Diário de Bordo Decola! LAB #00: Astronautas Anônimos

07 Comissários da Espaçonave embarcaram numa missão: fazer o Decola! LAB e compartilhar suas experiências módulo a módulo na série Diário de Bordo!


Você quer empreender na economia criativa? Quer mesmo é construir um novo projeto que faça sentido pra você, mas não sabe muito bem por onde começar? Está em busca de inspiração pra dar os primeiros passos? Acredita que conhecer a história de criativos que estão na mesma vibe que você vai te estimular a colocar a mão na massa? Então fique por aqui e acompanhe a jornada dos Astronautas Anônimos na série Diário de Bordo!

O que é esse tal Diário de Bordo?

Uma série composta por posts aqui no blog e no stories da Nave, cocriados com 7 pessoas criativas e destemidas que trabalham na Espaçonave e que decidiram embarcar no Decola! LAB, dessa vez com crachá de astronauta, pra tirar a poeira das ideias e desengavetar alguns projetos. Ao longo das dez semanas do curso eles vão compartilhar suas impressões, insights e experiências dessa jornada.

👉 Quer saber quem são eles e porque embarcaram no Decola? Chega mais e confira o primeiro capítulo do #diariodebordodecola2018:


DIÁRIO DE BORDO: MISSÃO #00  { 23.05.2018 – 20h30min – Astronauta Anônimo }

📌 Objetivo: apresentação dos Astronautas Anônimos que vão relatar em conjunto todo o processo da jornada Decola! LAB 2018

🚀 Nota climática: por aqui o clima está mudando, a cabine de comando da Espaçonave está ficando mais agitada, um espectro de novas ideias e possibilidades surge e é bem recebido pelos nossos comissários. As expectativas pelo sucesso desse sobrevoo pelo espaço aumentam proporcionalmente com a vontade de explorar o desconhecido através dessa incrível experiência.

>>> Início do relatório da missão #00


GABÊ (@gbstcl) • QUER SE RECONECTAR AO SEU PROPÓSITO

“Olá, eu sou a Gabê, sou designer de formação mas faço de tudo um pouco 🤷‍♀️
A primeira vez que fiz o Decola foi em 2015, entrei no curso com um negócio funcionando (sdds Convitêra) e várias outras ideias. No final das contas, vi que aquele não era bem o negócio gostosinho pra chamar de meu e dei adeus pra ele. Mudei a forma como eu equilibrava minha relação trabalho-vida e descobri que o que eu queria mesmo era liberdade. Ao longo dos últimos anos fui descobrindo várias formas de obtê-la mesmo sem empreender.
Esse ano, agora fazendo parte da equipe da Espaçonave, decidi refazer o Decola pra me reconectar com meu propósito e amadurecer algumas ideias que estavam na gaveta. Participar dessa jornada junto com os outros comissários vai ser demais!”

 


HEITOR (@sbamduck) • QUER DESENHAR UM NOVO PROJETO

“Decola! LAB: o que representa esse projeto pra mim, senão uma maravilhosa chance de me reinventar? Redescobrir o frio na barriga de quando não tínhamos tantas obrigações, tantas regras e tanta razão. Hoje reembarco no Decola (Sim! REPETENTE com orgulho!), para tentar ligar os mesmos pontos que me trouxeram até aqui, com novas linhas, novos trajetos e um novo projeto. Sou designer e aprendiz de calígrafo e a história que quero contar nessa nova oportunidade envolve o meu aprendizado e experimentações de lettering e caligrafia, para criar um novo negócio. Criar produtos, físicos e virtuais, e uma nova segmentação do meu escritório. Estou fazendo o Decola! LAB, nesse momento, para poder aplicar especificamente em uma habilidade, diferente da primeira vez, quando ainda estava resolvendo muita coisa internamente! Acredito que o percurso poderá me ajudar a encontrar um ponto doce entre o que enxergo hoje como uma nova ferramenta e o desenho de um negócio que contemple essas novas possibilidades. Já fui o ‘cara do chat’ lá atrás quando entrei no Decola, e me voluntariava para ajudar durante os webseminários, e de lá pra cá tenho cuidado dos paranauês de design da Espaçonave, inclusive os que estão por aí nesse curso gostosinho! Mas acima de tudo, tenho aprendido muito, muito mesmo todo santo dia!”


ANA (@caroanalina) • QUER ENTREGAR O MELHOR DE SI PRO MUNDO

“De coração aberto, a mente desperta e as ideias fervilhando, embarquei nessa aventura para exercitar o meu foco e disciplina e me defrontar com a oportunidade de reconstruir certezas a partir de um encontro intimista com o “meu eu-criativo”. Embarco no Decola com a vontade de construir um projeto que descortine aos pré-vestibulandos um jeito de escrever mais criativo e liberto de amarras. Meus olhos brilham com a ideia de poder gerar valor pro mundo e a intersecção entre a escrita, educação e criatividade fazem meu coração bater mais forte! ❤ (tum…!tum..!.tum…!tum…!)  Ah, e antes que me esqueça, sou Ana Carolina, a futura linguista que produz conteúdo aqui no blog e também nas redes sociais da Espaçonave! Até a turma passada eu só passava pelos corredores da Nave conferindo se tudo estava bem com os astronautas mas no Decola 2018 estou zanzando entre os corredores, a cabine de comando e duas vezes na semana fico sentadinha no meu assento, estudando lado a lado dos astronautas e trocando experiências na comunidade!”

MANU (@e.appel) • QUER DESBRAVAR NOVOS RUMOS

“Sou o Emmanuel, mas aqui na Espaçonave sou mais conhecido como Manu, inclusive por quem faz o Decola!, é que sou eu quem cuida da comunidade do Facebook e junto com a Lari formamos o time do Suporte. Me formei em Gastronomia há mais de 10 anos e quando fiz o Decola em 2016, minha ideia inicial era bem diferente do negócio que nasceu ao me deparar com uma paixão antiga: A Body Rock! Sou mais um repetente pra conta! A Body Rock já passou pelo período de experimentação e está partindo para novos rumos. Retornar ao Decola! para continuar no momento em que parei, quando as mudanças foram muitas para assimilar de uma só vez, vai ser a oportunidade de alinhar alguns pontos dentro do negócio e desenvolver o marketing da marca agora que ela começa a marcar presença no mundo virtual. Daqui da cabine de comando, é possível acompanhar de pertinho todo processo que os Astronautas passam, e tendo vivido de pertinho tudo isso que acontece na cachola de quem embarca na jornada pela primeira vez, espero ter muito o que colaborar e absorver com tudo que aprendi e continuo aprendendo aqui dentro da Nave.”


GLAUBER (@glaubersilva.s) • QUER UNIR SUAS PAIXÕES COM CONSISTÊNCIA

“Olá! Eu me chamo Glauber Silva.
Sou programador e amo criar soluções que sejam realmente úteis para as pessoas. Adoro a sensação de ver alguém feliz e satisfeito utilizando algo que eu desenvolvi. Facilitar processos que muitas vezes são chatos, demorados e repetitivos é sempre a minha meta.
Também sou produtor de conteúdo com foco, principalmente, em alimentação saudável (comida de verdade) e busco sempre abordar esse assunto dando ênfase em qualidade ao invés de quantidade. No final das contas, defendo um estilo de vida saudável para pessoas normais que não se enquadram no estereótipo ‘fitness psicopata rato de academia seguidor religioso de dietas extremamente restritivas’ 🤪
Eu já tenho um negócio e várias ideias de novos negócios, mas resolvi embarcar no Decola! LAB para melhorar um projeto que já está engatilhado, o mensure.me, o meu caso de amor atual, justamente porque nesse projeto eu consigo combinar a minha paixão em desenvolver coisas (principalmente softwares) que facilitem a vida das pessoas com a minha paixão por disseminar um estilo de vida saudável, realmente focado em qualidade ao invés de quantidade, e especialmente pensado para pessoas normais que não querem abrir mão dos prazeres da vida para viverem em função do corpo. Gosto de dizer que o @mesnure.me é uma espécie de GPS para a boa forma, seja lá o que boa forma signifique pra você que lê este texto! 😉
E a minha expectativa com o Decola! LAB é conseguir trazer mais de mim e para o meu negócio, e melhorar a identidade da minha marca para assim conseguir me comunicar melhor e atingir as pessoas que mais se conectam com o que eu tenho pra oferecer.
Inclusive, lá no passado, foi justamente essa autenticidade na comunicação que me chamou a atenção para os conteúdos que a Espaçonave e a Rafa Cappai já produziam. E é isso que eu também pretendo trazer para o meu negócio através dos conteúdos que vou aprender no Decola! LAB.
Mas o engraçado é que mesmo fazendo parte dessa equipe maravilhosa da Espaçonave e vendo de dentro pra fora como as coisas são construídas, sei que ainda tenho muito que aprender. Afinal, cada um possui um capital humano único a ser explorado e até mesmo compreendido de uma melhor forma.
Portanto, que comecem os jogos! 🤟”


LARISSA (@camposlarissa) • QUER SE EXPERIMENTAR

“Eu sou a Lari, a garota do suporte que vive conversando com vocês através dos emails e das redes. E é isso mesmo que vocês estão pensando, aqui a gente responde vocês, come umas coisas gostosas, tira um tempinho pra relaxar e estuda muito! Sim senhor, estamos fazendo o Decola! LAB juntos!
‘Ah Lari, mas porque você tá fazendo o curso?’ Porque eu busco cada vez mais conhecer o universo criativo e as ferramentas disponíveis pra mim (e as minhas também). Tenho em mente que elas podem melhorar o meu trabalho e a relação que tenho com o outro. Eu amo escrever e a ideia é poder crescer e criar métodos novos para não ficar dentro da caixinha no meu ambiente de trabalho e fora dele também. Eu ainda não tenho um negócio, mas quero levar meus textos mais pessoais para as pessoas de uma maneira inovadora. Nada melhor que o Decola! LAB, né?
Eu espero não só aprender a usar melhor as minhas potencialidades, mas também entender como a escrita criativa pode ajudar o próximo. E espero esbarrar com vocês pelas esquinas dessa Nave! Então já sabem, né? Qualquer dúvida vocês me encontram no suporte e se quiser trocar ideia pode me procurar lá na comunidade. Simbora decolar! ❤”


RENAN (@renandieguesphoto) • QUER EXPLORAR SUAS POTÊNCIAS

“Já tenho um negócio gostosinho pra chamar de meu, mas quero melhorar.
Estou fazendo o Decola porque quero muito levar meu negócio de fotografia para um outro nível, me destacar do que há hoje no mercado e, principalmente, para me conectar mais com o meu trabalho.
Uma vontade que eu sempre tive é de deixar minha empresa mais consistente e mais com a minha cara. Unindo meus sonhos com as necessidades da galera que me procura. A ansiedade é grande porque eu sei que o Decola vai me dar isso e muito mais do que estou esperando.
Minhas expectativas também são de aprender a usar essas ferramentas para possíveis novos projetos (que já tenho na cabeça) e usá-las até mesmo para a minha vida pessoal.
O mais bacana de ser astronauta e comissário ao mesmo tempo é poder reafirmar uma certeza que já existia: como criativo e empreendedor, era aqui mesmo que eu queria estar. E acompanhar as etapas do processo por dentro é revigorante porque como disse anteriormente, eu sei que esse curso vai me trazer muito mais do que eu espero!”

>>> Fim do relatório da missão #00

Até a próxima missão. Câmbio, desligamos! ☎


👉 Para acompanhar as missões e conhecer mais astronautas que estão compartilhando seus estudos na internê é só ficar de olho na hashtag #decolalab2018 no Instagram. E claro, acompanhe as novidades da série e os vídeos através do Instagram da Espaçonave, clicando aqui.

E se você é um astronauta do Decola! LAB 2018, compartilhe também o seu processo de estudos e descobertas, vamos construir o Diário de Bordo juntos! 💜 

 

Outras postagens

Os 7 principais erros no empreendedorismo criativo (e como evitá-los!)

Os principais erros no empreendedorismo que até os empreendedores mais experientes cometem! E um deles pode estar impedido que...

Home office: como ser produtivo trabalhando em casa?

Os 5 desafios do home office e oito dicas pra você trabalhar melhor de casa! Você faz home office...

Plágio: o que fazer quando copiam meu trabalho?

Copiaram meu trabalho, e agora? Confira 7 ações práticas que vão te ajudar lidar com uma situação de plágio!...

Como validar minha ideia de negócio?

O que preciso fazer pra validar minha ideia de negócio? Confira os 8 passos que preparamos pra te ajudar!...

Movimento maker: 5 tendências de produtos criativos

As tendências de produtos criativos do movimento maker Você é empreendedor criativo, faz e vende os seus produtos? E...
como-escrever-um-livro

Como escrever um livro: os 5 primeiros passos

Como escrever um livro? Comece respondendo essas cinco perguntas! Seu talento é se conectar com as pessoas através das...