6 maiores desafios do empreendedorismo criativo

6 maiores desafios do empreendedorismo criativo

A gente sempre ouve muitas pessoas falando sobre o os desafios do empreendedorismo, mas você já pensou que empreendedores criatives têm outros desafios além daqueles já conhecidos por outras empresas?

O empreendedorismo criativo surge como uma revolução no mercado e, pra isso, precisa romper com algumas coisas que eram muito características de mercados tradicionais. A gente não se prende às ideias de empresas que existiam até alguns anos atrás e isso faz com que novos desafios surjam.

Como se isso não fosse o suficiente, a gente ainda precisa lidar com essa diferença de mundos. Por anos, o empreendedorismo esteve associado à imagem do homem branco rico de terno. E muita da cultura de empreender está associada a esse perfil.

Por isso, no artigo de hoje, a gente decidiu contar quais são os maiores desafios do empreendedorismo criativo pra você saber que não está sozinhe nessa jornada e descobrir como lidar com tudo isso.

Os maiores desafios do empreendedorismo criativo

#1 Linguagem do empreendedorismo

Pra quem trabalha com criatividade, é muito difícil se adaptar aos termos e jargões do empreendedorismo tradicional. Palavras como ROI, KPI, turnover, entre outras, são muito comuns e naturais para empreendedores, mas podem criar uma breve confusão pra quem está iniciando no empreendedorismo criativo.

#2 Visão de mundo

Um dos principais objetivos de muitas empresas é crescer. Não importa o que ela tenha que abrir mão, ou quais princípios pode deixar pra trás, elas estão em busca de lucros cada vez maiores.

E isso é um desafio para empreendedores criatives porque, pra nós, nossa visão de mundo é muito valiosa. O nosso trabalho é reflexo daquilo que queremos para o mundo. Não podemos deixar isso pra trás em busca de crescimento.

#3 Não saber cobrar

A precarização do trabalho criativo está quase sempre associada a esse outro desafio. A gente tem medo de cobrar e nem sabe como precificar o que estamos oferecendo para os clientes.

A gente tá tão acostumado que artistas e criatives trabalham com pouco dinheiro que não sabe colocar um valor justo em nossos serviços.

#4 Precarização do trabalho

A criatividade, principalmente o trabalho artístico, está muito associada à precariedade nas nossas cabeças. E, muitas vezes, a gente se acostuma a trabalhar com essa realidade precária.

A gente considera esse um dos maiores desafios do empreendedorismo criativo porque a precarização é um dos primeiros passos para o seu negócio começar a dar problemas. Tanto a precarização no serviço, quanto na entrega e, até mesmo, na sua vida.

#5 Vender naturalmente

Enquanto as vendas são parte natural do empreendedorismo clássico, ela se torna um desafio de empreendedores criatives. Existe uma ideia de que a criatividade tem que se vender sozinha e que é chato quando artistas se tornam vendedores ou profissionais de marketing.

Mas a verdade é que existem muitos caminhos legais pra fazer das vendas uma parte do seu processo criativo. Inclusive, você pode fazer do seu processo criativo parte da sua estratégia de marketing compartilhando sua criação com seu público nas redes sociais. Esse é um exemplo de como fazer marketing sem ser marketeiro. 

#6 Manter o foco

Se a gente tivesse que escolher um entre todos os desafios do empreendedorismo criativo, é bem provável que escolhesse a dificuldade de manter foco.

A gente tem tantas ideias, nossa cabeça fervilha, e não consegue finalizar um projeto. A gente sempre salta pro próximo projeto que será o ideal. E, nisso, uma ideia vai sobrepondo a outra.

Você também passa por esses desafios do empreendedorismo criativo?

Você se identificou com esses desafios do empreendedorismo criativo? Isso é sinal de que você também faz parte desse movimento. E uma coisa muito legal é que o empreendedorismo criativo não é apenas para empresas que têm a criatividade como produto.

Muitos negócios tradicionais fazem parte da economia criativa trazendo a inovação para outras áreas da empresa, como no marketing, vendas, relação com clientes e, até mesmo, na forma de lidar com os seus colaboradores.

Jornada Criativa

Descubra seu próximo passo

Bora descobrir em que momento da sua jornada criativa você está? Aqui na Nave, a gente tem um quiz que vai te ajudar a encontrar o próximo passo.

Outras postagens
Como se conectar com os clientes do seu negócio criativo

Como se conectar com os clientes do seu negócio criativo

Existem muitos caminhos pra você tornar o seu negócio criativo muito mais rentável de um jeito sustentável, mas um...
Como desenhar uma jornada do cliente em negócios criativos?

Como desenhar uma jornada do cliente em negócios criativos?

Você já ouviu falar em jornada do cliente? Esse é um conceito muito comum em negócios tradicionais, mas que,...
Você está vivendo seus talentos de forma positiva?

Você está vivendo seus talentos de forma positiva?

Você, com certeza, já ouviu falar que uma pessoa é talentosa ou, talvez, que fulano é sem talento nenhum....
Você sabe a diferença entre o marketing autêntico e o marketing tradicional? A gente te explica a diferença neste artigo!

Qual a diferença entre marketing autêntico e tradicional?

Você já ouviu falar em marketing autêntico? Essa é uma nova forma de trabalhar as estratégias de vendas que...
Como ter apoio familiar na jornada criativa?

Como ter apoio familiar na jornada criativa?

Se você está numa jornada criativa ou é uma pessoa multipotencial, é bem provável que você sofra muito com...
3 dicas de organização do trabalho pra criativos

3 dicas de organização do trabalho pra criativos

A organização do trabalho é uma das grandes dificuldades de quem trabalha com criatividade. Muito por uma ideia de...