Qual a diferença entre marketing autêntico e tradicional?

Você sabe a diferença entre o marketing autêntico e o marketing tradicional? A gente te explica a diferença neste artigo!

Você já ouviu falar em marketing autêntico? Essa é uma nova forma de trabalhar as estratégias de vendas que vem sendo discutida entre profissionais e estudiosos do marketing. Um caminho que foge do tradicional e que é muito interessante pra empreendedores criativos.

No artigo de hoje, a gente quer te contar um pouquinho mais sobre o que é o marketing autêntico e qual a sua maior diferença pro marketing tradicional.

Como era feito o marketing tradicional?

O marketing tradicional é o mais famoso de todos. É aquele em que a maioria dos especialistas apostam e muitos cursos ensinam. E que fique claro aqui: o tradicional não está diretamente relacionado às tecnologias e meios escolhidos pra se trabalhar o marketing, mas à abordagem com o público.

Nesse modelo, é muito comum usar os famosos gatilhos mentais e muitas sacadas pra que desperte no público a necessidade e urgência do produto que tá vendendo.

Sabe quando você se depara com a escassez de um produto que talvez não seja real ou um prazo de compra / inscrição que não parece fazer muito sentido quando se para pra analisar racionalmente?

Isso acontece porque o marketing tradicional tá usando estratégias pra despertar emoções que talvez não existiriam naquela situação. O objetivo é sempre vender e ele buscar usar o maior número de subterfúgios pra conquistar isso.

Como é feito o marketing autêntico?

O marketing autêntico é aquela estratégia de marketing que busca construir um relacionamento com o cliente. Mesmo que ele não compre agora, a ideia é aproximar o seu público do seu trabalho e construir uma relação.

Aqui, a gente usa estratégias que fazem mais sentido dentro do seu negócio. Você só usará a escassez, por exemplo, se isso for verdade.  Um curso online pode ter escassez desde que exista um motivo pra aquilo, não apenas pra gerar vendas mais rápido.

O marketing autêntico busca vender com consciência, empatia e humanidade. O foco é sempre despertar emoções positivas pra que seu cliente compre de você.

Qual a melhor escolha pra você?

Agora que você conhece essas duas formas, é sua hora de escolher qual o melhor caminho pro seu negócio. Não existe certo ou errado, mas aquilo que você deseja associar ao seu trabalho.

Aqui na Nave, por exemplo, a gente prefere trabalhar com marketing autêntico e construir essa relação de confiança. A gente entende que uma relação a longo prazo é mais valiosa do que uma venda.

Você quer ser mais produtivo?

Produtividade Criativa

Outras postagens
5 dicas pra empreendedores criativos venderem de forma autêntica

5 dicas pra empreendedores criativos venderem de forma autêntica

Vender de forma autêntica não é complicado como muitas pessoas fazem parecer. O caminho é abrir mão de hacks...
Como trabalhar com uma copy autêntica e persuasiva!

Como trabalhar com uma copy autêntica e persuasiva!

A forma como você se comunica com o seu público é um dos fatores mais importantes pro sucesso do...
Como definir o público-alvo em 7 passos!

Como definir o público-alvo em 7 passos!

Definir o público-alvo de um negócio é um dos passos mais importantes de todas as estratégias. É quase que...
Branding: Como trabalhar a imagem do seu trabalho criativo

Branding: Como trabalhar a imagem do seu trabalho criativo

Você, com certeza, já ouviu falar muito de branding. Essa é uma palavra muito famosa no meio do empreendedorismo,...
O que é Método AIDAR? E como usar em negócios criativos?

O que é Método AIDAR? E como usar em negócios criativos?

Você já ouviu falar em Método AIDAR? E em AIDA? Esse é um modelo de vendas, marketing e comunicação...
4 estratégias de vendas pra aplicar no seu negócio criativo

4 estratégias de vendas pra aplicar no seu negócio criativo

Você já pensou que é possível escalar o seu negócio criativo com estratégias de vendas simples que você pode...