Auto-promoção é sempre um tema nebuloso para criativos. Uma pedra no sapato. Algo que muitos afirmam não gostarem de fazer e que, se pudessem, tirariam das suas obrigações como empreendedores. Mas infelizmente – ou felizmente – essa é uma tarefa essencial pra quem quer viver fazendo o que ama.
Investir seu tempo, energia e criatividade pra contar pro mundo sobre o que faz e gerar interesse, mais impacto e mais negócios. Essa é uma tarefa super importante, que vai definir não só aonde você chega, mas a velocidade da trajetória. É uma das tarefas essenciais pra fazer você chegar onde quer chegar. E pra facilitar a sua vida, te apresento 28 ideias simples e baratas para promover o seu trabalho.
1. Peça seus atuais clientes para te indicarem mais três amigos que se interessariam pelo seu trabalho.
2 . Se você não tem auto-confiança suficiente para se promover, finja e aprenda enquanto faz.
3. Dedique-se a prospectar novos clientes por pelo menos 1 hora por dia, religiosamente.
4. Pesquise possíveis clientes através da sua lista de amigos no Facebook.
5. Busque oportunidades para mostrar seu trabalho, mesmo de graça, como feiras e palestras em universidades.
6. Capriche na página ‘Sobre’ do seu site. Ela é a mais lida.
7. Vá a festas e eventos sociais e fale do seu trabalho. E não esqueça de trocar cartões.
8. Faça um vídeo sobre seu trabalho, expondo de maneira descontraída e natural o que você faz.
9. Compartilhe tudo que você sabe, ajudando as pessoas e gerando mais exposição.
10. Conte histórias reais sobre sua vida que podem inspirar outras pessoas.
11. Invista na promoção contínua dos seus melhores conteúdos, ao invés de se dedicar a escrever mais. Há sempre mais gente que pode se beneficiar do que você já criou.
12. Comente de forma autêntica e verdadeira em sites de outras pessoas, com link para sua página.
13. Invista em ser diferente e exponha a sua autenticidade.
14. Peça depoimentos sobre seu trabalho.
15. Construa sua lista de contatos e se comunique com seus clientes de forma consistente.
16. Invista no lastro social através de Likes no Facebook.
17. Inclua as palavras-chave corretas no seus posts.
18. Descubra quem são os seus clientes ideiais e passe a se comunicar diretamente com eles, com uma linguagem que eles entendem.
19. Invista em parcerias que sejam benéficas para ambas as partes.
20. Tenha clareza de como exatamente você está ajudando seus clientes e comunique isso pra futuros clientes.
21. Ajude outras pessoas a conseguir o que precisam.
22. Ofereça algo de graça antes.
23. Acredite no valor do que você oferece.
24. Utilize hashtags no Twitter, Instagram e Facebook.
25. Faça parte de grupos de discussão no Facebook ou Linkedin.
26. Inclua na sua assinatura de email uma chamada para a ação com link, focando naquela oferta que está tentando alavancar, tipo: ‘Já conhece o produto tal? Clique aqui pra…’
27. Tenha uma lista de prospecção e vá atualizando diariamente.
28. Tenha um manifesto criativo pra expor como você pensa e no que acredita.
Post publicado originalmente no blog da Tanlup. Crédito da imagem: Pascal.