Como encontrar seu público-alvo?

Como encontrar seu público-alvo?

Encontrar o seu público-alvo é um dos passos mais importantes pro seu negócio crescer de um jeito sustentável. E esse público não precisa ser uma massa homogênea em que todos pensam igual, mas eles precisam te ajudar a entender quem conecta com você e com o seu trabalho.

Essa conexão é tão importante que, aqui na Nave, a gente chama o público-alvo de “galera”. Entender quem é o público do seu negócio é encontrar sua galera. São aquelas pessoas com quem você quer conversar. As pessoas com quem você se identifica. E também as pessoas que estão dispostas a pagar pelo que você faz.

E uma coisa muito legal é que a gente não faz parte só de uma galera. A gente tem vários círculos sociais diferentes durante nossas vidas. E o seu negócio também. Por isso, você pode ter público-alvo diferente pra cada um dos seus produtos ou serviços.

Nem todos os seus produtos vão conversar com as mesmas pessoas. Por isso, você pode ter várias galeras e, sempre que pensar um produto ou estratégia, pensar qual dessas pessoas você quer conversar.

A importância de entender seu público-alvo

A principal função de entender o seu público-alvo é saber com quem você tá conversando quando decide fazer qualquer coisa dentro do seu negócio criativo.

Vamos supor que você é um tatuador. Se você gosta de trabalhar com tatuagem aquarela, você vai conversar com um tipo de pessoa. Agora, se você se interessa mais por trabalhar com pontilhismo, você vai atrair outro tipo de público completamente diferente.

E é justamente aqui que entra a sua galera. Você sabe quem gosta do que você faz e como você pode impactar essas pessoas.

A gente sabe que qualquer pessoa pode se interessar pelo seu trabalho, mas existe um grupo, com certas características, que tem muito mais chances de se interessar. E quando você fala com esse grupo específico, que é o seu público-alvo, você atinge todas as outras pessoas que também podem se interessar pelo seu trabalho.

Como encontrar a sua galera

Uma das maneiras mais legais de construir seu público-alvo é desenhando uma pessoa que representa todas as características que a sua galera tem em comum.

A gente sabe que as pessoas são completamente diferentes, mas a ideia é pensar numa pessoa única que seja o seu cliente perfeito. Aquela pessoa que compraria seu produto sem pensar duas vezes.

Você pode começar criando um nome pra essa pessoa. A gente gosta de dar um nome comum e um sobrenome que seja uma adjetivo que começa com a mesma letra do primeiro nome. Então, se a gente tá vendendo a tatuagem de pontilhismo, o nome do nosso cliente ideal pode ser Paulo Pintado.

Essa é uma estratégia muito simples, mas que ajuda humanizar esse processo de descoberta do público-alvo e que deixa tudo mais divertido.

Depois disso, você precisa reunir o máximo de informações possíveis sobre essa pessoa. Desde dados demográficos até seus hábitos e gostos. A ideia é que seja uma média, ou fatores próximos, dos clientes com quem você quer trabalhar.

Essas perguntas também podem te ajudar a trazer mais informações sobre a sua galera:

  • Qual a idade média dos seus clientes?
  • Quais as suas músicas favoritas?
  • O que eles gostam de ver nas redes sociais?
  • Quais as redes que mais usam?
  • Por qual motivo compraram de você?
  • Quais gírias que essas pessoas usam?

Dica especial pra definir público-alvo

Se você tá começando um novo projeto do zero, é bem difícil saber quem é a sua galera. Ninguém comprou seu produto ainda e não tem como você saber quais são as pessoas que realmente se interessam pra isso. E só tem um jeito de você descobrir.

BOTA SEU TRABALHO NO MUNDO!

A validação do seu projeto na prática é a principal maneira de saber quem é o seu público-alvo. Aos poucos, você vai descobrindo quais são as pessoas que se interessam pelo que você faz e reunindo cada vez mais informações sobre os seus clientes.

Enquanto seu trabalho ficar trancado dentro da sua casa, ateliê ou escritório, as pessoas do mundo real não vão saber o que você tá fazendo e nunca vão se identificar com o seu trabalho.

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Bora descobrir em que momento da sua jornada criativa você está? Aqui na Nave, a gente tem um quiz que vai te ajudar a encontrar o próximo passo

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