim só existe para quem não percebe o recomeço.” ~ Luiz Gasparetto

Nossa vida é feita de ciclos, uns maiores outros menos, uns super intensos, outros nem tanto. Mas é isso a vida, uma sucessão de etapas que vão pouco a pouco nos levando para um lugar mais além.

As três turmas do Decola! LAB que eu tive o prazer de acompanhar e fazer parte me ensinaram muito sobre mim e minhas limitações, sobre o outro também; me aproximou de pessoas fantásticas com ideias mais fantásticas ainda; me ensinou sobre calçar os sapatos do próximo, isto é, enxergar como é ser e sentir as dores de alguém que habita um universo completamente diferente do seu.

Foi uma jornada foda! Mas que se encerra aqui.

Agora eu me preparo pra partir em outra viagem, um novo recomeço. Onde eu vou pôr à prova tudo que eu compartilhei durante esse tempo em que estive por aqui na Espaçonave, ajudando essas pessoas fantásticas à trazer seus sonhos pro mundo.

Compartilhar esse diário foi um exercício nada mole de auto-conhecimento e disciplina que trouxe luz à questões importantes sobre mim que ficaram na sombra por muito tempo. Muito obrigado se você me acompanhou até aqui, espero que nosso diário tenha te inspirado de alguma forma a fazer mudanças sobre a forma de enxergar sua relação com o trabalho e consigo mesmo.

Sem dúvidas, a maior riqueza dessa vida são as relações que cultivamos nessa breve passagem aqui na Terra e pros meus companheiros de tripulação eu só tenho a agradecer quem me ajudou a enfrentar as turbulências e dizer mais uma vez: OBRIGADO POR TEREM FEITO PARTE DESSA HISTÓRIA! Vocês estão comigo pra sempre.

Eu me despeço da Nave já com um misto gostoso de saudade e satisfação e com a tarefa de trazer ao mundo meu projeto que se iniciou anos atrás. O Módulo 6 – Lançamento ainda vai ser colocado em prática nas próximas semanas e quem quiser acompanhar esse nascimento, basta me seguir @e.appel + @bodyrockstore vai se uma delicia se a gente poder continuar nosso contato por lá. Posso esperar?
Nos topamos pelas esquinas dessa galáxia! 😉

Um beijo

Câmbio final, desligo.”

 

GLAUBER (@glaubersilva.s) • QUER UNIR SUAS PAIXÕES COM CONSISTÊNCIA

“O que foi  mais importante pra mim no módulo 5 do Decola! sobre comunicação e marketing foi a mudança de visão na forma de enxergar um funil de vendas. Eu já conhecia o conceito AIDA (atenção, intenção, desejo e ação) apresentado no decorrer das aulas, mas nunca tinha imaginado estruturar o meu funil de vendas através desse conceito. Sempre aprendi sobre a importância da criação de conteúdos topo de funil, meio de funil e final de funil. Mas o modelo AIDA traz uma clareza muito maior do que fazer na hora de organizar a sua estratégia de nutrição. Pode parecer algo simples para alguns, mas a visualização gráfica do funil dividida entre cada uma das etapas do modelo AIDA facilitou e muito a forma como eu penso a partir de agora a construção de estratégias de nutrição de conteúdo da minha galera através de funis de relacionamento e vendas.

Já no módulo 6 do Decola! sobre lançamento eu pude me perceber em situações onde o perfeccionismo me paralisa, pois apesar de ser uma pessoa muito prática que geralmente faz as coisas mesmo sem estar pronto, também tenho traços de perfeccionismo que me deixam ir somente até certo ponto. Acho que muito disso se deve ao medo mesmo de colocar algumas ideias no mundo e tudo mais. Esse último módulo também fala muito sobre fundamentos de marketing e lançamentos propriamente dito, mas o que fez mais diferença pra mim foi essa análise mais interna para descobrirmos o que nos impede de colocar os fundamentos em prática de fato.

Com isso chego ao final do Decola! com a certeza de que esse é um curso bem diferente de qualquer outro de marketing digital e/ou negócios que eu já fiz, pois a preocupação com o que faz sentido para o aluno torna o programa único, já que a ideia não é reproduzir “fórmulas mágicas” que funcionam igualmente para todo mundo, mas sim auxiliar na construção da sua própria fórmula. E isso é algo que eu pessoalmente valorizo muito, pois vivo em busca dessas construções em várias áreas da minha vida e agora tenho ainda mais ferramentas para fazer isso na vida profissional através das dicas, conceitos e fundamentos que aprendi no decorrer de todos os 6 módulos do Decola! LAB. =D”

 


LARISSA (@camposlarissa) • QUER SE EXPERIMENTAR

“Alô tripulantes, prontos para o pouso?

É a última vez que escrevemos pra vocês (pelo menos por enquanto) e eu não poderia deixar esse climinha gostosinho de finalização ir embora, sem me despedir direito. Ah não, não se preocupem, vocês ainda vão esbarrar muito comigo nas salas de suporte e relacionamento. Sempre que precisarem é só bater lá! Sala 15 do corredor amarelo! Anotem aí!

É preciso dizer que estar desse lado aqui não nos priva de sentir as mesmas coisas que vocês sentiram durante a viagem. Eu também me questionei, travei, vi e revi umas aulas que eu jurava que nunca iriam entrar na minha cabeça. (Cada um tem o seu próprio reloginho, lembram?) Mas ó, cá estou eu, inteira, ainda mais sonhadora que antes e com as orelhinhas mais abertas pro mundo.
Durante todo esse processo, eu fui dando forma a algo que eu não sabia que queria. Ajudar as pessoas através da escrita. Me questionei de muitas formas como eu faria isso. Hoje, já sei, mais ou menos, por onde caminhar. A Escrita Curativa tem me rondado, dia após dia. Então vocês já sabem que vão me ver falando muito sobre isso daqui pra frente.

E eu acredito que o Decola! tem esse efeito. De te abrir os olhos pra você mesmo, de te mostrar que você é capaz de muita coisa e que as ferramentas pra trilhar esse caminho, estão – quase – todas com você. Então eu não poderia deixar de dizer que eu me sinto mais forte, mais independente e mais pronta. Porque mesmo que a gente nunca ache que está cem por cento pronta, eu sei que estou mais do que ontem.
Por fim, eu quero agradecer à todo mundo que esteve nesse barco (ou nave, haha!). Que se desafiou, que questionou, que colocou as ideias na mesa e trabalhou elas com a gente. Foram meses incríveis e eu me senti um belo malabarista tentando equilibrar todas as áreas da minha vida, mas eu não trocaria por nada no mundo essa sensação de estar criando um novo futuro. De estar construindo o meu próprio foguetinho.

E ó, deixa eu confessar, que eu não vejo a hora de voar de novo! Então decolegas, até a próxima! Yaay! <3″

 

RENAN (@renandieguesphoto) • QUER EXPLORAR SUAS POTÊNCIAS

Ai ai ai que jornada incrível!

Hello, câmbio… Como estão queridos astronautas!?

Módulo de lançamento… pois é! Hora de se jogar mais do que nunca. Então vamos falar um pouquinho sobre isso…
Há mais um menos um ano, peguei uma câmera que eu tinha parada na minha casa, chamei uma amiga minha e perguntei: “Posso te fotografar?” Ela, meio sem entender disse: “Pode, mas porquê?” Respondi sem hesitar: “Sou fotógrafo”. Sim, eu já estava aparentando antes mesmo de tentar. rs

Fizemos as fotos e num relapso de coragem joguei na internet. Aconteceu. Recebi uma mensagem daqui, um convite dali e quando vi, estava fotografando. No processo, meu negócio foi ganhando vida, forma e personalidade. Fui montando site, orçamento e deixando ele redondo aos poucos.
Sim, quem vem acompanhando sabe que comecei o Decola já com um negócio, mas é sempre hora de se reinventar! Por isso nada mais de esperar por outro relapso de coragem… o negócio é ir com medo mesmo e por novamente a cara a tapa! E o MVP e as outras super dicas de marketing estão aí pra nos ajudar a deixar tudo mais gostosinho. rs
Por isso encerro meu relatório deixando claro que estou me reinventando e me inventando em outras coisas! Munido de ferramentas novas, inspirações e medos não mais temíveis, mas incentivadores!
Agradeço muito a Rafa e aos meus decolegas pelo processo e bora encher a galáxia de criatividade!

Sigo ansioso para nos cruzarmos por aí!

Obrigado,
Câmbio, desligo!”

>>> Fim do relatório da missão #06

Até a próxima missão. Câmbio, desligamos! ☎


O que é esse tal Diário de Bordo?

Uma série composta por posts aqui no blog, cocriados com 7 pessoas criativas e destemidas que trabalham na Espaçonave e que decidiram embarcar no Decola! LAB, dessa vez com crachá de astronauta, pra tirar a poeira das ideias e desengavetar alguns projetos. Ao longo das dez semanas do curso eles vão compartilhar suas impressões, insights e experiências dessa jornada.

👉 Para acompanhar as missões e conhecer mais astronautas que estão compartilhando seus estudos na internê é só ficar de olho na hashtag #decolalab2018 no Instagram. E claro, acompanhe as novidades da série e os vídeos através do Instagram da Espaçonave, clicando aqui.

E se você é um astronauta do Decola! LAB 2018, compartilhe também o seu processo de estudos e descobertas, vamos construir o Diário de Bordo juntos! 💜 

 

Receba dicas de como transformar
paixão e talento em negócio!