Como desenhar uma jornada do cliente em negócios criativos?

Como desenhar uma jornada do cliente em negócios criativos?

Você já ouviu falar em jornada do cliente? Esse é um conceito muito comum em negócios tradicionais, mas que, às vezes, pode ser um pouco mais difícil de colocar dentro de um negócio criativo. Isso porque a gente busca negócios novos e fora do padrão, mas a gente pode buscar formas de trazer esses conceitos pros negócios criativos.

Seria lindo se as suas vendas acontecessem naturalmente, sem precisar de estratégias ou ações deliberadas, mas, infelizmente, não é assim que acontece. Quando a gente desenha a jornada do cliente, a gente é capaz de perceber como as vendas ocorrem e como podemos agir pra aumentar o volume ou a qualidade das vendas. Então, acredite: a jornada do cliente também pode ajudar a gente.

O que é a jornada do cliente?

De uma maneira extremamente resumida, a jornada do cliente é o processo que acontece desde o momento que uma pessoa tem o primeiro contato com seu trabalho até ela comprar seus produtos ou contratar os serviços. É a jornada que ela precisa passar pra comprar de você.

Em alguns casos, quando a gente quer detalhar ainda mais essa jornada, a gente pode construir desde o momento que o cliente descobre que tem um problema até lhe pagar pelo produto ou serviço que seja uma solução.

A ideia é entender como funciona a experiência dos seus clientes durante todo esse processo e ser cada vez mais eficiente nas suas estratégias.

Estruturando uma jornada do cliente

Cada um dos seus clientes tem uma jornada única. Nenhuma experiência é igual à outra. Mas você pode buscar quais são os pontos em comum pra que eles se tornem clientes.

Você pode começar estudando quais são os primeiros pontos de contato com seu negócio criativo. Como eles te encontraram? Que tipo de conteúdo chamou a atenção? Qual foi a relação que tiveram com esse primeiro contato? Qual o próximo passo que esses clientes tomaram? Em que momento decidiram comprar de você?

Cada um dos contatos vai gerar uma experiência nova dentro deste processo de compra. Então, para cada um desses pontos de contato, você precisa entender como os seus clientes se relacionaram com a marca até se tornarem clientes.

E o melhor caminho pra descobrir todas essas informações é conversando. Chame seus clientes pra conversar e pergunte. Uma conversa franca.

A gente sabe que muita gente tem medo de ter essa conversa com clientes, mas acredite: isso pode ser essencial pra você aumentar as vendas do seu negócio criativo!

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