Qual a diferença entre marketing autêntico e tradicional?

Você sabe a diferença entre o marketing autêntico e o marketing tradicional? A gente te explica a diferença neste artigo!

Você já ouviu falar em marketing autêntico? Essa é uma nova forma de trabalhar as estratégias de vendas que vem sendo discutida entre profissionais e estudiosos do marketing. Um caminho que foge do tradicional e que é muito interessante pra empreendedores criativos.

No artigo de hoje, a gente quer te contar um pouquinho mais sobre o que é o marketing autêntico e qual a sua maior diferença pro marketing tradicional.

Como era feito o marketing tradicional?

O marketing tradicional é o mais famoso de todos. É aquele em que a maioria dos especialistas apostam e muitos cursos ensinam. E que fique claro aqui: o tradicional não está diretamente relacionado às tecnologias e meios escolhidos pra se trabalhar o marketing, mas à abordagem com o público.

Nesse modelo, é muito comum usar os famosos gatilhos mentais e muitas sacadas pra que desperte no público a necessidade e urgência do produto que tá vendendo.

Sabe quando você se depara com a escassez de um produto que talvez não seja real ou um prazo de compra / inscrição que não parece fazer muito sentido quando se para pra analisar racionalmente?

Isso acontece porque o marketing tradicional tá usando estratégias pra despertar emoções que talvez não existiriam naquela situação. O objetivo é sempre vender e ele buscar usar o maior número de subterfúgios pra conquistar isso.

Como é feito o marketing autêntico?

O marketing autêntico é aquela estratégia de marketing que busca construir um relacionamento com o cliente. Mesmo que ele não compre agora, a ideia é aproximar o seu público do seu trabalho e construir uma relação.

Aqui, a gente usa estratégias que fazem mais sentido dentro do seu negócio. Você só usará a escassez, por exemplo, se isso for verdade.  Um curso online pode ter escassez desde que exista um motivo pra aquilo, não apenas pra gerar vendas mais rápido.

O marketing autêntico busca vender com consciência, empatia e humanidade. O foco é sempre despertar emoções positivas pra que seu cliente compre de você.

Qual a melhor escolha pra você?

Agora que você conhece essas duas formas, é sua hora de escolher qual o melhor caminho pro seu negócio. Não existe certo ou errado, mas aquilo que você deseja associar ao seu trabalho.

Aqui na Nave, por exemplo, a gente prefere trabalhar com marketing autêntico e construir essa relação de confiança. A gente entende que uma relação a longo prazo é mais valiosa do que uma venda.

Você quer ser mais produtivo?

Produtividade Criativa

Outras postagens
Como se conectar com os clientes do seu negócio criativo

Como se conectar com os clientes do seu negócio criativo

Existem muitos caminhos pra você tornar o seu negócio criativo muito mais rentável de um jeito sustentável, mas um...
Como desenhar uma jornada do cliente em negócios criativos?

Como desenhar uma jornada do cliente em negócios criativos?

Você já ouviu falar em jornada do cliente? Esse é um conceito muito comum em negócios tradicionais, mas que,...
Você está vivendo seus talentos de forma positiva?

Você está vivendo seus talentos de forma positiva?

Você, com certeza, já ouviu falar que uma pessoa é talentosa ou, talvez, que fulano é sem talento nenhum....
Como ter apoio familiar na jornada criativa?

Como ter apoio familiar na jornada criativa?

Se você está numa jornada criativa ou é uma pessoa multipotencial, é bem provável que você sofra muito com...
3 dicas de organização do trabalho pra criativos

3 dicas de organização do trabalho pra criativos

A organização do trabalho é uma das grandes dificuldades de quem trabalha com criatividade. Muito por uma ideia de...
Com ter energia pra criar coisas incríveis

Com ter energia pra criar coisas incríveis

Ter energia pra produzir coisas incríveis é uma das maiores dificuldades de muitos criativos. São tantas coisas sugando nossas...