Definir o público-alvo de um negócio é um dos passos mais importantes de todas as estratégias. É quase que impossível ter um negócio sustentável que não sabe quem faz parte da sua base de consumidor.
Entender quem é seu público-alvo te ajudará desde a criação de produtos, até estabelecer processos, criar uma estrutura de marketing, pensar em ofertas de vendas e até mesmo parcerias para o seu negócio.
Então, não deixe a definição do seu público-alvo pra depois e vem com a gente nesse assunto tão crucial pro seu negócio criativo.
Existem inúmeros motivos para você definir o público-alvo do seu negócio. É basicamente impossível pensar num negócio criativo que não saiba com quem está falando.
Vamos supor que você trabalhe com organizações de eventos de rock alternativo. O seu público é completamente diferente dos eventos de música sertaneja. Então, você precisa saber quem são as pessoas, como elas se comportam e o que buscam no tipo de evento que você produz. Somente assim, você conseguirá fazer o seu trabalho chegar na pessoa certa.
E isso acontece em tudo. Se você é pintor, fotógrafo, cinegrafista, músico, artesão, consultor, profissional liberal ou tem qualquer outro negócio, você precisa saber quais são as pessoas que fazem parte do seu público-alvo.
E, acredite, definir o público-alvo não precisa ser um bicho de sete cabeças. Esses 7 passos que nós separamos vão te ajudar a fazer isso de um jeito mais natural.
Se você não conseguir fazer os sete passos nesse momento do seu negócio, não se preocupe. O importante é ter essa noção e dar um passo por vez. A cada nova etapa que você concluir, novas oportunidades e possibilidades surgem para o seu trabalho.