O que é um negócio de expressão?

O que é um negócio de expressão?

Você já tem um negócio de expressão? Pra gente, os melhores negócios não são aqueles que estão na lista dos mais rentáveis ou que podem aparecer nas capas de revista como promessa dos próximos anos. A gente entende que as melhores oportunidades estão num negócio de expressão.

E, quando a gente fala sobre expressão, a gente não tá falando de tamanho ou alcance, mas sobre a essência. Empreender com expressão é apostar em negócios que trazem muito da sua essência, mas que, nem por isso, deixam de lado os conceitos de marketing, vendas, gestão etc.

Muitos dos negócios criativos que temos hoje no mundo, por exemplo, são negócios de expressão. Trabalhos que trazem a essência dos seus criadores alinhadas ao que há de mais moderno em marketing e vendas.

O mundo pré-negócios de expressão

Pra gente entender um pouco melhor como funciona um negócio de expressão, a gente precisa olhar um pouquinho pro passado.

Se a gente pensar em como era o mundo de antigamente, a gente lembra que as profissões eram definidas por herança familiar. Se o seu pai trabalhasse com marcenaria, por exemplo, você tinha grandes chances de crescer e se tornar um marceneiro. Afinal, você teria boa parte da sua formação dentro da marcenaria do seu pai. E a gente pode estender isso pra todas as profissões das grandes cidades ao trabalho no campo.

Mas, no final do século XVIII e começo do século XIX, um evento mudou drasticamente a nossa forma de lidar com o trabalho: a revolução industrial.

Esse foi um momento de grandes saltos tecnológicos. Boa parte das profissões foram substituídas por máquinas e muitos trabalhadores especializados foram substituídos por meros repetidores de tarefas.

Você deixava de ser uma mão de obra especializada ou um profissional que trabalhava com aquilo que fazia sentido pra você. Agora, tudo que você precisava era ter um emprego que pagasse suas contas, sustentasse sua família e, quando você não estivesse trabalhando, você faria aquilo que gosta.

O empreendedorismo também mudou. As pessoas deixaram de abrir negócios porque gostavam de determinada área, mas começaram a fazer porque viam ali uma oportunidade de mercado.

Até que chegamos nos dias de hoje!

O surgimento do negócio de expressão

Atualmente, a gente vive num mundo que permite encontrar um meio termo desses dois mundo pré e pós revolução industrial. E é nesse encontro que surgem os negócios de expressão!

Hoje, a gente não tem mais a necessidade de empreender apenas para atender uma demanda de mercado. A gente empreende dentro do que faz sentido nas nossas vidas.

Se eu quiser abrir uma loja que vende apenas pinturas de montanha, por exemplo, eu consigo. Eu consigo porque o mundo de hoje é hiperconectado e eu posso levar os meus trabalhos para o mundo todo e alcançar pessoas que também se identificam com pinturas de montanha.

O negócio de expressão traz boa parte da minha essência, mas ele usa dos conceitos de marketing e vendas para alavancar tudo que sou capaz de produzir através da minha essência. Aqui na Nave, a gente também costuma chamar de negócio gostosinho.

São negócios que conseguem unir aquilo que eu amo com aquilo que eu sei fazer e ainda me trazem um retorno financeiro.

A principal proposta de um negócio de expressão é que você não precisa mais escolher entre o que gosta e o que te dá dinheiro. Essas duas coisas podem coexistir e, tudo que você precisa, é encontrar o caminho pra unir a sua essência com aquilo que as pessoas estão dispostas a comprar de você.

Jornada Criativa

Descubra seu próximo passo

Bora descobrir em que momento da sua jornada criativa você está? Aqui na Nave, a gente tem um quiz que vai te ajudar a encontrar o próximo passo

Outras postagens
Como encontrar seu público-alvo?

Como encontrar seu público-alvo?

Encontrar o seu público-alvo é um dos passos mais importantes pro seu negócio crescer de um jeito sustentável. E...
Como transformar seu hobby em um negócio

Como transformar seu hobby em um negócio

Você já pensou que pode transformar seu hobby em um negócio sustentável? E se você está pensando algo como...
6 maiores desafios do empreendedorismo criativo

6 maiores desafios do empreendedorismo criativo

A gente sempre ouve muitas pessoas falando sobre o os desafios do empreendedorismo, mas você já pensou que empreendedores...
Como criar um negócio que tenha o seu estilo

Como criar um negócio que tenha o seu estilo

A gente entende aqui na Nave que criar um negócio que tenha o seu estilo e que se adeque...

Home office: como ser produtivo trabalhando em casa?

Os 5 desafios do home office e oito dicas pra você trabalhar melhor de casa! Você faz home office...

Plágio: o que fazer quando copiam meu trabalho?

Copiaram meu trabalho, e agora? Confira 7 ações práticas que vão te ajudar lidar com uma situação de plágio!...