18 de maio de 2018

Quero viver de música, como faz?

Música como negócio é amor, não é cilada, não!


Sua paixão é a música, mas você não sabe se dá samba (ou rock) viver dela? Quer saber como unir estratégias de negócio ao seu talento pra dar os primeiros passos na sua carreira? A ideia do “eupreendedor” te causa arrepios? Calma! Dá pra viver de música sem precariedade!

Se você é do rock (ou não) já deve ter ouvido falar do Kiko Loureiro, ex-guitarrista e um dos criadores da banda de heavy metal Angra e, atualmente, guitarrista da banda Megadeth. Além de tocar, ele também ensina músicos a construírem uma carreira sustentável para conseguirem viver de seus talentos. Na sua trajetória musical, além de se aperfeiçoar como artista, aprendeu a importância de pensar em estratégias pra atingir a sua galera. Nesse processo, Kiko encontrou o caminho do meio entre o seu lado artístico e o seu lado empreendedor e hoje através dos conteúdos que produz, procura trazer novas formas de pensar a música como negócio e mandar pra escanteio aquela história do “músico precário”.

Durante o #VQVConvida que rolou em Los Angeles, Kiko compartilhou várias sacadas pra músicos que desejam empreender, espia só alguma delas:

  • como quebrar a barreira que te impede de construir uma carreira e marca na música;
  • o que mais importa na hora de começar: o meu talento ou mapear uma estratégia;
  • a importância de definir o mindset antes de começar;
  • como perder o medo “de se vender” e construir a sua comunidade;
  • como aplicar a técnica ABC: Always Be Constant, pra melhorar o processo criativo;
  • como combinar produtividade e disciplina com a rotina de músico&empreendedor;
  • como driblar a história do artista que só vive na precariedade e
  • como criar a intersecção entre a arte e os negócios, A + B = C, Art + Business = Carreira.

Pra conferir o papo completo é só dar o play:

Eu aprendi que esse lance de tocar melhor é consistência, faz, se deu certo fica e progride, errou, reunião, ensaio e aí só vai crescendo na qualidade, melhorando os detalhes.” ~ Kiko Loureiro

E agora um dever de casa especulativo: você sabe a história por trás do sucesso daquele artista que você curte muito? Antes de elogiar a grama do vizinho, você já tentou descobrir qual é o jeito que ele cuida dela pra ficar tão vistosa? Tem algum artista que você admira por ter conseguido unir talento + expertise de negócio? Conta pra gente aí nos comentários! Adoramos conhecer histórias de outros artistas&empreendedores! Valendo! 🎤🎸🎧


Pra acompanhar o conteúdo produzido pelo Kiko Loureiro, clique aqui.

Veja mais em: Bússola

Receba dicas de como transformar
paixão e talento em negócio!