14 de julho de 2018

Diário de Bordo Decola! LAB #05: reta final da jornada!

De repente estamos na penúltima Missão! 😱 🚀


DIÁRIO DE BORDO: MISSÃO #05  { 14.07.2018 – 11h30min – Reta Final Da Jornada!}

📌 Objetivo: compartilhar o processo de estudos e descobertas durante o Decola! LAB, cada um a sua maneira e seguindo o seu ritmo.

🚀 Nota climática: a frente fria chegou com tudo e as atividades dentro da Nave deram uma acelerada! Mesmo com o friozinho batendo à porta, os tripulantes mantêm suas ideias aquecidas e continuam se movimentando.

>>> Início do relatório da missão #04


GABÊ (@gbstcl) • QUER SE RECONECTAR AO SEU PROPÓSITO

Gabê, nossa querida agilizadora dos rolês, concluiu suas atividades na Espaçonave e está pronta para se conectar com o novo! No Instagram ela continua compartilhando sobre seus processos e jornada criativa. Pra dar o carinho e atenção merecida a tudo que vem de novo, Gabê não participará das Missões 05 e 06.

O mundo sempre guarda um tantão de coisas surpreendentes pra pessoas que fazem diferença por onde passam e temos certeza que a Gabê já está preparada para recebê-las!

 


HEITOR (@sbamduck) • QUER DESENHAR UM NOVO PROJETO

“Diário de Bordo, missão #05, tarde bem gostosa de inverno.

Módulos desse report: Negócio; Comunicação e Marketing!

Achei phoda rever esses módulos, ainda mais um bem pertinho do outro (na minha outra entrada no Decola ficou um gap bem grande entre os dois eu confesso) e fica ainda mais claro o quanto é indissociável pensar um negócio de sucesso com uma comunicação e marketing bem desenhados e amarradinhos com o seu projeto de empreendimento.

Vamos falar de Aprendizado? VAMOOO!! Foi um tapa na cara ouvir a Rafa falar de definir ofertas e de declarar isso pro mundo, falo por mim, mas sei que tem muita gente da área de design que também age do mesmo jeito. A gente cria um portfólio, quando muito, e da umas postadinhas por aqui e por ali do nosso trabalho, como se fosse obra de arte, esperando que alguém aprecie e tome a iniciativa de perguntar se fazemos esse ou aquele trabalho. O jeito é botar essa cara no mundão, definir você o que está disposto e mandar ver nessa network linda da internet, amigos e família!

Bora juntar esse mundo de talentos em um proposta de marca bem massa e compartilhar com geral essas habilidades! Só assim você consegue validar essa sua galera, trabalhando muito com eles, criando laços, abrindo oportunidades!

Psiu! Me deixa contar um segredo!? Quando comecei a trabalhar com a Rafa e a Espaçonave, foi um puro exercício de coragem e de me colocar a disposição! Eu achava o trabalho tão incrível que me dispus a ajudar com o que pudesse, caso ela precisasse do meu trabalho e não é que ela topou?! A gente começou devagar, experimentando essa parceria e hoje já estamos trabalhando juntos a quase 4 anos! Naquele momento eu estava mesmo disponível de corpo e alma e a Espaçonave, ainda no mais no início, super disposta a se arriscar comigo. Essa lembrança é pra mim uma marca constante do quando a gente precisa estar disponível para encontrar as oportunidades nos momentos certos! Aproveitem essa comunidade linda que é o Decola, tenho certeza que muitas parcerias virão daí!

Estou aos poucos me colocando a disposição também dos meus talentos de caligrafia e lettering, como um projeto de negócio para abordar outras características do que eu acredito que posso fazer, ansioso já para ver o que esse universo incrível está guardando pra mim! BORA!”

ANA (@caroanalina) • QUER ENTREGAR O MELHOR DE SI PRO MUNDO

“Câmbio, algum astronauta na escuta, câmbio?

Ao longo do curso fui percebendo que o meu desejo de ter um projeto de escrita livre – que inclusivem já tem até um nome, mas deixo para contar na última Missão – estava relacionado com a minha paixão por conexão com pessoas, construir pensamentos e organizar ideias. O projeto de escrita livre é o meu projeto platônico, citando o termo utilizado por Gab Gomes no VQV Convida, reconhecendo isso, aproveitei o Módulo 5 de um jeito diferente… escolhi revisitar meu capital humano e criativo, me abrir para as oportunidades de ação que já estavam ali ao meu redor e finalmente praticar a tão sonhada ideia de ensinar, compartilhar e conectar. Desde a Missão 04 vocês estão percebendo que a coragem de me colocar pro mundo está crescendo, né? 🌈🌈

E você, astronauta do #decola2018, contribuiu pra que eu desse o START! Vou te contar como… 

Estamos na reta final do Decola! LAB e o tema escolhido para aula extra foi… Redes Sociais! Obrigada astronautas por darem esse empurrãozinho coletivo na minha jornada! Rs Se você ainda não sabe, sou a comissária que cuida do conteúdo web da Espaçonave e estarei com a Rafa Cappai compartilhando um pouco do que aprendi nesses 2 anos e alguns meses de Nave.  Agora façam um exercício criativo e me imaginem lendo a frase em negrito sem pausas, lançando a notícia pro mundo com um ímpeto de coragem. Imaginou? Pois é, seria assim mesmo que falaria caso tivesse que contar a novidade pessoalmente. Com a coragem sobrepondo toda a vergonha e medo de dar errado.  💪

O Módulo 6 é sobre o Lançamento, mas mesmo que ainda não tenha chego lá, me “lanço” no formato beta cheia de entusiasmo para conversar sobre conteúdo web com vocês no dia 18, na próxima Quarta. Tamo junto?  

Responder aos Exercícios do Módulo 5 está sendo um desafio pra mim! Voltar meu pensamento criativo e de marketing para o meu projeto-gostosinho-apaixonado é roteirizar um sonho e enquanto estou cuidando desse menino, quer dizer, projeto, abri as portas do mundo real. 

Mas você deve estar se perguntado: o que um projeto de escrita livre e criativa tem a ver com uma aula sobre conteúdo em redes sociais? Tudo é texto, expressão e significado ❤️ Acredito que a escrita só flui quando está livre de amarras e moldes, seja uma dissertação para o vestibular, seja um post no Instagram, o que vai fazer diferença é a pitada de identidade e criatividade que se deposita no texto. 

Assim, conectando minhas paixões e minhas habilidades, arregaço minhas manguinhas! E estar ao lado de pessoas criativas, destemidas e que tem muito o que me ensinar, fica tudo mais fácil!

Obrigada pelo empurrãozinho, astronautas e companheiros de turma do #decola2018. A gente se vê em breve!

Uma beijoca, Ana.”

MANU (@e.appel) • QUER DESBRAVAR NOVOS RUMOS

Tripulante saindo da velocidade de cruzeiro e entrando em aceleração.

Essa semana mandei logo dois módulos pra correr atrás do tempo perdido! E confesso que talvez não tenha sido uma boa escolha.

Muita pressão interna com muita coisa acontecendo ao meu redor… Deu um leve bug no sistema!

Estamos entrando na reta final dos estudos e cada vez mais saímos do trabalho psicológico e partimos pro “mão na massa”. É muito bom ver tudo que estudamos nos módulos anteriores tomando um pouco mais de forma e trazendo mais clareza de como todas informações levantadas nos módulos anteriores vão se encaixando.

O Módulo 4 – Negócio é uma enxurrada de informação! É a tangibilização de todos nossas vontades e talentos. Fiquei bobo de ver como parece que tudo cabe no seu devido lugar. Lógico que uma coisinha ou outra fica de fora, mas isso é bom pra gente continuar tendo hobbies (onde a gente manda super bem) desatrelados ao trabalho diário. Acho que tem coisa aqui que vai ser aproveitada como elemento surpresa no momento mais oportuno!

Aí quando saímos desse módulo já bate aquele frio na barriga de entrar no próximo, o ponto fraco de todo (ou quase todo) criativo: Vender seu peixe! Sempre fui péssimo em contar vantagem do que faço, é um medo disfarçado de vergonha disfarçada de modéstia que vou te falar, viu! Mas não adianta! Ninguém tem bola de cristal pra adivinhar que você tá com um projeto novo e esse lance de “não vou falar pra ninguém colocar olho gordo” é a maior furada. Eu mesmo já fui vítima disso. Depois as coisas não dão certo e a gente não tem a capacidade de admitir que errou.  É preciso vencer o medo e contar pro mundo seu valor, sim!

O Módulo 5 – Marketing e Comunicação, com certeza será meu maior desafio. Estou quase no fim mas sabendo que vou demorar mais um tempinho nele, talvez eu pague uma “recuperação”, mas é onde definitivamente, agora preciso concentrar minhas energias. Uns dias a mais aqui podem me render bons frutos.

Agora um pouco menos acelerado, eu sigo em direção ao nosso módulo final! Ainda vou refletir um pouco sobre tudo que tá passando aqui na cachola, esse intensivão me deixou meio zonzo, confesso.

Semana que vem partimos em direção ao módulo final! Confesso que estou muito curioso pra saber o que me espera…

GLAUBER (@glaubersilva.s) • QUER UNIR SUAS PAIXÕES COM CONSISTÊNCIA

Entregar mais valor do que o esperado é algo muito possível quando falamos de produção de conteúdo e essa sempre foi a minha meta, pois sempre entendi que essa é uma boa estratégia para se conectar com a minha galera. Mas uma coisa que eu percebi no módulo 4, sobre negócios, do Decola é que muitas vezes eu produzia conteúdos (e produtos) tentando agradar o máximo de pessoas que fosse possível.

E uma grande verdade dita durante as aulas e que no fundo no fundo a gente até sabe, mas ignora, é a seguinte: não dá pra agradar todo mundo! E se você tentar agradar a todos, as chances são de que você não vai agradar ninguém. Eu sei eu sei! Isso pode ser ou parecer muito óbvio pra você agora, mas como a própria Rafa diz durante as aulas, a gente pode facilmente esquecer desse pequeno e importante detalhe no meio do processo de criação.

Mas o grande problema é que essas tentativas de agradar a todos vão tirando a nossa autenticidade ao longo do tempo e fazendo com que a gente crie conteúdos genéricos que não se conectam verdadeiramente com a nossa galera…

Nesse ponto as aulas do módulo 4 do Decola me ajudaram bastante, pois mesmo já tendo feito vários cursos de marketing e estudado muito sobre personas e avatares, no fundo no fundo, acho que sempre meio que negligencie a definição clara desses clientes ideais.

E eu fazia isso justamente porque lá no meu íntimo eu queria fazer conteúdos e produtos que atingissem a todos, parte disso se deve ao fato de que eu ficava muito preso as segmentações tradicionais do marketing como por exemplo de idade, gênero, renda, demografia e afins. Enquanto  na verdade é conexão emocional sempre foi a maior responsável por trazer pessoas qualificadas para o meu negócio.

Então agora pretendo focar mais nesse aspecto e internalizar que de fato não dá pra agradar todo mundo e que eu devo realmente valorizar quem valoriza o que eu tenho a oferecer! =)


LARISSA (@camposlarissa) • QUER SE EXPERIMENTAR

“Ei, decolegas!

Hoje eu escrevo diretamente do meu quarto, um lugar que me faz ficar um cadin mais introspectiva dentro dessa nave imensa. E eu amo isso. Amo esses dias e momentos em que eu acordo olhando mais pra dentro, obtendo respostas pra perguntas que eu nem sabia que estavam sendo feitas. E quando me dou conta, as fichas caem e os meus porquês vão ficando mais concretos.
E é exatamente isso que aprendemos nesse módulo né? Que os nossos porquês são muito mais do que formas de nos identificar no meio da multidão. Os nossos porquês são as chaves pra trazer pra perto, todas as energias e pessoas que tem o porquê parecido com o nosso.

Os seres humanos são envoltos e construídos por emoções, todos os dias, em todos os momentos. Você gosta de um determinado produto não só porque ele é aparentemente bonito, aos seus olhos, mas também porque percebe que tudo o que está envolto te encanta, te conquista e te representa. O que consumimos nos constrói silenciosamente. Então se pudermos dar voz a tudo aquilo que criamos, acrescentar som e ritmo, no final teremos uma bela melodia. Um mundo com mais porquês e com conexões mais concretas. Esteja com quem você quer estar. Criei o que o seu coração pede pra você criar. E se conecte com a sua verdade. É nesse momento em que a maioria de nós aqui da nave está. O momento de buscar esse porquê. O momento de tornar tudo mais humano, mais próximo, mais palpável. Eu acredito demais nessas pequenas mudanças diárias. De se reconstruir. E deve ser por isso, que estar com vocês todos, dentro dessa nave, tem sido tão construtivo pra mim!

Vamos juntos? ❤️

RENAN (@renandieguesphoto) • QUER EXPLORAR SUAS POTÊNCIAS

“Alô, câmbio… Olá astronautas! Como estão todos e como tem sido a jornada de vocês até o momento? Comissário Renan aqui, mais uma vez da nave do Decola!
Estou de volta essa semana para falar da minha nova relação com a palavrinha “marketing” ❤️, depois de conhecê-la por uma outra perspectiva no módulo 5! Sim, alteramos nosso status para “em um relacionamento sério”. Já estávamos nos conhecendo melhor depois que assisti um TEDx da Rafa Cappai chamado “Como criar um capitalismo improvável?” Mas…
Durante muito tempo, eu que sou ator e fotógrafo, briguei comigo mesmo e com o tal “sistema” para não me vender a todo custo como faziam aqueles que se diziam empresários e marketeiros de sucesso, que viam números ao invés de pessoas. Bom, como artista e criativo minha certeza era que ali eu não queria estar. Se isso era marketing e se isso era ser empresário… não, obrigado. Mas engano meu  não ter visto as outras possibilidades dessa ferramenta chamada marketing ❤️
Okay, tudo certo, porque o Decola e a Rafa não só me mostraram essas outras possibilidades e a beleza que pode ser o marketing, como me ensinaram a lidar com esse novo mundo dos negócios de forma que meus valores sigam comigo e que as pessoas sejam verdadeiramente beneficiadas por isso. Arrisco dizer que para mim, esse módulo está entre os mais importantes porque se eu ainda não visse o marketing de forma justa, coerente e honesta, talvez eu não conseguisse seguir em frente. Sim, sou dramático, mas é o que me move. rs

Estou feliz de ter chegado até aqui munido de conhecimento e ferramentas para dar para o mundo minha verdade! 🙂❤️
Temos em frente o módulo 6, mas a sensação agora é a de reta final? Não, não! A sensação é a de um novo começo, com possibilidades infinitas e muitas galáxias para serem descobertas, mesmo para mim que já tinha um negócio antes! Incrível! 🙂
Nos vemos em breve!”

>>> Fim do relatório da missão #04

Até a próxima missão. Câmbio, desligamos! ☎


O que é esse tal Diário de Bordo?

Uma série composta por posts aqui no blog, cocriados com 7 pessoas criativas e destemidas que trabalham na Espaçonave e que decidiram embarcar no Decola! LAB, dessa vez com crachá de astronauta, pra tirar a poeira das ideias e desengavetar alguns projetos. Ao longo das dez semanas do curso eles vão compartilhar suas impressões, insights e experiências dessa jornada.

👉 Para acompanhar as missões e conhecer mais astronautas que estão compartilhando seus estudos na internê é só ficar de olho na hashtag #decolalab2018 no Instagram. E claro, acompanhe as novidades da série e os vídeos através do Instagram da Espaçonave, clicando aqui.

E se você é um astronauta do Decola! LAB 2018, compartilhe também o seu processo de estudos e descobertas, vamos construir o Diário de Bordo juntos! 💜 

 

Receba dicas de como transformar
paixão e talento em negócio!