Como se conectar com os clientes do seu negócio criativo

Como se conectar com os clientes do seu negócio criativo

Existem muitos caminhos pra você tornar o seu negócio criativo muito mais rentável de um jeito sustentável, mas um dos nossos favoritos é através da conexão com seus clientes. Se conectar com as pessoas é o que há de mais impactante pra todo negócio.

E quando falamos de conectar aqui não é sobre estar nas redes e em contato com o público, mas conectar com aquilo que há de mais íntimo nas pessoas. A gente tá falando sobre criar uma conexão pessoal.

Atrás do seu negócio, existe uma pessoa, ou talvez várias, e criar essa conexão pode ajudar seus clientes a entenderem melhor sua proposta e comprarem seus produtos com muito mais satisfação!

Sintomas de que você não está conectando com o cliente

Para alguns empreendedores criativos, criar essa conexão é natural. Para outros, é um caminho mais difícil. Isso porque, muitas vezes, nossos produtos e serviços não são tão palpáveis. Não conseguimos enxergar o que ele acrescenta na vida dos nossos clientes;

Pra te ajudar a saber se tá no caminho certo, a gente listou quatro sintomas de que você não está conectando com os clientes pra saber qual é sua situação nesse momento:

  1. O seu produto resolve um problema muito genérico. Você não consegue mostrar algo específico que você pode fazer para o seu cliente.
  2. Seus clientes gostam do seu produto, mas você percebe que eles não estão extremamente satisfeitos.
  3. Você tem dificuldade de descrever o seu produto de um jeito simples e direto, incluindo a solução que ele entrega.
  4. Você tem dificuldade de confiar no seu próprio produto.

Quais problemas dos clientes que seu produto resolve?

Se você identifica um dos sintomas acima no seu negócio criativo, é sinal de que você não está conseguindo conectar com os seus clientes. Isso porque você ainda não sabe qual o problema que o seu negócio resolve pra eles. Você ainda não conseguiu explicar com clareza qual o propósito do seu produto na vida dessas pessoas.

E quando a gente fala sobre problema, não precisa ser algo complexo e grandioso. Pode ser uma solução simples. Quem compra um quadro, por exemplo, pode estar procurando desde trazer mais vida pra casa até construir uma experiência sensorial. A falta de vida ou da experiência sensorial são exemplos de problemas, e você precisa entender quais deles seus cliente buscam resolver..

Esses problemas podem mudar de um produto pra outro. A cada produto do seu negócio criativo, você pode se perguntar: “qual problema dos meus clientes esse produto resolve?“. Isso vai te ajudar a construir uma conexão cada vez maior com as pessoas porque você estará ajudando elas a solucionarem esses problemas.

E se você não sabe a resposta, pergunte para os seus melhores clientes!

Você quer ser mais produtivo?

Produtividade Criativa

Outras postagens
5 dicas pra empreendedores criativos venderem de forma autêntica

5 dicas pra empreendedores criativos venderem de forma autêntica

Vender de forma autêntica não é complicado como muitas pessoas fazem parecer. O caminho é abrir mão de hacks...
Como trabalhar com uma copy autêntica e persuasiva!

Como trabalhar com uma copy autêntica e persuasiva!

A forma como você se comunica com o seu público é um dos fatores mais importantes pro sucesso do...
Como definir o público-alvo em 7 passos!

Como definir o público-alvo em 7 passos!

Definir o público-alvo de um negócio é um dos passos mais importantes de todas as estratégias. É quase que...
Branding: Como trabalhar a imagem do seu trabalho criativo

Branding: Como trabalhar a imagem do seu trabalho criativo

Você, com certeza, já ouviu falar muito de branding. Essa é uma palavra muito famosa no meio do empreendedorismo,...
O que é Método AIDAR? E como usar em negócios criativos?

O que é Método AIDAR? E como usar em negócios criativos?

Você já ouviu falar em Método AIDAR? E em AIDA? Esse é um modelo de vendas, marketing e comunicação...
4 estratégias de vendas pra aplicar no seu negócio criativo

4 estratégias de vendas pra aplicar no seu negócio criativo

Você já pensou que é possível escalar o seu negócio criativo com estratégias de vendas simples que você pode...