Capital Humano: o principal recurso dos multipotenciais!

Capital Humano: o principal recurso dos multipotenciais!

Você talvez nunca tenha pensado qual é o principal recurso de pessoas multipotenciais. Afinal, são muitas áreas de conhecimento e pode ser até difícil entender qual o foco do seu trabalho. Mas é justamente aí que nasce o nosso principal recurso: o capital humano.

Pessoas multipotenciais circulam em diferentes meios sociais. Elas furam as bolhas do conhecimento e conseguem navegar em diferentes áreas. E isso faz com que a sua personalidade, a sua bagagem e o mix de habilidades tenham um potencial ainda maior.

O que é capital humano?

“Capital humano é a capacidade de conhecimentos, competências e atributos da personalidade de uma pessoa ao desempenhar um trabalho de modo a produzir valor econômico”

Esse é a definição que Theodore W. Schultz deu sobre capital humano na década de 50. Isso quer dizer que ele é único e varia de uma pessoa pra outra. É a soma da sua personalidade, suas experiências, seus conhecimentos e toda a sua história.

Então, pensa bem… O capital humano é único. Ele nunca pode ser copiado. Por mais que uma pessoa tenha muitas habilidades semelhantes às suas, ela nunca terá a sua vida, a sua experiência, a sua história. Por isso, o capital humano é algo que ninguém pode tirar ou copiar de você.

O capital dos multipotenciais

Agora que você já sabe o que é o capital humano, é importante entender porque esse é o principal recurso de pessoas multipotenciais. A gente que é multipotencial aposta em várias áreas, estuda um pouco de muito e consegue olhar pra diferentes bolhas da sociedade.

Por causa de todas essas experiências, a gente consegue ter um capital humano muito diferenciado. Todo capital humano é único, mas sabe quando as pessoas te chamam de “doidinho” ou “excêntrica”? Ao jeito delas, no fundo, estão apontando como você é capaz de se destacar ainda mais nesse quesito.

A multipotencialidade faz a gente olhar pra tudo que tá a nossa volta sempre pensando em novos projetos. As nossas experiências vastas ajudam a criar algo único.

Ninguém é capaz de fazer o que você faz. Só você. Porque seu recurso é único. Ninguém mais no mundo tem os seus conhecimentos, as suas habilidades e a sua história. Cada novo projeto que você cria é um pouquinho da sua essência ganhando forma no mundo.

Vamos imaginar um artista plástico que deseja empreender. Se ele dedicou toda a sua vida a estudar só as artes, é bem possível que ele faça coisas incríveis. Talvez tenha uma técnica única e exclusiva no mundo.

Mas, agora, pensa num artista plástico que é multipotencial. Ele também estuda e faz muitas outras coisas diferentes. Ele circula em outros meios, aprende um pouco sobre tudo. Esse artista será capaz de levar a sua arte para novos caminhos porque consegue costurar seu trabalho com todas as áreas de conhecimento pra fazer algo que só poderia ter saído da sua cabeça.

Abuse do seu capital humano

Agora que você sabe disso, pense em tudo que você já construiu durante sua jornada criativa. Isso tudo é resultado do seu capital humano, mas você talvez tenha feito tudo de forma intuitiva e sem raciocinar sobre isso.

Sabendo desse recurso, abuse do seu capital humano. Olhe tudo que você sabe fazer, pegue todos os seus potenciais, e costure tudo num novo projeto, num novo produto ou num novo negócio. Ou, se você já tem algo, costure esse multipotencial ao que você já faz pra criar algo só seu!

Jornada Criativa

Descubra seu próximo passo

Bora descobrir em que momento da sua jornada criativa você está? Aqui na Nave, a gente tem um quiz que vai te ajudar a encontrar o próximo passo

Outras postagens
5 dicas pra empreendedores criativos venderem de forma autêntica

5 dicas pra empreendedores criativos venderem de forma autêntica

Vender de forma autêntica não é complicado como muitas pessoas fazem parecer. O caminho é abrir mão de hacks...
Como trabalhar com uma copy autêntica e persuasiva!

Como trabalhar com uma copy autêntica e persuasiva!

A forma como você se comunica com o seu público é um dos fatores mais importantes pro sucesso do...
Como definir o público-alvo em 7 passos!

Como definir o público-alvo em 7 passos!

Definir o público-alvo de um negócio é um dos passos mais importantes de todas as estratégias. É quase que...
Branding: Como trabalhar a imagem do seu trabalho criativo

Branding: Como trabalhar a imagem do seu trabalho criativo

Você, com certeza, já ouviu falar muito de branding. Essa é uma palavra muito famosa no meio do empreendedorismo,...
O que é Método AIDAR? E como usar em negócios criativos?

O que é Método AIDAR? E como usar em negócios criativos?

Você já ouviu falar em Método AIDAR? E em AIDA? Esse é um modelo de vendas, marketing e comunicação...
4 estratégias de vendas pra aplicar no seu negócio criativo

4 estratégias de vendas pra aplicar no seu negócio criativo

Você já pensou que é possível escalar o seu negócio criativo com estratégias de vendas simples que você pode...