Criar produtos costuma ser um dos principais tripés dos negócios criativos. A gente que é criativo costuma ganhar muito destaque pela nossa facilidade de criar e inventar novas soluções rapidamente, mas, nem por isso, a gente deixa de sofrer com alguns desafios.
No artigo de hoje, a gente decidiu te contar quais são os 3 maiores desafios de criar produtos criativos pra você avaliar se também precisa superá-los e ter uma visão mais estratégica do seu negócio.
Um problema que acontece muito em quase todas as áreas é que as pessoas criam muitos produtos, mas desistem deles no meio do caminho. Elas idealizam o produto ideal e, se o resultado não for positivo, abandonam e passam para o próximo.
Você provavelmente já fez isso também. A gente já fez isso, mas a gente aprendeu que esse não é o caminho. Pelo contrário, a gente aprendeu a olhar pros nossos produtos como algo que está em constante evolução. Ele sempre pode ser melhorado. Não existe produto que não deu certo. Existe produto que foi abandonado.
Outro grande desafio de criar produtos criativos é olhar pro seu negócio como um todo. Muitas vezes, a gente foca única e exclusivamente no produto e cria algo que é muito legal, mas que a gente vai ter dificuldade de colocar no mercado.
Por isso, é importante criar produtos sempre pensando em trabalhar três áreas do seu negócio criativo:
Mesmo que você seja uma pessoa sozinha dentro do seu negócio criativo, olhe pra cada uma dessas características específicas do seu trabalho e isso vai te trazer muitos insitghts pra criação de produtos e pra forma como você vai colocá-los no mercado.
Esse talvez seja o maior desafio. A gente trabalha apagando incêndio. É comum criar produtos que vão resolver um problema momentâneo, mas que não são pensados pra durar no longo prazo.
E se a gente pensar nos negócios mais rentáveis do mundo, todos trabalham com produtos que funcionam por anos, talvez décadas. A gente precisa superar esse desafio de criar produtos que servem pra vender momentaneamente, ou produtos da moda, e começar a criar produtos que sobrevivam ao tempo.