29 de junho de 2018

Diário de Bordo Decola! LAB #04: não existe estar atrasado!

Seu ritmo, suas regras! ✌


DIÁRIO DE BORDO: MISSÃO #04  { 29.06.2018 – 19h15min – Não Existe Estar Atrasado!}

📌 Objetivo: compartilhar o processo de estudos e descobertas durante o Decola! LAB, cada um a sua maneira e seguindo o seu ritmo.

🚀 Nota climática: as chuvas e trovoadas relatadas na missão passada cederam espaço para um lindo arco-íris, que traz a esperança e a renovação dos ânimos. Depois da chuva é hora de abrir as janelas e dar continuidade na missão!

>>> Início do relatório da missão #04


GABÊ (@gbstcl) • QUER SE RECONECTAR AO SEU PROPÓSITO

“Alô, alô, astronautas… Mais um relatório, mais uma semana de estudos. Ou não.

Essa semana priorizei colocar em práticas algumas das coisas que falei na missão anterior, dei alguns passos pequenos, consegui reorganizar minha rotina e meus sentimentos desejados estão dando oi todos os dias pra mim. Tomei as rédeas da minha vida de novo. Pega essa, cowb– digo, astronauta! 

A única coisa que ainda continuo trabalhando, e acho que vou continuar pra sempre, é na minha auto-sabotagem. Eu tenho uma facilidade absurda pra entrar no ciclo que ela inventou pra mim e o desafio é encontrar mecanismos pra sair mais rápido dele. Fico pensando que muitos dos projetos que não consegui terminar ou muito menos começar foram minados por isso, pelo medo do que está lá na frente, parece que eu tenho medo que dê certo, sabe? E aí eu sempre puxo o meu tapete!

Definitivamente, está na hora de eu parar de puxá-lo e, ao invés disso, estender um tapete vermelho (digno de Oscar!) pra eu fazer uma entrada triunfante no novo momento que eu quero viver.

Alguém se identifica comigo? Como você lida com isso? SOS, pfvrzinho.”


HEITOR (@sbamduck) • QUER DESENHAR UM NOVO PROJETO

“Diário de Bordo, missão #04, manhã fria de inverno.

Olá, astronautas, as coisas tem evoluído com o passar do tempo e tenho aprendido mais a cada dia que passa. Aprendido coisas novas, habilidades novas, aprendido sobre meus hábitos, meus comportamentos, aprendido a me alinhar melhor com meus propósitos e com os sentimentos desejados que eu redescobri logo ali no módulo #2.

O módulo #3 chegou e veio no momento certo, como uma conspiração do universo para aqueles que estão dispostos a acreditar ou se colocar à disposição para que isso aconteça. E como foi incrível ouvir e parar pra pensar com mais foco e discernimento sobre os nossos mitos, barreiras, sobre métodos criativos, resistência, crenças limitantes e, principalmente, sobre hábitos.

Os hábitos, esses danados, são mesmo o que fazem a diferença entre o que você é hoje e o que você era ontem. Estendendo essa visão, são a ponte que nos liga ao nosso futuro. Os hábitos definem boa parte de nosso comportamento e serão protagonistas nos nossos fracassos e nas nossas realizações, queiramos ou não!

Cada vez mais tenho certeza de que uma palavra não pode sair da minha vida: CONSISTÊNCIA. É ela que me ajuda a planejar, a criar, a começar e manter hábitos que guiam minhas metas, e a ser uma pessoa, e um profissional, melhor do que ontem. Tanto conteúdo no universo do comportamento me ajudou a entender fraquezas e pontos que precisam de atenção para seguir firme!

Começo hoje o meu #desafio30dias no @sbamduck: 1 palavra por dia com brushpen preta. Cola lá e da um bizú pra gente seguir junto e CONSISTENTE! 😉

ANA (@caroanalina) • QUER ENTREGAR O MELHOR DE SI PRO MUNDO

“Câmbio, astronauta na escuta, câmbio?!

O relatório da Missão 04 começa com um sonoro: WOOOOW!

Por aqui a semana foi cheia de insights, que vieram como um turbilhão por todos os lados, e pra completar fecho a semana estudando o módulo 4, que trata sobre negócios sem dor, nem sofrimento. Se nos módulos anteriores o mergulho dentro de si tomou conta dessa Nave, agora que os astronautas tomaram um banho refrescante nas águas profundas do autoconhecimento nada melhor do que começar a dar forma no tão sonhado negócio!

E, assim, o módulo sobre Negócios me conduziu por um processo tão leve e pleno, que mal parecia estar tratando sobre questões “mais práticas” do negócio em si. Até então as crenças limitantes ainda estavam tentando falar mais alto por aqui, mas a clareza de posicionamento chega discreta e cheia de amor pra dar! ❤

Acompanhando a gravação do VQV Convida com o Gabriel Gomes (vai ao ar semana que vem no canal da Nave!) tive uma das maiores certezas: quero dar forma a um projeto paralelo! Que eu possa me aperfeiçoar e aperfeiçoá-lo sem pressa e experimentando a minha forma de ensinar e entregar valor pro mundo. E pasmem, no mesmo dia me reuni com minhas anjinhas queridas (alô, Stéfany! Alô, Thamiris!) e elas se animaram de ser minhas alunas cobaias. O universo mandou um combo-de-indiretas no capricho num dia só e devo confessar que estou apaixonada pela ideia de começar experimentar a versão beta do meu Projeto de Escrita pra já!

Astronautas, agora vocês entendem o motivo do meu “WOW” no início do post, né?

Por aqui o pique continua e estou achando demais estar com vocês não só aqui mas também na comunidade do Decola, esse apoio mútuo de mentes criativas e incansáveis é motivador. Seguimos juntos nas próximas missões?”

MANU (@e.appel) • QUER DESBRAVAR NOVOS RUMOS

“Após um pit stop para ajudar nossa turma com um plantão do amô, webseminários e atender individualmente alguns alunos, estou de volta ao módulo 3. Não existe estar atrasado, disso eu sei, mas a vontade é de alcançar a galera rápido. Só que eu já aprendi com experiências anteriores que forçar a barra, não rola pra mim. Então vai tudo no seu tempo mesmo e tá tudo bem!

O módulo de Comportamento põe a gente em contato com o melhor e o pior de nós mesmos. E mexer nessa caixinha de Pandora, não tá sendo mamão com açúcar, não!

Tudo isso acontece durante um novo período de descobertas sobre meus comportamentos profissionais do passado, que me levavam sempre ao mesmo lugar desconfortável. Então, desenhar essa linha do tempo e enxergar que muitas dores foram causadas pela forma que eu encaro o trabalho, causa um misto de sentimentos interessantes: de um lado, um aperto no peito por perceber que fui eu mesmo quem causou cada uma dessas dores, de outro lado, o alívio de saber que quando isso acontecer novamente, – e vai acontecer, pois a mudança de hábito ocorre aos poucos – o remédio para isso está nas minhas mãos.

Sou uma pessoa muito ligado às minhas emoções, não que elas rejam meu comportamento mas elas estão presentes no meu trabalho, então agora entendo que é preciso conhecer a fundo o que cada uma quer dizer, o que cada um desses acúmulos energéticos diz sobre o que estou vivendo naquele momento. Então parafraseando a Rafa: “vai com o coração, mas leva o entendimento sobre suas emoções e o cérebro junto”.

Apesar do módulo de Identidade já ter passado, ele continua muito presente aqui, fazendo inclusive que eu volte a ele, recorrentemente pra ajustar algumas coisas que vou lembrando pelo caminho.

Assim eu sigo, através de descobertas, em direção ao módulo 4  de Negócio. A ideia é trazer mais significado a um negócio que surgiu nessa lacuna entre 2016, primeira vez que eu fiz o Decola, e agora. É hora de partir pro ataque, dando vida a isso tudo. Estou bem ansioso sobre o que vem por aí, já que eu não passei desse módulo da última vez. Daqui em diante, a viagem segue rumo ao desconhecido e infinito. Seguuuura!”


GLAUBER (@glaubersilva.s) • QUER UNIR SUAS PAIXÕES COM CONSISTÊNCIA

“Essa semana foi correria total e não consegui colocar os módulos do Decola! em dia, pois estava bem ocupado colocando no ar a página do livro ‘Criativo e Empreendedor Sim Senhor’ que finalmente voltou ao estoque… Yhull!!! E também tive uns contra tempos pessoais que me demandaram bastante tempo, aí não rolou de fazer os módulos pra relatar as minhas impressões aqui pra vocês, então na semana que vem eu volto em dose dupla pra alcançar os amiguinhos aqui de missão! 😉


LARISSA (@camposlarissa) • QUER SE EXPERIMENTAR

“O tempo aqui no espaço voa e eu tô passando aqui rapidinho só pra deixar um recadinho! Cá estamos nós, no meio de uma galáxia desconhecida. Eu sinto medo, mas um medo daqueles que dão um frio na barriga e nós fazem acreditar que algo maravilhoso vem por aí.

No módulo 4, de onde acabamos de sair, senti que as ferramentas começaram a ganhar mais espaço e que eu estou ficando cada vez mais bem equipada pra me aventurar em terras desconhecidas. Consegui estruturar minhas ideias, dar bases sólidas para tudo o que tava guardadinho aqui  e ainda enxergar mais caminhos para o meu negócio.

O que mais me dá tranquilidade é perceber que o meu negócio está sendo desenhadinho de acordo com os passos que vamos dando. Hoje eu consigo ver as coisas tomando forma e virando realidade. Algo que antes eu não estava vendo acontecer.

Nesse momento estou arrumando minha super mochila, com tudo o que conquistei até aqui, porque daqui algumas horas vamos aterrizar em novas terras, digo módulo, e eu não quero perder nadinha! Vem com a gente? Não esquece de trazer seu bloco de notas e canetas brilhantes!”

RENAN (@renandieguesphoto) • QUER EXPLORAR SUAS POTÊNCIAS

Nessa semana da missão #04, o Renan, nosso comissário dos vídeos ficou empenhado nas gravações e edições dos queridinhos e inspiradores VQV’s que vem por aí! Mas com certeza estará de volta na semana que vem para a missão #05, para continuar nos contando suas experiências como astronauta.

>>> Fim do relatório da missão #04

Até a próxima missão. Câmbio, desligamos! ☎


O que é esse tal Diário de Bordo?

Uma série composta por posts aqui no blog, cocriados com 7 pessoas criativas e destemidas que trabalham na Espaçonave e que decidiram embarcar no Decola! LAB, dessa vez com crachá de astronauta, pra tirar a poeira das ideias e desengavetar alguns projetos. Ao longo das dez semanas do curso eles vão compartilhar suas impressões, insights e experiências dessa jornada.

👉 Para acompanhar as missões e conhecer mais astronautas que estão compartilhando seus estudos na internê é só ficar de olho na hashtag #decolalab2018 no Instagram. E claro, acompanhe as novidades da série e os vídeos através do Instagram da Espaçonave, clicando aqui.

E se você é um astronauta do Decola! LAB 2018, compartilhe também o seu processo de estudos e descobertas, vamos construir o Diário de Bordo juntos! 💜 

 

Receba dicas de como transformar
paixão e talento em negócio!