Você já ouviu falar em marketing autêntico? Essa é uma nova forma de trabalhar as estratégias de vendas que vem sendo discutida entre profissionais e estudiosos do marketing. Um caminho que foge do tradicional e que é muito interessante pra empreendedores criativos.
No artigo de hoje, a gente quer te contar um pouquinho mais sobre o que é o marketing autêntico e qual a sua maior diferença pro marketing tradicional.
O marketing tradicional é o mais famoso de todos. É aquele em que a maioria dos especialistas apostam e muitos cursos ensinam. E que fique claro aqui: o tradicional não está diretamente relacionado às tecnologias e meios escolhidos pra se trabalhar o marketing, mas à abordagem com o público.
Nesse modelo, é muito comum usar os famosos gatilhos mentais e muitas sacadas pra que desperte no público a necessidade e urgência do produto que tá vendendo.
Sabe quando você se depara com a escassez de um produto que talvez não seja real ou um prazo de compra / inscrição que não parece fazer muito sentido quando se para pra analisar racionalmente?
Isso acontece porque o marketing tradicional tá usando estratégias pra despertar emoções que talvez não existiriam naquela situação. O objetivo é sempre vender e ele buscar usar o maior número de subterfúgios pra conquistar isso.
O marketing autêntico é aquela estratégia de marketing que busca construir um relacionamento com o cliente. Mesmo que ele não compre agora, a ideia é aproximar o seu público do seu trabalho e construir uma relação.
Aqui, a gente usa estratégias que fazem mais sentido dentro do seu negócio. Você só usará a escassez, por exemplo, se isso for verdade. Um curso online pode ter escassez desde que exista um motivo pra aquilo, não apenas pra gerar vendas mais rápido.
O marketing autêntico busca vender com consciência, empatia e humanidade. O foco é sempre despertar emoções positivas pra que seu cliente compre de você.
Agora que você conhece essas duas formas, é sua hora de escolher qual o melhor caminho pro seu negócio. Não existe certo ou errado, mas aquilo que você deseja associar ao seu trabalho.
Aqui na Nave, por exemplo, a gente prefere trabalhar com marketing autêntico e construir essa relação de confiança. A gente entende que uma relação a longo prazo é mais valiosa do que uma venda.