29 de maio de 2018

Diário de Bordo Decola! LAB #01: Dividir Para Conquistar

A jornada começou real-oficial! #diariodebordodecola2018


DIÁRIO DE BORDO: MISSÃO #01  { 29.05.2018 – 17h30min – Dividir Para Conquistar }

📌 Objetivo: compartilhar as primeiras impressões da exploração do espaço e trazer os resultados dos primeiros passos da trajetória. Ao infinito e avante! 

🚀 Nota climática: se na Terra a frente fria decidiu ficar, na Espaçonave faz calor! E o clima estimula os astronautas a começarem a se mexer, a visitarem espaços da cachola que estavam abandonados, a tirar a poeira da criatividade e deixar a clareza – do sol, por ora disfarçado de insights – irradiar.

>>> Início do relatório da missão #01


GABÊ (@gbstcl) • QUER SE RECONECTAR AO SEU PROPÓSITO

“Alô, alô… Decolegas? Preciso confessar uma coisa, gente. Eu sou perfeccionista, MUITO perfeccionista. E esse pedaço de mim, que eu tento ignorar a maior parte do meu tempo, dificulta muito a minha vida quando se trata de produtividade e investir minha energia no que realmente importa. Você já deve imaginar, mas eu acabo gastando muito tempo em detalhes ou coisas que não são relevantes.

No primeiro módulo bônus de Produtividade, tive que encarar de frente essa realidade e decidir o que eu ia fazer sobre isso. Eu tenho poder sobre a minha própria vida, eu posso controlar o “monstrinho” que vive em mim. E, por isso, eu decidi que quero progresso ao invés de perfeição, que eu preciso priorizar o que vai me levar pra mais perto daquilo que importa pra mim e, principalmente, que ter intenção e clareza na hora de fazer escolhas vai me deixar mais segura pra fazê-las.

Outra coisa que me ajudou muito no quesito “gasto de energia” foi usar minha agenda de forma mais inteligente. Desde 2015, da primeira vez que fiz o Decola, o que não está na agenda não existe. Ou seja, TODOS os meus compromissos são organizados no meu calendário do Google, isso me ajuda a ter mais controle sobre meu tempo e consigo visualizar se estou investindo ele naquilo que realmente importa.

Pra finalizar, se eu puder deixar um conselho que tenho tentado a todo custo aplicar na minha vida: honre seu tempo. Se você separou um momento pra estudar, estude. Se separou pra trabalhar, trabalhe. Jantar com a família? Invista seu tempo (com qualidade!) naqueles que você ama e em você também.”


HEITOR (@sbamduck) • QUER DESENHAR UM NOVO PROJETO

“Diário de Bordo, missão #01, noite fria de outono. É isso! Ainda não estamos no ar, mas sinto de perto a ansiedade latente do novo! Vamos começar, ou recomeçar, esse processo incrível chamado Decola! LAB. Mas quem disse que quem já fez não tem surpresas? O caminho começa pelo módulo de Produtividade Criativa, e esse, que eu me lembre, não existia, pelo menos não dessa maneira quando fiz pela primeira vez o curso. Além disso, sinto que agora está tudo bem diferente daquela época, de dentro pra fora e de fora pra dentro. Não é que agora posso preencher os exercícios diretamente no computador? Apesar de ter ajudado na transição dos exercícios para o digital, nunca tinha compreendido o impacto real que isso tem. O preenchimento se tornou um processo de análise, ali escutando a voz da Rafa, anotando, escrevendo muito e, principalmente, repetindo ou redesenhando certas respostas. Isso me fez ouvir, de forma lenta e consistente, coisas que eu já sabia, mas provavelmente não teria escutado se dito de maneira mais sutil. E do outro lado, sinto que hoje estou mais pronto pra me deparar e reconhecer minhas fraquezas, minhas dificuldades e meus potenciais.

Não, não posso simplesmente passar para Módulo 1. Não por enquanto, não assim. Minha missão no Produtividade ainda não está completa. Apesar de já ter lido e feito os exercícios, sinto que preciso amadurecer certas descobertas nesse breve caminho. Não isso não me tira da rota, não isso não me deixa atrasado, eu estou no meu tempo, pegando fôlego e impulso pra conseguir chegar num lugar que nunca estive. É sim um pequeno passo, mas já já eu chego. Nos vemos lá!”


ANA (@caroanalina) • QUER ENTREGAR O MELHOR DE SI PRO MUNDO

“Câmbio, comissária Ana iniciando relatório 01, câmbio:

Preencher os exercícios do curso bônus Produtividade criativa e do Plano de Voo já foi um grande desafio, tenho que confessar. Estabelecer a minha meta de estudo autodirigido e encaixar esse tempo com as demandas da graduação e do trabalho pode parecer loucura para alguns, mas é um desafio-estimulante para mim! A ideia de estabelecer prioridades, fazer “menos e melhor” e ter uma relação consistente com minhas atividades do dia a dia são questões que dou duro para incorporar na rotina. Como boa sagitariana que sou – disseram que era característica do zodíaco – tenho predisposição para quebrar a rotina quando ela está muito lé com cré e às vezes, outra confissão, não consigo retomar o fio da meada e continuar seguindo o meu cronograma. Através dos exercícios do Produtividade Criativa pude perceber com mais clareza que não preciso estabelecer uma rotina inalcançável para mim, sabe?! Que respeitando o meu corpo e mente, consigo listar e priorizar minhas atividades de um jeito orgânico que não fique só bonitinho no meu cronograma, mas que seja funcional, permitindo assim que minhas fugidinhas no meio tarde para uma visita ao MASP ou um cochilo, por exemplo, não vá me custar horas-extras nos estudos ou trabalho. Desde então tenho um lema e já estou praticando: produtividade e organização sem pressão <3

E lá fui eu para o módulo 1, achando que seria mais de boa, afinal de contas ele trata sobre os conceitos da Economia Criativa, logo pensei: “Ãh, vai ser tranquilo, são só aulas expositivas e o exercício é bem curtinho, vou tirar de letra!” Sabe de nada inocente… Durante as aulas, a Rafa apresentou os conceitos de Sustentabilidade e Precariedade e o exercício – único e poderoso – se baseia nesses dois conceitos, numa tabela eu teria que colocar como a precariedade me afeta e na outra coluna como eu poderia evitar essas situações precárias, tremi nas bases e optei por deixar o exercício dormir um, dois, três dias. E aí conversando com minhas anjas (Alô Thamiris! Alô Stefány!) vi que o baque foi geral, e durante o papo mesmo encontrei minhas respostas para preencher tanto a primeira coluna quanto a segunda, percebi que o medo da precariedade bater em minha porta está relacionado com o meu medo de não conseguir encontrar a intersecção entre o criativo versus o pedagógico para criar um projeto de escrita que entregue valor. Essa questão está martelando aqui na minha cabeça há dias e no próximo relatório, sobre o Módulo 2, acredito que as ideias estarão ainda mais claras. A gente se encontra em breve!”

MANU (@e.appel) • QUER DESBRAVAR NOVOS RUMOS

“Então vamos lá… Café de um lado, caderno e apostila impressa do outro (sou desses), canetas coloridas, post-its e tudo mais que minha criatividade manda espalhados pela mesa!

Já fazem quase 2 anos desde a última vez que eu abri meu material de estudos do Decola! LAB, sabe… E acaba sendo engraçado, pois diariamente eu leio alguma apostila e revejo algum vídeo durante minhas atividades diárias de suporte aqui na Nave, mas como aluno a experiência é bem diferente. É meio como fazer uma trilha na mata: eu conheço o caminho, mas não tenho ideia do que me espera à frente.

Logo de cara, já caio matando no Produtividade Criativa. Foi uma mão na roda pra mim em 2016, e sei que agora vai me ajudar a fazer aquele ajuste fino nos meus blocos de tempo para que eu consiga organizar melhor minha rotina de estudos, o trabalho na Espaçonave e o tempo de dedicação ao meu projeto. Recentemente tenho pensado muito nessa questão do  quanto me dedico às tarefas diárias, e esse módulo é um tapa na cara que te diz: POR QUÊ AS COISAS AINDA ESTÃO ASSIM?

Talvez o recurso mais precioso de um criativo – depois da criatividade em si – seja o tempo. Não tá sendo tarefa fácil me auto questionar sobre como eu ando aproveitando esse recurso e vendo que eu tenho sido bastante descuidado com minhas escolhas.

Mas é isso, bola pra frente que o lance é dar um jeito nisso tudo e não ficar chorando pelo leite derramado. Manda esse Módulo 1 pra cá!!!  Opa, peraí que tem o plano de voo…😬

Acaba que depois do Produtividade Criativa, fica bem mais fácil assinar esse contrato comigo mesmo de como vai rolar minha agenda de estudos. O lance aqui é flexibilidade comprometida com o progresso e sempre ter um plano B na manga. Como meu finds sempre tem um supervoid, é ali que vai rolar um backup de tempo caso alguma coisa tenha que ser remarcada. NEXT!

Agora sim. Economia Criativa!

Caaaaaara, como eu adoro esse módulo! Definitivamente encontrei meu lugar na EC, e sacar como tudo foi acontecendo, o acesso às ferramentas de produção que a gente tem hoje, poder criar sabendo que existem recursos e informações acessíveis, me dá muita certeza de que eu nasci no momento certo. É lógico que vai rolar muita precariedade no começo, vai ser (e tem sido) chatinho lidar com essa adaptação do atuais sistemas de trabalho, tanto do lado dos governantes e suas leis, quanto do lado do empresário para encontrar esse ponto de equilíbrio entre o possível e o ideal, mas só de estar inserido nisso e me sentir parte dessa construção, me dá um senso de pertencimento que eu sempre procurei desde meu primeiro emprego.
Que venha o Módulo 2, seu lindo! Já sei que vai rolar muito choro e gritaria, rs…”


GLAUBER (@glaubersilva.s) • QUER UNIR SUAS PAIXÕES COM CONSISTÊNCIA

“Sempre bom relembrar antigos conceitos e aprender outros novos. Foi isso que aconteceu comigo ao assistir o bônus “Produtividade Criativa” e o módulo 1 do Decola! LAB sobre Economia Criativa.

Uma das coisas que mais gostei de relembrar foi algo que esqueci nos últimos tempos, que é o seguinte: tão importante quanto o tempo de trabalho é o tempo de descanso! Fazer melhor em menos tempo não só é possível como essencial!

Gostei muito de relembrar isso porque eu sempre fui um grande defensor dessa ideia, mas nos últimos anos (depois que saí de um emprego convencional com carteira assinada) passei a trabalhar muito além do que deveria – justamente pra conseguir dar conta de tudo, fazer as coisas acontecerem e obter algum retorno financeiro com meus projetos.

Hoje percebo que quando resolvi seguir esse caminho, acabei deixando de cuidar bastante de mim, da minha saúde mesmo! O que inclusive acaba sendo bem irônico, já que ensino para outras pessoas que acompanham o meu blog – obesoemagrece.com – um estilo de vida mais saudável e sustentável a longo prazo! hehe

Isso não quer dizer que eu não fiz o que ensino e defendo, mas quer dizer que eu caí no conceito de “precariedade” explicado pela Rafa no módulo 1 de Economia Criativa, que é quando a gente trabalha sem nenhuma (ou com pouca) segurança e previsibilidade.

Já tinha escutado a própria Rafa falar sobre esse conceito em outros lugares, mas as explicações detalhadas que ela fez nesse módulo me fizeram perceber que eu claramente explorei ao máximo esse conceito nos últimos anos e posso afirmar com propriedade que os abalos emocionais e físicos ocasionados pela precariedade são realmente desgastantes quando se fica muito tempo nessa situação.

Certamente teria sido mais cauteloso no passado caso tivesse assistido esse módulo do Decola! LAB antes e teria evitado muito estresse ao longo da minha jornada.

Sendo assim, posso dizer que gostei muito do que vi até agora, pois acabei percebendo e repensando vários hábitos ruins que a precariedade trouxe para minha vida, alguns deles até bastante prejudiciais para minha produtividade e consistência criativa.

Mas o melhor de tudo é que através das dicas do bônus “Produtividade Criativa” já estou me reorganizando para voltar a ser o que eu sempre fui: um fazedor compulsivo (de coisas no geral) com intervalos saudáveis de descanso e lazer! hehe

Ou seja, o módulo 1 de economia criativa + o bônus produtividade criativa = dobradinha perfeita para quem quer começar ou recomeçar direito! 😎”


LARISSA (@camposlarissa) • QUER SE EXPERIMENTAR

“Alô, Decolegas!

A nossa viagem começou e eu não poderia estar mais las-ca-da. Tudo bem, tudo bem. Eu tô exagerando um cadinho, mas vocês também tiveram esse primeiro baque e se perguntaram se davam conta, né? Foi uma mistura de “gente, por onde eu começo” com um “respira, acalma o coração e faz uma coisa de cada vez”. E se eu puder dar um spoiler, eu digo que nesse momento tá tudo maravilhosamente bem.

Que coisa difícil é estar presente em todos os lugares ao mesmo tempo, né? Alguém já falou pra vocês que é impossível? Pois então, cá estou eu pra lembrar todos nós sobre isso, mais uma vez. “Você não vai conseguir consumir todos os conhecimentos sempre e tá tudo bem, o mundo continua girando.” Me falei isso repetidas vezes e comecei a seguir os passos do programa. Afinal, nada mais fácil do que desembolar o novelo pela ponta da linha. Nesse caso a ponta da linha foi o bônus de Produtividade Criativa e com ele eu consegui organizar os pontos que precisava pra começar a trilhar o meu caminho intergaláctico.

Dando um passo de cada vez, continuei a viagem pelo Módulo 1. Foi nesse módulo onde muitas fichas caíram e eu anotei as minhas principais dificuldades. Como a busca pelo valor que quero gerar pro mundo e o abandono da prática criativa. Ignorar meu corpo dizendo que preciso escrever é comigo mesma e eu tenho buscado atingir minha meta de escrever pelo menos um cadinho todos os dias.

Com toda certeza esse módulo e a sessão de boas-vindas me fizeram enxergar que aonde eu estou é o lugar certo. Que para ganhar ritmo a gente não pode começar com velocidade, tem que iniciar com passos pequenos. Então eu dei uma freada brusca e parei de me cobrar demais. Outra dica que eu daria, é fazer todos os exercícios e o plano de voo também, porque assim você sabe direitinho aonde que chegar e não fica gastando combustível perambulando pelo espaço.

O Decola! LAB não só tem me proporcionado adquirir mais conhecimento e conhecer pessoas incríveis (sou anjo de duas super astronautas! ❤), como também está fazendo todas as coisas ao redor terem ainda mais sentido. Me dei conta dias atrás que algumas coisas só chegam até nós no momento certo, não importa o quanto a gente bata o pé.

Então realmente não se cobrem! Se organizem, façam suas metas e caminhem em direção a elas, mas nunca nunquinha dê um passo maior que a perna. Tudo tem seu tempo e você só vai perceber isso vivendo.  Agora é oficial, a nossa viagem começou e eu não poderia estar mais a-pa-i-xo-na-da por todo esse processo. ❤”


RENAN (@renandieguesphoto) • QUER EXPLORAR SUAS POTÊNCIAS

“Olá, Astronautas!

Como está sendo esse início de viagem para vocês aqui no Debola! LAB?

Bom, eu confesso que por aqui a animação tomou conta, apesar dos desafios que temos pela frente. O webseminário de boas vindas bombou e a energia de vocês me deu mais coragem pra começar essa jornada. Tem gente criativa do Brasil todo, eu fiquei: YEES \o/!

Me joguei no primeiro bônus “Produtividade Criativa” e POW! Foco, priorização e produtividade logo no café da manhã depois dessa aula pra fazer meu tempo render. Descobri que perguntas tão simples como “O que está bom? E o que pode melhorar?” são poderosíssimas e já adotei essas questões pra vida.

Esse primeiro módulo está incrível. Colocou minha cabeça no lugar e me fez crer ainda mais que nós criativos somos a bola da vez. Percebi que essa voz inquieta em mim estava certa esse tempo todo quando ela me mandava sair dos moldes convencionais e procurar inovar mais e mais. Às vezes eu achava que estava ficando doido quando procurava fazer coisas muito fora da caixa na minha empresa, ou até mesmo tinha bloqueios em criar demais por acreditar nas mentiras que o mundo nos conta. Bom, essa e outras precariedades precisam ir embora, por isso as estou colocando “JáPraBemLongeDeMim!” E agora que eu as reconheço (grande passo que dei nesse módulo) fica mais fácil. Isso pra mim foi o primordial no Módulo 1.

Bora nos preparar rumo ao módulo 2,  mais cientes de como toda essa economia se desenvolveu e com muito mais vontade de ter um negócio sustentável!? YEESS!!”

>>> Fim do relatório da missão #01

Até a próxima missão. Câmbio, desligamos! ☎


O que é esse tal Diário de Bordo?

Uma série composta por posts aqui no blog e no stories da Nave, cocriados com 7 pessoas criativas e destemidas que trabalham na Espaçonave e que decidiram embarcar no Decola! LAB, dessa vez com crachá de astronauta, pra tirar a poeira das ideias e desengavetar alguns projetos. Ao longo das dez semanas do curso eles vão compartilhar suas impressões, insights e experiências dessa jornada.

👉 Para acompanhar as missões e conhecer mais astronautas que estão compartilhando seus estudos na internê é só ficar de olho na hashtag #decolalab2018 no Instagram. E claro, acompanhe as novidades da série e os vídeos através do Instagram da Espaçonave, clicando aqui.

E se você é um astronauta do Decola! LAB 2018, compartilhe também o seu processo de estudos e descobertas, vamos construir o Diário de Bordo juntos! 💜 

 

Receba dicas de como transformar
paixão e talento em negócio!