Existem muitos caminhos pra você tornar o seu negócio criativo muito mais rentável de um jeito sustentável, mas um dos nossos favoritos é através da conexão com seus clientes. Se conectar com as pessoas é o que há de mais impactante pra todo negócio.
E quando falamos de conectar aqui não é sobre estar nas redes e em contato com o público, mas conectar com aquilo que há de mais íntimo nas pessoas. A gente tá falando sobre criar uma conexão pessoal.
Atrás do seu negócio, existe uma pessoa, ou talvez várias, e criar essa conexão pode ajudar seus clientes a entenderem melhor sua proposta e comprarem seus produtos com muito mais satisfação!
Para alguns empreendedores criativos, criar essa conexão é natural. Para outros, é um caminho mais difícil. Isso porque, muitas vezes, nossos produtos e serviços não são tão palpáveis. Não conseguimos enxergar o que ele acrescenta na vida dos nossos clientes;
Pra te ajudar a saber se tá no caminho certo, a gente listou quatro sintomas de que você não está conectando com os clientes pra saber qual é sua situação nesse momento:
Se você identifica um dos sintomas acima no seu negócio criativo, é sinal de que você não está conseguindo conectar com os seus clientes. Isso porque você ainda não sabe qual o problema que o seu negócio resolve pra eles. Você ainda não conseguiu explicar com clareza qual o propósito do seu produto na vida dessas pessoas.
E quando a gente fala sobre problema, não precisa ser algo complexo e grandioso. Pode ser uma solução simples. Quem compra um quadro, por exemplo, pode estar procurando desde trazer mais vida pra casa até construir uma experiência sensorial. A falta de vida ou da experiência sensorial são exemplos de problemas, e você precisa entender quais deles seus cliente buscam resolver..
Esses problemas podem mudar de um produto pra outro. A cada produto do seu negócio criativo, você pode se perguntar: “qual problema dos meus clientes esse produto resolve?“. Isso vai te ajudar a construir uma conexão cada vez maior com as pessoas porque você estará ajudando elas a solucionarem esses problemas.
E se você não sabe a resposta, pergunte para os seus melhores clientes!